Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MONITORIA ACADÊMICA: UM SISTEMA QUE OPORTUNIZA A VIVENCIA DE UM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE

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Após seu implemento legal no âmbito educacional, a monitoria acadêmica se expandiu e tomou seu lugar em diversas universidades por todo pais, sendo parte fundamental dos cursos de educação superior e até mesmo fazendo parte do Projeto Político pedagógico de cada curso, efetivando sua inserção (DIAS, 2007). A monitoria acadêmica, alvo deste trabalho, se constitui primordialmente em um sistema onde, por um método de seleção são selecionados alunos de diversos cursos e que, a partir de sua aprovação neste processo, poderão, juntamente aos professores das disciplinas auxiliar aos alunos em dúvidas e principalmente se aprofundarem ainda mais em seus conteúdos (COSTA; ARAÚJO, 2014-2015). O sistema de monitoria acadêmica, dentre outras coisas, possui dois principais objetivos, o primeiro é estabelecer uma relação entre a vivencia e à docência, gerando então um indivíduo mais familiarizado com a vivencia em sala de aula e também uma melhora no nível de ensino oferta do pela Instituição de Ensino Superior (IES) (NUNES, 2007). Em síntese, a pesquisa apresenta característica descritiva e explorativa, pois de acordo com Gil (2004, p. 42) "As pesquisas descritivas são, juntamente com as exploratórias, as que habitualmente realizam os pesquisadores sociais preocupados com a atuação prática. São também as mais solicitadas por organizações como instituições educacionais[...]." Devido a atuação pratica desenvolvida no decorrer do Programa de Monitoria Acadêmica do já mencionado Centro Universitário, o público alvo se constitui em acadêmicos matriculados na instituição, direcionado inicialmente a partir do 2º período. O método de coleta foi através de um questionário desenvolvido na plataforma do Google, mais conhecida como Google Forms, possibilitando realizar uma entrevista aos acadêmicos monitores envolvidos. Foram selecionados para pesquisa, acadêmicos que cumpriram nos anos de 2016 e 2017 ou que atualmente encontra-se incluso no programa de monitoria, ou seja, no 1º semestre de 2018. O quantitativo de monitores presente nos registros perfazia um total de 171 indivíduos aprovados nos anos anteriormente citados, porém cerca de 28 deles não possuíam dados suficientes para contata-los e outros 02 não poderiam participar desta pesquisa, pois eram membros da atual equipe de pesquisa, permanecendo como amostra um quantitativo de 141 indivíduos aptos a serem contratados .A entrevista, se constitui em um questionário caracterizado por perguntas direta fechadas, e também por conter perguntas discursivas, desenvolvendo resultados qualitativos e quantitativos. 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Ao longo desta pesquisa buscou-se informações a respeito da evolução acadêmica dos monitores que participaram do programa de monitoria, se haviam produzido algo cientifico, que seja resumos expandidos, artigos, pesquisas ou similares, visto que a implementação de pesquisas e de extensões como parte da formação dos acadêmicos são de extrema necessidade para o graduando (MARTINS, 2007, p. 33). O ponto central que do programa de monitoria, como dito por Santos e Lins (2007) é o monitor, este que executa as tarefas e constrói o conhecimento dos alunos fora da sala de aula, onde não teriam um apoio, visto que a presença de um professor fora de sala de aula e de certa forma inviável. Então nada mais plausível do que analisar como o monitor vê este programa e se julga que o mesmo deve passar por algumas modificações e aperfeiçoamentos. Para que o graduando possa se desenvolver e aprimorar sua pratica é de extrema necessidade que haja uma orientação no âmbito educacional (MARTINS, 2007), permitindo que haja uma melhor desenvoltura no papel a ser desempenhado. A partir dos dados coletados ao longo desta pesquisa podemos considerar que o programa possui algumas deficiências em suas particularidades, que se constituem primordialmente em relação a disponibilização de informações a respeito do Programa, bem como o incentivo pelo mesmo; a falta de orientação adequada aos futuros monitores referente a estrutura do programa e obtendo também como uma necessidade emergencial o treinamento dos monitores antes de exercerem a função. Treinamento nas áreas de conflitos de sala, aspectos didáticos pedagógicos a serem vivenciados pelos monitores, os princípios de direitos humanos e educação ambiental de forma transversal. Por fim, pode-se constatar que a pesquisa decorreu de forma estável, porém com uma amostra inferior a esperada mediante a população existente, perfazendo o quantitativo de 27% do total constatado. Palavras-chave: Monitoria, Formação de Docentes, Ensino Superior, Referências DIAS, Ana Maria Lorio. A Monitoria Como Elemento De Iniciação À Docência: Idéias Para Uma Reflexão. In: SANTOS, Mirza Medeiros dos; LINS, Nostradamus de Medeiros. A monitoria como espaço de iniciação à docência: possibilidades e trajetórias. Natal: EDUFRN, 2007. 37 - 44. GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 171 f. HAAG, Guadalupe Scarparo et al. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, [s.l.], v. 61, n. 2, p.215-220, abr. 2008. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672008000200011."
