Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: Jogo, Aprendizagem, Contribuição, Educação Infantil Comunicação Oral 13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 493
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 548
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Resumo: O jogo, presente desde o início da humanidade, tem ganhado panoramas cada vez mais significantes no campo educacional. Dessa forma, o presente artigo tem por finalidade analisar o jogo como ferramenta de aprendizado, na sala de aula, a fim de identificar quais as suas contribuições e de que forma ele colabora para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Para alcançarmos tais objetivos e conseguirmos as informações necessárias, utilizamos das teorias de Vygotsky, Piaget, entre outros, sendo assim o trabalho se configura como uma análise bibliográfica. Esses autores, entre outros, destacam que o “jogo”, quando utilizado de maneira pedagógica, pode ser um instrumento indispensável para o desenvolvimento da aprendizagem (cognitiva, educacional, psicológica e social) das crianças. A partir disso, mostraremos de que maneira os jogos, podem ser importante para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. De acordo com a análise obtida, constatamos que o “Jogo” exerce um papel importante na aprendizagem das crianças, dos quais os mesmos proporcionam o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicológico e social da criança. A partir do exposto concluímos que é de fundamental importância a utilização do jogo em sala de aula da educação infantil, pois facilita a assimilação dos conteúdos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "Jogo, Aprendizagem, Contribuição, Educação Infantil"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "11e7d9ec2c3f5c4468286ec0c9127ced_548"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-03 16:28:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA AZEVEDO DE AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA AZEVEDO"
    "autor_email" => "priscilaazevedo23@yahoo.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 493
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 569
    "inscrito_id" => 548
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INFANTIL: O JOGO COMO FERRAMENTA DE CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Resumo: O jogo, presente desde o início da humanidade, tem ganhado panoramas cada vez mais significantes no campo educacional. Dessa forma, o presente artigo tem por finalidade analisar o jogo como ferramenta de aprendizado, na sala de aula, a fim de identificar quais as suas contribuições e de que forma ele colabora para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Para alcançarmos tais objetivos e conseguirmos as informações necessárias, utilizamos das teorias de Vygotsky, Piaget, entre outros, sendo assim o trabalho se configura como uma análise bibliográfica. Esses autores, entre outros, destacam que o “jogo”, quando utilizado de maneira pedagógica, pode ser um instrumento indispensável para o desenvolvimento da aprendizagem (cognitiva, educacional, psicológica e social) das crianças. A partir disso, mostraremos de que maneira os jogos, podem ser importante para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. De acordo com a análise obtida, constatamos que o “Jogo” exerce um papel importante na aprendizagem das crianças, dos quais os mesmos proporcionam o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicológico e social da criança. A partir do exposto concluímos que é de fundamental importância a utilização do jogo em sala de aula da educação infantil, pois facilita a assimilação dos conteúdos matemáticos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "13 - “DEIXA EU BRINCAR COMO EU SEI !” AS CONTRIBUIÇÕES DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS LINGUAGENS E O PROCESSO DE INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "Jogo, Aprendizagem, Contribuição, Educação Infantil"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "11e7d9ec2c3f5c4468286ec0c9127ced_548"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-03 16:28:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA AZEVEDO DE AMORIM"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA AZEVEDO"
    "autor_email" => "priscilaazevedo23@yahoo.c"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E LETRAS DO SERTÃO CENTRAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Resumo: O jogo, presente desde o início da humanidade, tem ganhado panoramas cada vez mais significantes no campo educacional. Dessa forma, o presente artigo tem por finalidade analisar o jogo como ferramenta de aprendizado, na sala de aula, a fim de identificar quais as suas contribuições e de que forma ele colabora para o desenvolvimento da aprendizagem na educação infantil. Para alcançarmos tais objetivos e conseguirmos as informações necessárias, utilizamos das teorias de Vygotsky, Piaget, entre outros, sendo assim o trabalho se configura como uma análise bibliográfica. Esses autores, entre outros, destacam que o “jogo”, quando utilizado de maneira pedagógica, pode ser um instrumento indispensável para o desenvolvimento da aprendizagem (cognitiva, educacional, psicológica e social) das crianças. A partir disso, mostraremos de que maneira os jogos, podem ser importante para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças. De acordo com a análise obtida, constatamos que o “Jogo” exerce um papel importante na aprendizagem das crianças, dos quais os mesmos proporcionam o desenvolvimento cognitivo, emocional, psicológico e social da criança. A partir do exposto concluímos que é de fundamental importância a utilização do jogo em sala de aula da educação infantil, pois facilita a assimilação dos conteúdos matemáticos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.