Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO SUPERIOR: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS.

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, ENSINO SUPERIOR, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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      favoreça a inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior. Convém destacar que este\r\n
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      acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência visual na universidade. A metodologia utilizada se\r\n
      constitui em uma pesquisa bibliográfica e documental realizada por meio de artigos científicos, teses,\r\n
      monografias, dissertações e documentos oficiais: Figueiredo (2011), Carvalho (2011), Soares (2011),\r\n
      Brasil (2008; 1996; 1988) entre outros. Os resultados constatam que as universidades ainda estão em\r\n
      processo de mudanças, sendo que ainda há muito que se progredir, e as mesmas ainda necessitam\r\n
      disponibilizar de materiais para o uso do deficiente visual, profissionais capacitados com metodologias\r\n
      propicias para todos e estrutura arquitetônica acessível. A inclusão e a acessibilidade para pessoa com\r\n
      deficiência visual na educação de nível superior vêm a cada dia obtendo mais avanços dentro das\r\n
      legislações, embora ainda cheio de percalços na realidade acadêmica. Para concluir, é preciso\r\n
      desenvolver ações de acessibilidade que fomentem a inclusão é preciso tempo, visto que requer\r\n
      mobilização, investimento financeiro, de formação e informação de todos envolvidos no processo,\r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este trabalho tem o objetivo principal de discutir o papel da inclusão e da acessibilidade que favoreça a inclusão da pessoa com deficiência visual no ensino superior. Convém destacar que este artigo é resultado de um trabalho de conclusão de curso que teve como objetivo analisar a acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência visual na universidade. A metodologia utilizada se constitui em uma pesquisa bibliográfica e documental realizada por meio de artigos científicos, teses, monografias, dissertações e documentos oficiais: Figueiredo (2011), Carvalho (2011), Soares (2011), Brasil (2008; 1996; 1988) entre outros. Os resultados constatam que as universidades ainda estão em processo de mudanças, sendo que ainda há muito que se progredir, e as mesmas ainda necessitam disponibilizar de materiais para o uso do deficiente visual, profissionais capacitados com metodologias propicias para todos e estrutura arquitetônica acessível. A inclusão e a acessibilidade para pessoa com deficiência visual na educação de nível superior vêm a cada dia obtendo mais avanços dentro das legislações, embora ainda cheio de percalços na realidade acadêmica. Para concluir, é preciso desenvolver ações de acessibilidade que fomentem a inclusão é preciso tempo, visto que requer mobilização, investimento financeiro, de formação e informação de todos envolvidos no processo, principalmente, uma gestão universitária preocupada com a inclusão e acessibilidade para pessoas com deficiência.

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