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

MONITORIA ACADÊMICA: UM SISTEMA QUE OPORTUNIZA A VIVENCIA DE UM ENSINO SUPERIOR DE QUALIDADE Elemilson Barbosa Caçandre, elemilson1010@hotmail.com /Centro Universitário São Camilo - ES Bruno Fonseca Coelho, Centro Universitário São Camilo - ES Gilson Silva Filho, Centro Universitário São Camilo - ES Hélio Gustavo Santos, Centro Universitário São Camilo - ES Eixo Temático: Formação inicial e continuada de professores - com ênfase na análise de experiência, programas e políticas. Resumo O sistema de monitoria estudantil surgiu a partir do ano de 1968, com a criação das Universidades Federais, por meio da lei Federal nº. 5.540, que foi instituída no dia 28 de novembro de 1968, onde estabeleceu normas para o funcionamento do ensino superior e também em seu artigo 41 a monitoria acadêmica (LINS et al, 2018). 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O sistema de monitoria acadêmica, dentre outras coisas, possui dois principais objetivos, o primeiro é estabelecer uma relação entre a vivencia e à docência, gerando então um indivíduo mais familiarizado com a vivencia em sala de aula e também uma melhora no nível de ensino oferta do pela Instituição de Ensino Superior (IES) (NUNES, 2007). Em síntese, a pesquisa apresenta característica descritiva e explorativa, pois de acordo com Gil (2004, p. 42) "As pesquisas descritivas são, juntamente com as exploratórias, as que habitualmente realizam os pesquisadores sociais preocupados com a atuação prática. São também as mais solicitadas por organizações como instituições educacionais[...]." Devido a atuação pratica desenvolvida no decorrer do Programa de Monitoria Acadêmica do já mencionado Centro Universitário, o público alvo se constitui em acadêmicos matriculados na instituição, direcionado inicialmente a partir do 2º período. O método de coleta foi através de um questionário desenvolvido na plataforma do Google, mais conhecida como Google Forms, possibilitando realizar uma entrevista aos acadêmicos monitores envolvidos. Foram selecionados para pesquisa, acadêmicos que cumpriram nos anos de 2016 e 2017 ou que atualmente encontra-se incluso no programa de monitoria, ou seja, no 1º semestre de 2018. O quantitativo de monitores presente nos registros perfazia um total de 171 indivíduos aprovados nos anos anteriormente citados, porém cerca de 28 deles não possuíam dados suficientes para contata-los e outros 02 não poderiam participar desta pesquisa, pois eram membros da atual equipe de pesquisa, permanecendo como amostra um quantitativo de 141 indivíduos aptos a serem contratados .A entrevista, se constitui em um questionário caracterizado por perguntas direta fechadas, e também por conter perguntas discursivas, desenvolvendo resultados qualitativos e quantitativos. 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