Resumo Este texto trata das concepções de currículo e suas implicações para a formação do pedagogo, elegendo o currículo em ação como protagonista desta formação. O interesse é provocar uma discussão sobre os elementos curriculares inseridos na formação do pedagogo, na perspectiva de sua produção no cotidiano, tornando algo relevante e necessário para o entendimento de como o pedagogo deve ser formado, tendo como base uma concepção de currículo que favoreça sua atuação nos diferentes espaços de ensino e de aprendizagem no contexto social de sua inserção. No atual contexto profissional, vem se ampliando o movimento de reformas curriculares, na tentativa de incorporação do comum em meio a situações específicas e diferenciadas, prevendo, com esse ideário, orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes. Por nos posicionarmos contra essa concepção, definimos como objetivos para este estudo discorrer sobre algumas concepções de currículo e discutir elementos da teoria do currículo na perspectiva de sua produção na ação e suas implicações para a formação do pedagogo. Para isto, realizamos um exame teórico, fundamentando-nos em autores que apostam na produção do conhecimento em meio às experiências vividas pelos sujeitos envolvidos na formação, com destaque para os estudos de Deleuze e Guattari (1995), aliado ao pensamento de Certeau (1994, 1996), por percebermos a possibilidade de diálogos que favorecem a compreensão do objeto de estudo em questão. E para tratar da formação do pedagogo, buscamos fundamentação teórica, dentre outros, em Libâneo (1999, 2001, 2010), Pimenta (2002) e Brzezinski (2002), também por serem referência nos estudos desse campo. Podemos inferir a partir das pistas encontradas, que para formar o profissional pedagogo apto a atuar tanto na docência quanto nas funções de gestão do sistema escolar e outros espaços educativos, este deve estar preparado para uma prática docente em sentido amplo, apresentando como eixo norteador de sua formação o trabalho pedagógico, dando significado à atividade docente produzida em seu cotidiano, com base em seus valores, em sua história de vida e em seus saberes, procurando dar sentido a identidade do ser professor. Com este entendimento, o estudo nos fez compreender, que a constituição do profissional pedagogo, dentre suas diversas definições, está relacionada diretamente com as experiências vividas em seu processo de formação e a um conjunto de experiências que este profissional adquire dentro e fora de sua ação docente, através da reflexão contínua sobre sua própria ação e a prática presente no contexto social em que se encontra inserido. Assim, o currículo de formação do pedagogo deve ser pensado e construído a partir de elementos curriculares transformados pela necessidade do contexto, das instituições e dos sujeitos envolvidos na ação, com o ideário de constituição do profissional pedagogo no conjunto das experiências vividas no cotidiano da formação, buscando no processo formativo outras possibilidades teórico-metodológicas, diferentes daquelas herdadas do pensamento positivista. Ensejando superar o aprisionamento do cotidiano à prescrições prévias e assegurar a possibilidade de usarmos o plural para tratar da diversidade que se manifesta no mundo vivido. Palavras-chave: Concepções Curriculares, Formação, Pedagogo, Currículo em Ação Referências ALVES, Nilda; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Uma história da contribuição dos estudos do cotidiano escolar ao campo do currículo. In: LOPES, Alice Casimiro, MACEDO, Elizabeth (Orgs). Currículo: debates contemporâneos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010. BRASIL. 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