Artigo Anais III JOIN / Edição Brasil

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

DESAFIOS ENCONTRADOS POR ALUNAS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA DESENVOLVER UM EXPERIMENTO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM SERRA TALHADA - PERNAMBUCO

Palavra-chaves: EXPERIMENTO, QUÍMICA, CORANTES, DESAFIOS, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) QUÍMICA
"2017-10-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49721
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 817
    "titulo" => "DESAFIOS ENCONTRADOS POR ALUNAS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA DESENVOLVER UM EXPERIMENTO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM SERRA TALHADA - PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Introdução: O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido (QUEIROZ, 2004). As atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, ele presencia a reação ao “vivo e a cores”, afinal foi assim que ela surgiu através da Alquimia, nome dado à química praticada na Idade Média. Objetivo Geral: Desenvolver um experimento de química utilizando corantes artificiais e massinha de modelar. Objetivos Específicos: 1. Identificar as cores primárias e secundárias; 2. Desenvolver a criatividade utilizando a massa de modelar; 3. Brincar utilizando as cores e a textura. Metodologia: O experimento foi realizado em uma Escola Municipal da zona Rural do Município de Serra Talhada em Pernambuco. Participaram da atividade 15 alunos no turno da manhã, nas turmas do Pré 1 e  Pré 2. O experimento consiste em elaborar fatias de massinha utilizando os corantes artificiais, com as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e secundárias (verde, roxo e laranja) de forma alegre, divertida e de cunho bastante didático e recreativo. Resultados: Várias interferências ocorreram na Escola durante a realização do experimento, dificultando e atrapalhando o desenvolvimento e conclusão da atividade; 1. O atraso na arrumação da sala de aula para a realização da atividade; 2. a falta ou atraso da merenda escolar; 3. Mãe de aluno em sala de aula; 4. Professora tentando adequar a linguagem das alunas de química à linguagem das crianças; 5. Pressão do tempo para a realização das atividades; 6. Alunos com dificuldade em distinguir as cores primárias das secundárias; 7. Alunos brincaram se divertiram desenvolvendo a criatividade utilizando a massinha de modelar. Conclusão: Percebeu-se o quanto é difícil aplicar um experimento em sala de aula, na rede municipal da zona rural. A alimentação para as crianças é fundamental, pois algumas esperam ter a primeira refeição do dia na Escola. Entende-se que o curso de Licenciatura vai além da pedagogia, mas caminha junto com o socioeconômico e político. Espera-se que dias melhores cheguem para a educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTO, QUÍMICA, CORANTES, DESAFIOS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA41_ID817_11092017143136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA PIRES VANDERLEY"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA PIRES"
    "autor_email" => "andrea-py@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49721
    "edicao_id" => 73
    "trabalho_id" => 314
    "inscrito_id" => 817
    "titulo" => "DESAFIOS ENCONTRADOS POR ALUNAS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA DESENVOLVER UM EXPERIMENTO DE QUÍMICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL EM SERRA TALHADA - PERNAMBUCO"
    "resumo" => "Introdução: O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido (QUEIROZ, 2004). As atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, ele presencia a reação ao “vivo e a cores”, afinal foi assim que ela surgiu através da Alquimia, nome dado à química praticada na Idade Média. Objetivo Geral: Desenvolver um experimento de química utilizando corantes artificiais e massinha de modelar. Objetivos Específicos: 1. Identificar as cores primárias e secundárias; 2. Desenvolver a criatividade utilizando a massa de modelar; 3. Brincar utilizando as cores e a textura. Metodologia: O experimento foi realizado em uma Escola Municipal da zona Rural do Município de Serra Talhada em Pernambuco. Participaram da atividade 15 alunos no turno da manhã, nas turmas do Pré 1 e  Pré 2. O experimento consiste em elaborar fatias de massinha utilizando os corantes artificiais, com as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e secundárias (verde, roxo e laranja) de forma alegre, divertida e de cunho bastante didático e recreativo. Resultados: Várias interferências ocorreram na Escola durante a realização do experimento, dificultando e atrapalhando o desenvolvimento e conclusão da atividade; 1. O atraso na arrumação da sala de aula para a realização da atividade; 2. a falta ou atraso da merenda escolar; 3. Mãe de aluno em sala de aula; 4. Professora tentando adequar a linguagem das alunas de química à linguagem das crianças; 5. Pressão do tempo para a realização das atividades; 6. Alunos com dificuldade em distinguir as cores primárias das secundárias; 7. Alunos brincaram se divertiram desenvolvendo a criatividade utilizando a massinha de modelar. Conclusão: Percebeu-se o quanto é difícil aplicar um experimento em sala de aula, na rede municipal da zona rural. A alimentação para as crianças é fundamental, pois algumas esperam ter a primeira refeição do dia na Escola. Entende-se que o curso de Licenciatura vai além da pedagogia, mas caminha junto com o socioeconômico e político. Espera-se que dias melhores cheguem para a educação brasileira."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "QUÍMICA"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTO, QUÍMICA, CORANTES, DESAFIOS, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV081_MD1_SA41_ID817_11092017143136.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:36"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRÉA PIRES VANDERLEY"
    "autor_nome_curto" => "ANDRÉA PIRES"
    "autor_email" => "andrea-py@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-join---edicao-brasil"
    "edicao_nome" => "Anais III JOIN / Edição Brasil"
    "edicao_evento" => "III Encontro de Jovens Investigadores - Edição Brasil"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/join/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1cc2ad894_17022020015530.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186f10b9555_22072020135336.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-10-12 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de outubro de 2017

