Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: LEITURA, APRENDIZAGEM, DIFICULDADES Comunicação Oral (CO) GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44978
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 977
    "inscrito_id" => 1733
    "titulo" => "PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Através de estudos bibliográficos, este artigo nos leva a refletir sobre a problemática do Processo de Aquisição da Leitura: Dificuldades e Possibilidades. Sabemos que ao nascer à criança se encontra inserida em mundo letrado, contudo, o meio de comunicação que se estabelece entre ela e as pessoas se dão com o choro, movimentos e expressões. Todavia, a aquisição da leitura não é um procedimento simples, o que leva ao educador buscar estratégias para subsidiar suas práticas. A instituição escolar deve estar preparada para atender e auxiliar o desenvolvimento dos alunos, sobretudo nas séries iniciais, onde, se estabelecem um contato da leitura com as crianças, mas, com um olhar pedagógico. Com a evolução dos métodos de ensino, as práticas docentes se tornaram mais contextualizadas, onde fica evidente a eficiência de tal procedimento. Apesar disso a decodificação ainda é muito utilizada como métodos de alfabetização. Algumas crianças conseguem com facilidade desenvolver suas habilidades de leitura sem enfrentar maiores obstáculos, entretanto existem aquelas que apresentam dificuldades de aprendizagem, pois fatores internos e externos são determinantes para que esse desenvolvimento ocorra naturalmente, uma vez que cada indivíduo possui o seu ritmo de aprendizagem. Com o surgimento das dificuldades, os docentes devem buscar estratégias de ensino, trabalhando de forma prazerosa a leitura e não enfatizando nas dificuldades. Pois é a partir de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que o professor terá como intermediar esse ensino de maneira que o aluno enxergue dentro da leitura um novo mundo, conseguindo fantasiar, criar e fazer novas descobertas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LEITURA, APRENDIZAGEM, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID1733_12082018181059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJANE OLIVEIRA SANTOS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "EDJANE"
    "autor_email" => "edjaneoliveiras12@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44978
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 977
    "inscrito_id" => 1733
    "titulo" => "PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA: DIFICULDADES E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Através de estudos bibliográficos, este artigo nos leva a refletir sobre a problemática do Processo de Aquisição da Leitura: Dificuldades e Possibilidades. Sabemos que ao nascer à criança se encontra inserida em mundo letrado, contudo, o meio de comunicação que se estabelece entre ela e as pessoas se dão com o choro, movimentos e expressões. Todavia, a aquisição da leitura não é um procedimento simples, o que leva ao educador buscar estratégias para subsidiar suas práticas. A instituição escolar deve estar preparada para atender e auxiliar o desenvolvimento dos alunos, sobretudo nas séries iniciais, onde, se estabelecem um contato da leitura com as crianças, mas, com um olhar pedagógico. Com a evolução dos métodos de ensino, as práticas docentes se tornaram mais contextualizadas, onde fica evidente a eficiência de tal procedimento. Apesar disso a decodificação ainda é muito utilizada como métodos de alfabetização. Algumas crianças conseguem com facilidade desenvolver suas habilidades de leitura sem enfrentar maiores obstáculos, entretanto existem aquelas que apresentam dificuldades de aprendizagem, pois fatores internos e externos são determinantes para que esse desenvolvimento ocorra naturalmente, uma vez que cada indivíduo possui o seu ritmo de aprendizagem. Com o surgimento das dificuldades, os docentes devem buscar estratégias de ensino, trabalhando de forma prazerosa a leitura e não enfatizando nas dificuldades. Pois é a partir de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que o professor terá como intermediar esse ensino de maneira que o aluno enxergue dentro da leitura um novo mundo, conseguindo fantasiar, criar e fazer novas descobertas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-04 - DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL"
    "palavra_chave" => "LEITURA, APRENDIZAGEM, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA4_ID1733_12082018181059.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDJANE OLIVEIRA SANTOS BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "EDJANE"
    "autor_email" => "edjaneoliveiras12@gmail.c"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Através de estudos bibliográficos, este artigo nos leva a refletir sobre a problemática do Processo de Aquisição da Leitura: Dificuldades e Possibilidades. Sabemos que ao nascer à criança se encontra inserida em mundo letrado, contudo, o meio de comunicação que se estabelece entre ela e as pessoas se dão com o choro, movimentos e expressões. Todavia, a aquisição da leitura não é um procedimento simples, o que leva ao educador buscar estratégias para subsidiar suas práticas. A instituição escolar deve estar preparada para atender e auxiliar o desenvolvimento dos alunos, sobretudo nas séries iniciais, onde, se estabelecem um contato da leitura com as crianças, mas, com um olhar pedagógico. Com a evolução dos métodos de ensino, as práticas docentes se tornaram mais contextualizadas, onde fica evidente a eficiência de tal procedimento. Apesar disso a decodificação ainda é muito utilizada como métodos de alfabetização. Algumas crianças conseguem com facilidade desenvolver suas habilidades de leitura sem enfrentar maiores obstáculos, entretanto existem aquelas que apresentam dificuldades de aprendizagem, pois fatores internos e externos são determinantes para que esse desenvolvimento ocorra naturalmente, uma vez que cada indivíduo possui o seu ritmo de aprendizagem. Com o surgimento das dificuldades, os docentes devem buscar estratégias de ensino, trabalhando de forma prazerosa a leitura e não enfatizando nas dificuldades. Pois é a partir de atividades lúdicas, jogos e brincadeiras que o professor terá como intermediar esse ensino de maneira que o aluno enxergue dentro da leitura um novo mundo, conseguindo fantasiar, criar e fazer novas descobertas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.