AS INTERFACES DA DIDÁTICA NA VISÃO DE PROFESSORES E ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DE ARAGUATINS-TO: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA DOCENTE Geisiele da Cruz Santos/geisycandy@gmail.com/ IFTO Campus Araguatins Aura Silva Conceição Lopes / IFTO Campus Araguatins Quitéria Costa de Alcântara Oliveira/ IFTO Campus Araguatins Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem com ênfase na inovação tecnológica, metodológicas e práticas docente. Resumo A formação e atuação docente atualmente são marcadas por grandes impasses, sendo um dos grandes desafios acabar com a concepção de que há um único modelo de ensinar. Uma das finalidades do processo de formação e aprimoramento de um profissional é refletir sobre sua prática, pois permiti analisar e rever suas contribuições no que diz respeito à arte de ensinar. Mediante esse cenário, a didática surge como uma ferramenta de fundamental importância à docência e ao processo de ensino e aprendizagem, estabelecendo conexões específicas entre o ato de ensinar e o ato de aprender. Esta pesquisa surgiu a partir da proposta da disciplina de Didática do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFTO Campus Araguatins, objetivando analisar a prática docente, por meio de falas de docentes e discentes, fazendo um comparativo envolvendo professores de ensino fundamental, médio e superior. Nesse sentido, surgiu o seguinte questionamento: como se dá a prática docente nas escolas públicas de Araguatins -TO? Desse modo o estudo fez-se necessário para que o público acadêmico de licenciatura possa refletir sobre a importância desta prática para a formação profissional enquanto docente, contribuindo para a construção de um olhar renovado quanto o papel da didática. A didática tem um papel fundamental na formação dos professores, no entanto para que seus aspectos sejam utilizados de forma bem significativa é necessário, que o educador ou futuro educador tenha em mente objetivos, ou seja, propósitos educativos. Diante disso Pilleti (2004) enfatiza que "embora a Didática geral se preocupe primordialmente com o como ensinar, ou seja, com métodos e técnicas, julgamos importante, antes de estudá-los, refletir sobre o seu fundamento, sobre as razões do seu emprego e sobre os fatores que intervêm em sua aplicação. Caso contrário, corremos o risco de nos converter em escravos dos instrumentos (métodos e técnicas). Para evitar isso é de fundamental importância refletirmos antes de mais nada, sobre a educação" (PILETTI, 2004). A pesquisa foi realizada no mês de junho de 2017 na cidade de Araguatins- TO localizado na microrregião do Bico do Papagaio, tendo como lócus da investigação 3 escolas públicas da região, sendo denominadas Escola A , B e C para nível fundamental, médio e superior respectivamente. Para realização da coleta de dados e atender os objetivos da pesquisa deste artigo, foram utilizados os seguintes procedimentos: a princípio foram entrevistados 3 professores que lecionam no ensino fundamental ( Escola A), um do ensino médio (Escola B) e outro do ensino superior (Escola C). Da mesma forma foram entrevistados 3 alunos do ensino fundamental, médio e superior. A entrevista foi gravada com autorização dos entrevistados. Foi concretizado ainda o levantamento bibliográfico, referente ao tema abordado, através de artigos, pesquisas on line, sendo realizado o estudo do material, para obter mais informações consistentes sobre o assunto. Diante dos dados coletados, pode-se perceber a concepção que cada professor tem sobre a didática. Quando questionados a respeito da relevância da didática na formação do professor, todos ressaltam que é importante, pois ajuda a transmitir o conteúdo e facilita o aprendizado, além de desenvolver métodos que chamem a atenção dos alunos: "A didática ajuda a direcionar melhor o conteúdo, onde facilita o aprendizado do aluno". (Professora de ensino superior, Escola C). Diante do que foi obtido, observou-se que os discentes tem uma metodologia de ensino tradicional como enfatizam os alunos do médio e superior em suas falas. "A metodologia é só leitura, escrita, seminário e mais aula expositiva, eles não utilizam métodos que facilitem a aprendizagem. É sempre o tradicional" (Estudante do 2° ano do ensino médio, Escola B). Quanto aos docentes alegam utilizar uma metodologia de ensino diferenciada que envolva o aluno, como relata a professora do ensino fundamental : "Eu procuro diversificar, procuro algo que desenvolva o aluno, procuro motivar essa clientela, fazendo coisas novas, para que haja o desenvolvimento do seu aprendizado".(Professora do ensino fundamental, Escola A). Em relação a visão sobre a profissão de professor, a aluna do médio relata: "É uma profissão que exige bastante da pessoa, que não se pode estar somente para ganhar dinheiro e sim para educar". (Estudante do 2° ano do ensino médio, Escola B). Fica evidente que a discente foca no ponto dedicação por parte do docente, e que tal profissão deve ser exercida por amor, segundo ela: "Para que flua um bom trabalho é preciso ter amor a profissão para que os alunos consigam aprender alguma coisa no final do ano letivo. (Estudante do 2° ano do ensino médio, Escola B). Ficou evidente que o relacionamento professor e aluno é bem diversificada, onde esse relacionamento depende da postura do professor, e depende da personalidade de cada. Uns acham que quando o aluno se aproxima é somente para tirar proveito, outros acreditam que essa aproximação possibilita aos alunos tirar dúvidas, o que facilita a aprendizagem. Este trabalho permitiu conhecer a didática de ensino utilizada pelos professores, bem como avaliar o ponto de vista dos alunos em relação a mesma. Além do supracitado, foi possível observar uma grande insatisfação de parte dos alunos em relação as metodologias de ensino utilizadas por professores, contrapondo a própria visão dos professores, que acreditam ser eficientes suas metodologias de ensino utilizadas atualmente. Cada professor deve estar apto e flexivo a mudanças, buscando sempre aperfeiçoar seus conhecimentos e inovar suas formas de educar. Com base no exposto, acredita-se que a partir do conhecimento mais holístico, tanto pela visão dos docentes como dos discentes é possível uma maior interação na construção do processo ensino-aprendizagem, além disso, possibilitar aos envolvidos a percepção de sua grande importância na formalização de uma educação de qualidade. Palavras-chave: formação, profissional, didática. Referências CANDAU, Vera Maria. A Didática em questão. 31.ed. Editora Vozes. Petrópolis, RJ, 1984. CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 21.ed. Editora Papirus. São Paulo, 1992. MOURA, Ingrid Louback de Castro. A Didática na formação de professores: a desconstrução do mito do "livro de receitas". XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP - Campinas - 2012. PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23.ed. Editora Ática. São Paulo, 2004.