Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

O SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA JUNTO AO PROJETO “FREQUÊNCIA EM DIA” REALIZADO NA ESCOLA GUSTAVO ADOLFO CÂNDIDO ALVES NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE - PB

Palavra-chaves: SERVIÇO SOCIAL, FREQUÊNCIA ESCOLAR, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT-11 - DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência de estágio obrigatório do curso de Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, que foi desenvolvido na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves no município de Campina Grande – PB. O principal objetivo é apresentar as experiências obtidas no projeto de intervenção “Frequência em Dia: uma proposta de acompanhamento do serviço social à frequência escolar dos alunos”. O projeto de caráter contínuo tem como objetivo geral contribuir para garantir uma boa frequência escolar dos alunos. É realizado com todos os alunos do período da manhã e tarde do mesmo espaço escolar. A metodologia do projeto se dá a partir do registro de faltas, contato com os pais ou responsáveis dos alunos faltosos, visitas domiciliares e um encontro mensal do serviço social com os alunos para mostrar o seu número de faltas individual. Os principais resultados obtidos foram o acompanhamento das faltas, a diminuição da infrequência e a prevenção da evasão escolar, já que a atuação do serviço social no âmbito educacional contribui para o acesso e a efetivação do direito a política de educação, tendo em vista estratégias usadas em torno da permanência do aluno na escola, além dos encaminhamentos para as demais políticas sociais, colaborando para o desenvolvimento do educando. Desta forma o assistente social se expressa nas intervenções que se articulam frente às expressões da questão social com a finalidade de garantir o direito e a permanência do aluno na escola, legitimando essa política.

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