Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

REFLEXÕES ACERCA DO ESPECTRO AUTISTA E A IMPORTÂNCIA DO PSICOPEDAGOGO NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Palavra-chaves: AUTISMO, PRECONCEITO, SISTEMA EDUCACIONAL, PSICOPEDAGOGO, PSICOPEDAGOGO Comunicação Oral (CO) GT-09 - POLÍTICAS EDUCACIONAIS: GESTÃO ESCOLAR, FORMAÇÃO DOCENTE E INCLUSÃO
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O autismo é entendido como um distúrbio que afeta o contato afetivo e o desenvolvimento dos seus portadores, sendo um de seus maiores sintomas a falta de interação com o mundo externo, e a consequente, criação de um ambiente interno próprio adequado aos seus sintomas e características. Diante desses fatores verifica-se a existência de preconceitos por grande parte da sociedade em desfavor dos autistas, que tende a ser causado pela falta de conhecimento acerca dos espectros autistas, bem como da maneira através da qual o autismo se manifesta. Além disso, o sistema educacional brasileiro apresenta falhas no que se refere a inclusão de crianças e adolescentes possuidores de algum tipo de deficiência, entre essas o autismo. Dessa forma é necessária a inserção de modificações que favoreçam a aplicação do processo de inclusão escolar, possibilitando a devida efetivação do princípio da isonomia regido pela Constituição Federal da República de 1988. Nesse cenário, investiga-se a importância do psicopedagogo e do exercício de sua função para que sejam alcançados progressos relacionados a saúde daqueles indivíduos que possuem autismo. Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica com o objetivo de gerar discussões qualitativas que promovam o aprofundamento e a compreensão geral a cerca dos aspectos que envolvem o autismo.

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