Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DO CONCEITO DE PAISAGENS DE RISCO NA CIDADE DE JUAREZ TÁVORA – PB

Palavra-chaves: GEOGRAFIA DA SAÚDE, PAISAGENS DE RISCO, ANÁLISE DO DISCURSO Pôster (PO) GT-01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Este projeto tem o objetivo de promover o ensino de geografia da saúde a partir do conceito de paisagens de risco na cidade de Juarez Távora – PB, fundamentadas a partir da Análise do Discurso (AD) das políticas nacionais de saúde. Especificamente: discutir o conceito de paisagem de risco subsidiado pela geografia da saúde; analisar o discurso das políticas nacionais de saúde voltadas para a educação escolar; aplicar uma sequência didática voltada para o ensino de geografia da saúde e por fim, a produção de um texto dissertativo. A proposta é baseada nos Parâmetros Curriculares Nacionais e se justifica por considerar a importância do ensino de geografia da saúde para a prevenção da saúde, materializando-se em uma sequência didática que proporcione a interação do aluno no contexto social. A metodologia da pesquisa é de caráter qualitativo, através do método observacional, caracterizando-se como uma pesquisa-ação, através de pesquisa bibliográfica, entrevistas, questionários e pesquisa de campo. Mediante a análise dos dados, identificados o perfil dos alunos, serão propostas metodologias e estratégias didáticas que irão compor a sequência didática, produto final da execução do projeto. Dessa forma, espera-se que o projeto condicione ao professor de geografia: abordar a geografia da saúde, promovendo em âmbito escolar, a concepção de paisagem de risco, atribuindo criticidade às políticas nacionais de saúde e à prevenção a saúde.

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