Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TEORIA SOCIAL EM MARX, SEUS CONCEITOS E A RELAÇÃO COM O TRABALHO NA DOCÊNCIA: RELAÇÃO DO PROCESSO DE EDUCAÇÃO COM A LIBERTAÇÃO DO INDIVIDUO.

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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente estudo versa compreender a teoria social do pensador alemão Karl Marx, apresentando seus principais conceitos e discutindo as suas relações com o trabalho docente na contemporaneidade, com o objetivo de apresentar a educação como forma de libertação do indivíduo. Ao decorrer desta pesquisa serão salientados alguns dos principais conceitos das obras de Marx, como modo de produção, forças produtivas, meios de produção, classe social e conflito. Para a realização dessa pesquisa foram necessárias algumas visitas a Escola Felix Araújo da rede Estadual de ensino da Paraíba localizada no município de Caturité-PB em busca de conhecer a realidade na qual os alunos da mesma estão inseridos, para então poder estabelecer a relação da teoria social de Marx com a realidade do público desse ambiente. Na segunda parte do artigo é apresentada uma entrevista feita in loco a qual almeja deixar de forma explicita a realidade educacional de uma sociedade organizada por classes sociais, a entrevista é realizada com uma docente que trabalha na escola e conhece bem a realidade desse ambiente. Após a entrevista a fala da professora é transcrita, analisada e depois relacionada com a teria social de Marx, na qual a educação é vista como uma forma de alienação ou de libertação do indivíduo. E por fim, é concluído esse estudo mostrando que sim, a educação pode ser uma forma de libertação, desde que ela esteja nas mãos de pessoas certas que querem um mundo melhor e menos desigual.

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