Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O AUTISMO NO AMBIENTE FAMILIAR E A INTERAÇÃO FAMÍLIA- ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: FAMÍLIA, AUTISMO, IMPACTOS, ESCOLA, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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      o filho perfeito dentro dos padrões socias. Diante disso, a notícia de que a família possui uma criança \r\n
      autista ocasiona impactos no contexto familiar. Nessa acepção, objetivamos analisar, mediante um \r\n
      estudo de caso, os impactos que o diagnóstico de um filho autista acarreta na família, compreendendo \r\n
      suas vivências e como a interação família-escola contribui para o desenvolvimento destes sujeitos. \r\n
      Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa \r\n
      bibliográfica e o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Concluímos que o diagnóstico de um \r\n
      filho autista influencia desde fatores psicoemocionais dos pais, como também exige uma \r\n
      reorganização na rotina familiar. Além disso, em alguns casos, o processo de aceitação perpassa um \r\n
      longo caminho, desde o diagnóstico clínico, o luto simbólico até a aceitação familiar. Evidenciamos \r\n
      que a interação família-escola é determinante para o desenvolvimento da pessoa com autismo e a \r\n
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O nascimento de uma criança é um momento bastante esperado por muitas famílias. Os pais idealizam o filho perfeito dentro dos padrões socias. Diante disso, a notícia de que a família possui uma criança autista ocasiona impactos no contexto familiar. Nessa acepção, objetivamos analisar, mediante um estudo de caso, os impactos que o diagnóstico de um filho autista acarreta na família, compreendendo suas vivências e como a interação família-escola contribui para o desenvolvimento destes sujeitos. Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos como procedimento metodológico a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, com abordagem qualitativa. Concluímos que o diagnóstico de um filho autista influencia desde fatores psicoemocionais dos pais, como também exige uma reorganização na rotina familiar. Além disso, em alguns casos, o processo de aceitação perpassa um longo caminho, desde o diagnóstico clínico, o luto simbólico até a aceitação familiar. Evidenciamos que a interação família-escola é determinante para o desenvolvimento da pessoa com autismo e a desconstrução de estigmas que os caracterizam como improdutivos e incapazes.

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