Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PRÁTICAS DOCENTES: O USO DO TABLET COM CRIANÇAS AUTISTAS

Palavra-chaves: AUTISMO, TECNOLOGIA, INCLUSÃO Comunicação Oral (CO) GT-02 - TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
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      O objetivo principal desse trabalho é demonstrar que a utilização do tablet com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)  favorece, entre outros, o desenvolvimento dos precursores de linguagem, viabilizando que as  habilidades indispensáveis ao processo de alfabetização sejam desenvolvidas, tendo em vista que a maioria das crianças com autismo, demonstram prejuízo no uso sustentado do olhar, na atenção conjunta e compartilhada, no uso do apontar, nas habilidades sociais, entre outros. Os estudos fundamentaram-se na pesquisa bibliográfica de Lévy (1994); Grandin (2017); Vygotsky (1993); Schmidt (2013); Orrú (2012) e Serra (2018). A aplicação prática, deu-se com a participação de duas crianças com autismo, de 4 e 6 anos de idade, estudantes de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), localizado em Acari – bairro que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município do Rio de Janeiro. Os estudos levaram também à reflexão sobre a importância do uso da tecnologia, sobretudo, quanto ao uso do tablet, no desenvolvimento cognitivo, social e comportamental de pessoas com autismo, destacando o valor da ludicidade no processo de aprendizagem e a necessidade da inclusão digital de pessoas com deficiências nas comunidades mais carentes da sociedade.
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

RESUMO O objetivo principal desse trabalho é demonstrar que a utilização do tablet com crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) favorece, entre outros, o desenvolvimento dos precursores de linguagem, viabilizando que as habilidades indispensáveis ao processo de alfabetização sejam desenvolvidas, tendo em vista que a maioria das crianças com autismo, demonstram prejuízo no uso sustentado do olhar, na atenção conjunta e compartilhada, no uso do apontar, nas habilidades sociais, entre outros. Os estudos fundamentaram-se na pesquisa bibliográfica de Lévy (1994); Grandin (2017); Vygotsky (1993); Schmidt (2013); Orrú (2012) e Serra (2018). A aplicação prática, deu-se com a participação de duas crianças com autismo, de 4 e 6 anos de idade, estudantes de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP), localizado em Acari – bairro que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município do Rio de Janeiro. Os estudos levaram também à reflexão sobre a importância do uso da tecnologia, sobretudo, quanto ao uso do tablet, no desenvolvimento cognitivo, social e comportamental de pessoas com autismo, destacando o valor da ludicidade no processo de aprendizagem e a necessidade da inclusão digital de pessoas com deficiências nas comunidades mais carentes da sociedade.

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