Resumo

Introdução: O ensino tradicional é administrado de forma que o aluno saiba inúmeras fórmulas, decore reações e propriedades, mas sem relacioná-las com a forma natural que ocorrem na natureza. Trabalhar com as substâncias, aprender a observar um experimento cientificamente, visualizar de forma que cada aluno descreva o que observou durante a reação, isto sim leva a um conhecimento definido (QUEIROZ, 2004). As atividades experimentais permitem ao estudante uma compreensão de como a Química se constrói e se desenvolve, ele presencia a reação ao “vivo e a cores”, afinal foi assim que ela surgiu através da Alquimia, nome dado à química praticada na Idade Média. Objetivo Geral: Desenvolver um experimento de química utilizando corantes artificiais e massinha de modelar. Objetivos Específicos: 1. Identificar as cores primárias e secundárias; 2. Desenvolver a criatividade utilizando a massa de modelar; 3. Brincar utilizando as cores e a textura. Metodologia: O experimento foi realizado em uma Escola Municipal da zona Rural do Município de Serra Talhada em Pernambuco. Participaram da atividade 15 alunos no turno da manhã, nas turmas do Pré 1 e Pré 2. O experimento consiste em elaborar fatias de massinha utilizando os corantes artificiais, com as cores primárias (vermelho, amarelo e azul) e secundárias (verde, roxo e laranja) de forma alegre, divertida e de cunho bastante didático e recreativo. Resultados: Várias interferências ocorreram na Escola durante a realização do experimento, dificultando e atrapalhando o desenvolvimento e conclusão da atividade; 1. O atraso na arrumação da sala de aula para a realização da atividade; 2. a falta ou atraso da merenda escolar; 3. Mãe de aluno em sala de aula; 4. Professora tentando adequar a linguagem das alunas de química à linguagem das crianças; 5. Pressão do tempo para a realização das atividades; 6. Alunos com dificuldade em distinguir as cores primárias das secundárias; 7. Alunos brincaram se divertiram desenvolvendo a criatividade utilizando a massinha de modelar. Conclusão: Percebeu-se o quanto é difícil aplicar um experimento em sala de aula, na rede municipal da zona rural. A alimentação para as crianças é fundamental, pois algumas esperam ter a primeira refeição do dia na Escola. Entende-se que o curso de Licenciatura vai além da pedagogia, mas caminha junto com o socioeconômico e político. Espera-se que dias melhores cheguem para a educação brasileira.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.