Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OFICINA PEDAGÓGICA: O DESENHO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DO CAMPO, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, OFICINA PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DE DESENHOS Comunicação Oral (CO) GT-17 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44916
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 1772
    "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA: O DESENHO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O desenho se apresenta com uma ferramenta didático-pedagógica extremamente interessante para ser explorada em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem. Ele pode proporcionar ao professor uma ótima estratégia para se trabalhar, de maneira mais lúdica, inúmeros conteúdos. Desta forma, o presente trabalho, busca apresentar, através de um relato de experiência, a produção de desenhos como ferramenta para a exploração de temáticas no que tange a área de Ciências Humanas e Sociais, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. Esta experiência foi realizada durante a oficina intitulada: “A produção de desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais”, ocorrida durante o IV Encontro de Iniciação à Docência da UFCG, e envolveu diversos estudantes do referido curso. Para a realização de tal atividade utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação, que foi divido em momentos de capacitação, produção e debate sobre os desenhos produzidos pelos discentes. A produção e experimentação das produções foram realizadas durante a oficina com os estudantes envolvidos e o ministrante da atividade. Verificamos que os desenhos produzidos foram de grande importância para entendimento, por parte dos envolvidos na oficina, das temáticas abordadas pela área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, entendemos que o desenho se caracteriza como um instrumento muito válido para a abordagem dos mais diversos conteúdos possíveis na sala de aula, e por isso, deve ser mais e melhor trabalhado por parte dos professores das escolas do campo, principalmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-17 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, OFICINA PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DE DESENHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA21_ID1772_01082018095600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSICREIDE SOARES NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSICREIDE SOARES"
    "autor_email" => "cleidesoaresn@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44916
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 1772
    "titulo" => "OFICINA PEDAGÓGICA: O DESENHO COMO ESTRATÉGIA NA FORMAÇÃO POR ÁREA DE CONHECIMENTO DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O desenho se apresenta com uma ferramenta didático-pedagógica extremamente interessante para ser explorada em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem. Ele pode proporcionar ao professor uma ótima estratégia para se trabalhar, de maneira mais lúdica, inúmeros conteúdos. Desta forma, o presente trabalho, busca apresentar, através de um relato de experiência, a produção de desenhos como ferramenta para a exploração de temáticas no que tange a área de Ciências Humanas e Sociais, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. Esta experiência foi realizada durante a oficina intitulada: “A produção de desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais”, ocorrida durante o IV Encontro de Iniciação à Docência da UFCG, e envolveu diversos estudantes do referido curso. Para a realização de tal atividade utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação, que foi divido em momentos de capacitação, produção e debate sobre os desenhos produzidos pelos discentes. A produção e experimentação das produções foram realizadas durante a oficina com os estudantes envolvidos e o ministrante da atividade. Verificamos que os desenhos produzidos foram de grande importância para entendimento, por parte dos envolvidos na oficina, das temáticas abordadas pela área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, entendemos que o desenho se caracteriza como um instrumento muito válido para a abordagem dos mais diversos conteúdos possíveis na sala de aula, e por isso, deve ser mais e melhor trabalhado por parte dos professores das escolas do campo, principalmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-17 - EDUCAÇÃO DO CAMPO E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO, CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS, OFICINA PEDAGÓGICA, PRODUÇÃO DE DESENHOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA21_ID1772_01082018095600.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSICREIDE SOARES NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "ROSICREIDE SOARES"
    "autor_email" => "cleidesoaresn@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O desenho se apresenta com uma ferramenta didático-pedagógica extremamente interessante para ser explorada em sala de aula durante o processo de ensino aprendizagem. Ele pode proporcionar ao professor uma ótima estratégia para se trabalhar, de maneira mais lúdica, inúmeros conteúdos. Desta forma, o presente trabalho, busca apresentar, através de um relato de experiência, a produção de desenhos como ferramenta para a exploração de temáticas no que tange a área de Ciências Humanas e Sociais, do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal de Campina Grande. Esta experiência foi realizada durante a oficina intitulada: “A produção de desenhos no Ensino das Ciências Humanas e Sociais”, ocorrida durante o IV Encontro de Iniciação à Docência da UFCG, e envolveu diversos estudantes do referido curso. Para a realização de tal atividade utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação, que foi divido em momentos de capacitação, produção e debate sobre os desenhos produzidos pelos discentes. A produção e experimentação das produções foram realizadas durante a oficina com os estudantes envolvidos e o ministrante da atividade. Verificamos que os desenhos produzidos foram de grande importância para entendimento, por parte dos envolvidos na oficina, das temáticas abordadas pela área de Ciências Humanas e Sociais. Desta forma, entendemos que o desenho se caracteriza como um instrumento muito válido para a abordagem dos mais diversos conteúdos possíveis na sala de aula, e por isso, deve ser mais e melhor trabalhado por parte dos professores das escolas do campo, principalmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.