DESAFIOS E DIÁLOGOS AO PENSAR A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: OBSERVAÇÃO DO TRATO PEDAGÓGICO DOCENTE NO COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO CURRICULAR I Autores: Aiana Carvalho Carneiro[aiaanacarvalho16@gmail.com] UEFS Amanda Santana de Souza[amanda.santanaa@hotmail.com] UEFS Prof.ª Dr.ª Denize de Azevedo Freitas[denizefreitas0505@gmail.com] UEFS Prof.ª Dr.ª Suzana Alves Nogueira de Souza[suzanaufba@hotmail.com] UEFS Eixo Temático: Processos de Ensino e aprendizagem - com ênfase na inovação tecnológica, metodológica e práticas docentes. Estágio é um ato educativo escolar supervisionado, visando uma preparação para o trabalho produtivo do educando. Visa também um aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho. Segundo Carvalho et al. (2011), o estágio se aplica como um momento de encontro, de problematização e de potencialização entre os estudos e as experimentações oportunizadas pelos campos de atuação nos quais os acadêmicos possam estar inseridos. Considera-se como de grande importância o componente curricular de Estágio, principalmente por possibilitar ao acadêmico vivenciar este momento de experimentações, de possibilidades de redimensionar, reelaborar os conhecimentos teóricos- práticos da formação ao tempo que o aproxima do seu futuro campo de atuação, a escola. Compreendendo a importância dos Estágios, entendemos a necessidade de uma organização pedagógica no trabalho docente, definindo ideias e planejamentos, obtendo assim uma experiência satisfatória e aprendizagem significativa da realidade escolar pública. Sendo assim, relata-se as experiências vivenciadas no decorrer da disciplina de Estágio, onde foi construído relações refletidas sobre o trato pedagógico através de estudos, leituras e discussões de artigos e livros em sala de aula. Tal processo auxiliou na construção de processos pedagógicos provocativos e desfecho, bem como, em considerações das observações do componente curricular. Os estudos desenvolvidos durante o componente curricular Estágio teve como objetivo principal aproximar os acadêmicos do seu futuro campo de atuação e refletir sobre a prática docente em regências nas aulas de Educação Física, na educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais) e analisar aspectos positivos e negativos encontrados no trato pedagógico dos conteúdos abordados nas aulas de Educação Física, no ensino fundamental (séries finais) e ensino médio. Como resultados é valido ressaltar que, na Educação Infantil e no ensino fundamental séries iniciais, a disciplina de Educação Física ainda não se faz obrigatória, porém, percebeu-se a necessidade da Educação Física para esta etapa da formação das crianças. Podendo destacar primeiramente que, a Educação Física trabalha com desenvolvimento cognitivo e psicológico em seus conteúdos, e é nesta fase que é de suma importância trabalhar tais aspectos. Loureiro et al. (2011) mencionam que o papel do professor na educação infantil é realizar uma mediação para que os alunos consigam ter acesso ao conhecimento de representações, significados e sentidos da cultura nas quais elas estão inseridas. Betti e Zuliani (2002) trazem que a Educação Física não pode transformar-se num discurso sobre a cultura corporal de movimento, sob pena de perder a riqueza de sua especificidade, mas deve constituir-se como uma ação pedagógica com aquela cultura". Assim, visualizamos que a Educação Física na Educação Infantil pode proporcionar em conjunto com as demais áreas do conhecimento momentos de vivencias que materializam o conteúdo apreendido tornando a aprendizagem mais significativa. Betti e Zuliani (2002) afirmam que "no Ensino Médio, a Educação Física deve apresentar características próprias e inovadoras, que considerem a nova fase cognitiva e afetivo social atingida pelos adolescentes", dessa forma, visualiza-se a importância que a inovação de práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física representam para o desenvolvimento do aluno. É importante mostrar ao aluno que a Educação Física no ensino médio é tão relevante quanto nas demais outras fases, ou seja, a exploração e as vivências da cultura corporal de movimento têm a finalidade de oportunizar ao aluno momentos ricos e criativos, tornando assim, a aprendizagem significativa em termos culturais e sociais nesta etapa tão importante para formação do indivíduo enquanto ser social. A obtenção dos dados e informações sobre a escola, professores, turmas e gestão escolar foi coletada através de conversas entre os intervalos das aulas, conversas mais aprofundadas com alguns professores regentes das aulas observadas, onde fomos conhecendo mais o perfil das turmas, funcionamento da escola, a exploração do espaço escolar pelos alunos e como os comportamentos dos mesmos se diferenciam a depender das aulas. Destarte, percebe-se que o estágio supervisionado é uma etapa da formação muito importante e que se faz necessária para realizar as primeiras aproximações do futuro docente ao ambiente escolar, além de fazer com que possam compreender como será a sua futura atuação como educador. São inúmeros os desafios enfrentados pelos docentes que atuam na educação básica, e a realização destas observações foi fundamental para que pudéssemos ter um olhar mais atento e sensível no ato de educar. Pode-se constatar o quanto a disciplina Educação Física é afetada com os inúmeros desafios que o processo de educar apresenta na atualidade. Foi visto também que muitos docentes têm participação direta nas diversas propostas que buscam resolver a problemática de aulas de Educação Física inclusivas e significativas para formação do indivíduo em fase escolar, uma vez que ministram suas aulas de forma avulsa, sem se importar de modo significativo com a proposta metodológica e conteúdo, desconsiderando a relevância da organização de um bom trabalho pedagógico. Ao concluir os estágios, espera-se que os acadêmicos possam sair com conhecimentos adequados para que se sintam familiarizados e estejam aptos para atuar nas atividades docentes que são exigidas do professor dentro de uma sala de aula ou em outra atividade de caráter pedagógico. Palavras-chave: Estágio; Educação Física Escolar; Prática Docente. Referências BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2009. CARVALHO, Ana Carla Dias; PINHEIRO, Maria do Carmo Morales; DE PAULA, Maristela Vicente. O Estágio na Formação Docente em Educação Física: problematização inicial. Cadernos de Formação RBCE, v. 2, n. 2, 2011. LOUREIRO, Walk; DA CRUZ JUNIOR, Antônio Fernandes; SILVA, Elizete Aparecida. Educação física e artes: trabalhando na educação infantil de maneira interdisciplinar. Cadernos de formação RBCE, v. 2, n. 1, 2011. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança.2ed. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.