Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

JUSTIÇA RESTAURATIVA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO, INCLUSÃO E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA.

Palavra-chaves: VIOLÊNCIA, CONFLITO, ESCOLA, JUSTIÇA RESTAURATIVA, JUSTIÇA RESTAURATIVA Comunicação Oral (CO) GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44757
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 473
    "inscrito_id" => 2544
    "titulo" => "JUSTIÇA RESTAURATIVA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO, INCLUSÃO E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA."
    "resumo" => "A escola foi durante muitos anos um local onde apenas se transmitia o conhecimento, através da assimilação automática que resultava na estagnação e repressão. Dentro desse contexto, havia, também, a questão dos conflitos entre adolescentes, jovens e até adultos. Entretanto, a escola não se envolvia, levando com isso a continuação desses conflitos fora do ambiente escolar. Assim, o presente estudo, está direcionado a análise da prática da Justiça Restaurativa no Ambiente Escolar, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, problemas de relacionamentos, prevenção de violência, propostas de boas práticas e métodos. O objetivo desse estudo é analisar a Justiça Restaurativa como instrumento de mediação entre o espaço educacional e a educação inclusiva na resolução de conflitos, com vistas à prática dialogal e restaurativa na escola, para a efetivação da pacificação, prevenção e combate à violência. Ainda, a avaliar os impactos das práticas restaurativas no contexto inclusivo, de prevenção, redução de danos e redução da violência.  Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método exploratório, o que proporciona maior conhecimento e familiaridade com o fenômeno ou problema da violência na escola. Empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de elementos teóricos que fundamentam a temática da Justiça Restaurativa aplicada ao contexto escolar, como uma proposta aproximação entre os envolvidos, onde se compreendam como iguais no conflito, reflitam sobre seus atos e percebam a intenção da justiça restaurativa em reparar os danos causados. Restaurando, assim o senso de justiça à reintegração e inclusão dos indivíduos ao convívio harmônico no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, CONFLITO, ESCOLA, JUSTIÇA RESTAURATIVA, JUSTIÇA RESTAURATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID2544_01082018173801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA MARIA SOUZA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA MARIA"
    "autor_email" => "monica.precisao@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44757
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 473
    "inscrito_id" => 2544
    "titulo" => "JUSTIÇA RESTAURATIVA: UMA PROPOSTA DE DIÁLOGO, INCLUSÃO E PREVENÇÃO DE VIOLÊNCIA."
    "resumo" => "A escola foi durante muitos anos um local onde apenas se transmitia o conhecimento, através da assimilação automática que resultava na estagnação e repressão. Dentro desse contexto, havia, também, a questão dos conflitos entre adolescentes, jovens e até adultos. Entretanto, a escola não se envolvia, levando com isso a continuação desses conflitos fora do ambiente escolar. Assim, o presente estudo, está direcionado a análise da prática da Justiça Restaurativa no Ambiente Escolar, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, problemas de relacionamentos, prevenção de violência, propostas de boas práticas e métodos. O objetivo desse estudo é analisar a Justiça Restaurativa como instrumento de mediação entre o espaço educacional e a educação inclusiva na resolução de conflitos, com vistas à prática dialogal e restaurativa na escola, para a efetivação da pacificação, prevenção e combate à violência. Ainda, a avaliar os impactos das práticas restaurativas no contexto inclusivo, de prevenção, redução de danos e redução da violência.  Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método exploratório, o que proporciona maior conhecimento e familiaridade com o fenômeno ou problema da violência na escola. Empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de elementos teóricos que fundamentam a temática da Justiça Restaurativa aplicada ao contexto escolar, como uma proposta aproximação entre os envolvidos, onde se compreendam como iguais no conflito, reflitam sobre seus atos e percebam a intenção da justiça restaurativa em reparar os danos causados. Restaurando, assim o senso de justiça à reintegração e inclusão dos indivíduos ao convívio harmônico no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, CONFLITO, ESCOLA, JUSTIÇA RESTAURATIVA, JUSTIÇA RESTAURATIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA9_ID2544_01082018173801.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÔNICA MARIA SOUZA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MÔNICA MARIA"
    "autor_email" => "monica.precisao@hotmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

A escola foi durante muitos anos um local onde apenas se transmitia o conhecimento, através da assimilação automática que resultava na estagnação e repressão. Dentro desse contexto, havia, também, a questão dos conflitos entre adolescentes, jovens e até adultos. Entretanto, a escola não se envolvia, levando com isso a continuação desses conflitos fora do ambiente escolar. Assim, o presente estudo, está direcionado a análise da prática da Justiça Restaurativa no Ambiente Escolar, a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, problemas de relacionamentos, prevenção de violência, propostas de boas práticas e métodos. O objetivo desse estudo é analisar a Justiça Restaurativa como instrumento de mediação entre o espaço educacional e a educação inclusiva na resolução de conflitos, com vistas à prática dialogal e restaurativa na escola, para a efetivação da pacificação, prevenção e combate à violência. Ainda, a avaliar os impactos das práticas restaurativas no contexto inclusivo, de prevenção, redução de danos e redução da violência. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se o método exploratório, o que proporciona maior conhecimento e familiaridade com o fenômeno ou problema da violência na escola. Empreendeu-se uma pesquisa bibliográfica acerca de elementos teóricos que fundamentam a temática da Justiça Restaurativa aplicada ao contexto escolar, como uma proposta aproximação entre os envolvidos, onde se compreendam como iguais no conflito, reflitam sobre seus atos e percebam a intenção da justiça restaurativa em reparar os danos causados. Restaurando, assim o senso de justiça à reintegração e inclusão dos indivíduos ao convívio harmônico no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.