Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PESQUISA-AÇÃO EM AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM – FERRAMENTA EDUCATIVA OU CLASSIFICATÓRIA: ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DO PIBID BIOLOGIA DO IFPI

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O objetivo deste trabalho foi entender como a avaliação da aprendizagem é geralmente utilizada (ferramenta educativa ou classificatória?) no ensino médio pelos professores de Biologia de três escolas da rede pública no município de Uruçuí, Piauí: U.E. José Patrício Franco, U.E. Cícero Coelho (ambas estaduais) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI Campus Uruçuí. Para tanto, foi realizada uma pesquisa-ação, com uma etapa inicial de diagnóstico, iniciada em março de 2018, reflexões e elaboração de estratégias alternativas de avaliação, culminando com uma oficina para formação de professores das referidas escolas e alunos de iniciação à docência do PIBID Biologia do Campus Uruçuí, em outubro de 2018. 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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

PESQUISA-AÇÃO EM AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - FERRAMENTA EDUCATIVA OU CLASSIFICATÓRIA: ESTUDO DE CASO NO ÂMBITO DO PIBID BIOLOGIA DO IFPI, CAMPUS URUÇUÍ. Marcio Harrison dos Santos Ferreira/marcio.harrison@gmail.com/IFPI, Campus Uruçuí Tyago Henrique Alves Saraiva Cipriano/ IFPI, Campus Uruçuí Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores Agência Financiadora: PIBID/Capes Resumo A relação professor-aluno pode ser afetada por critérios e métodos de avaliação da aprendizagem. Muitos professores utilizam a avaliação somente como ferramenta punitiva e classificatória (avaliação tradicional), sem se preocupar com a função de diagnóstico e aprendizado que deve estar associado a ela. Ainda muito presente nas escolas, a avaliação tradicional valoriza mais os resultados quantitativos do que os qualitativos, e nessa perspectiva vêm sendo bastante criticadas. 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Os resultados indicam que apesar de uma grande parcela dos professores terem encontrado lacunas em se tratando de sua formação acadêmica para o exercício da docência, bem como a falta de diálogos acerca da avaliação da aprendizagem, os mesmos se mostram cientes do que dizem os dispositivos legais que regulamentam os critérios para verificação do rendimento escolar, assim como o desenvolvimento de avaliações alternativas com seus alunos. A literatura atual apresenta muitas críticas sobre o processo de avaliação posto em prática por docentes para verificação do rendimento dos alunos, o qual não tem contemplado todas as dimensões do processo formativo, deixando predominar os aspectos quantitativos sobre os qualitativos, contrariando o que determina a LDB. Palavras-chave: Formação inicial e continuada, Ensino-aprendizagem, Ensino Médio Referências ARAÚJO, R. M. B.; MACADO, S. Os desafios da avaliação da aprendizagem, na prática do curso de Enfermagem, no Centro Universitário Metodista. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 2, n.1, p. 103-112, jan./jul. 2009. Disponível em: < http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/564/532> Acesso em 01 jun. 2018. BARBOSA, F. R. P. Avaliação da aprendizagem na formação de professores: estão os futuros professores preparados para avaliar?. IX ANPED SUL. 2012. Disponível em: < http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2082/587> Acesso em 12 mai. 2018. BARCELOS, L. C. M. Avaliação da aprendizagem escolar. 2015. Pará de Minas. Disponível em: Acesso em 13 mai. 2018. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. BRITO, A. C. A. G.; LOPES, M. E. O papel da educação escolar para o exercício da cidadania. PRIMUS VITAM. Nº 7 - 2º. 2014. Disponível em: < http://mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCH/primus_vitam/primus_7/azenath.pdf> Acesso em 20 abr. 2018. CAMARGO, W. F. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. 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