Artigo Anais VII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA NA UNEAL: ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTÁGIO.

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Nesse sentido é preciso investir na formação de professores com vistas ao desenvolvimento de competências que lhes permitam recuperar a dimensão essencial do ensino e da aprendizagem, que é a produção de conhecimento pertinente e significativo para contribuir com a formação de profissionais que irão atuar na sociedade (MORIN, 1998). Deste modo, algumas estratégias metodológicas de ensino diferenciadas vêm sendo desenvolvidas por professores, que acreditam ser possível promover mudanças em suas práticas pedagógicas, tendo em vista uma aprendizagem significativa. Percebe-se que é necessário a oferta de cursos de formação continuada nas escolas e universidades tanto de conteúdos gerais da escola, quanto dos conteúdos específicos das disciplinas indicar novas metodologias e colocar os profissionais a par das discussões teóricas atuais, com a finalidade de contribuir para as mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola. É urgente que o professor assimile os princípios que orientam a atividade docente em direção à autonomia. Só assim o professor terá mais condição de compreender e atuar de maneira mais efetiva sobre a diversidade cultural, procurando refletir sobre os aspectos intelectuais e sociais que envolvem o seu fazer pedagógico (FREIRE, 1996). É necessário criar ações que possibilitem a atualização do professor, frente às dificuldades relacionadas ao ensino de novos conceitos, recursos, tecnologias, enfim novidades que envolvam o conhecimento (SILVA, 2002). As reflexões sobre os programas de formação continuada apontam para a importância da organização de grupos de estudo e reflexão nas escolas, tendo como ponto de partida para os estudos, as necessidades dos professores participantes, como também possibilita momentos para discussões sobre as dificuldades relacionadas à docência, proporcionando espaço para a reflexão sobre possíveis mudanças na prática do professor (GATTI, 1997). Neste contexto, surge em 2018 o Programa Institucional de Residência Pedagógica, doravante RP, financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, definido como uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola pública de educação básica, denominada escola-campo com a finalidade de aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola. O Programa de Residência Pedagógica é uma ação para atender aos objetivos da Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica do Ministério da Educação que estimulam projetos inovadores que visem a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura, conduzidos em parceria com as redes públicas de educação básica (CAPES, 2018). Este trabalho tem como objetivo socializar as ações realizadas no Programa Residência Pedagógica do núcleo de Química, com vistas a melhorar a qualidade da formação inicial dos licenciandos. Este estudo foi referendado pelas contribuições de pesquisadores e teóricos como FREIRE (1987); (GATTI, 1997); LIBÂNEO (2001); MORAN (1998); OLIVEIRA (2011); (PIMENTA (2004), entre outros. A metodologia consistiu em um estudo prévio buscando atender as expectativas e necessidades das escolas contempladas com o programa, aproximar interesses, metodologias, didáticas e apoio técnico-profissional no desenvolvimento de novas tendências pedagógicas para a atuação do professor em sala de aula de forma crítica e reflexiva, buscando uma melhoria na prática pedagógica e aperfeiçoamento do Estágio Curricular Supervisionado. Participam do Núcleo RP de Química da UNEAL, Campus I um docente-orientador, 24 residentes e três preceptores de duas escolas do ensino médio: Escola Senador Rui Palmeira e Escola Costa Rêgo, ambas no munícipio de Arapiraca-AL. As atividades realizadas foram: 1.Formação para preparação e ambientação do residente na escola. Na formação foram trabalhadas as seguintes temáticas: Programa Institucional de Residência Pedagógica; Papel dos Preceptores, Registro e Instrumentos Técnicos do Programa; Planejamento, desenvolvimento e avaliação das ações didático-pedagógica; Referencial Curricular de Alagoas e Base Nacional Comum Curricular. 2. Curso de Formação de Preceptores. Visando oferecer aos professores da escola-campo uma formação alinhada com as expectativas das redes de ensino, com a avaliação que os professores fazem de sua própria formação inicial, levando-se em consideração suas expectativas e sugestões para a formação prática de professores, numa perspectiva de organização do trabalho pedagógico, por meio de estudos, diagnósticos, discussões, e reflexões. 3. Elaboração de um plano de atividades com a carga horária do de 440 horas distribuídas da seguinte forma: 60 horas para o planejamento do Plano Atividades e ambientação do residente na escola; 120 horas para pesquisa, observação da residência em gestão Escolar: I- Caracterização Socioeconômica da Escola; II- Estrutura e Material (infra-estrutura); III- Estrutura Organizacional e Gestão; IV- Registros Administrativos Pedagógicos (funcionamento); 120 horas para observação e planejamento residência em regência em sala de aula; 40h para produção e artigos científicos. 40h para elaboração do projeto de intervenção, 20 horas para elaboração do relatório e 40 horas para avaliação e socialização. Os resultados apontaram que o Programa Residência Pedagógica tem envolvido professores e alunos, através de discussões e reflexões para sanar fragilidades apontadas no processo de construção dos saberes docente, os problemas da Instituição e das escolas na busca de soluções para superação da dicotomia teoria-prática, vislumbrando, portanto, um momento formativo tanto para os residentes quanto para os preceptores, em constante interação, promovendo o diálogo tão necessário da educação superior com a educação básica. Palavras-chave: Políticas Públicas, Formação, Estãgio REFERÊNCIAS BRASIL, Resolução CNE/CP Nº 2/2002. Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores de Educação Básica, em nível de licenciatura, de graduação plena, 2002. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília - 2005. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf?sequence=3 >. Acesso em: 20 jun. 2016. "
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Publicado em 03 de dezembro de 2018

Resumo

NÚCLEO DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM QUÍMICA NA UNEAL: ESTABELECENDO CONEXÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA PROFISSIONAL DOCENTE NO ESTÁGIO. Maria José Houly Almeida de Oliveira - UNEAL/UAA mjosehouly@hotmail.com José de Moura Filho/UNEAL Eixo Temático: 2. Políticas públicas e identidade docente Agência Financiadora: CAPES/RP Resumo Um dos maiores desafios da educação na atualidade é promover reformas que, de fato, acompanhem o desenvolvimento científico, tecnológico, social, cultural, econômico e ambiental que atendam as necessidades formativas de educação para para professores. Neste processo a reforma na educação traz diversas mudanças, entre as quais romper com estruturas rígidas e com o modelo de ensino tradicional (LIBÂNEO, 2001). Nesse sentido é preciso investir na formação de professores com vistas ao desenvolvimento de competências que lhes permitam recuperar a dimensão essencial do ensino e da aprendizagem, que é a produção de conhecimento pertinente e significativo para contribuir com a formação de profissionais que irão atuar na sociedade (MORIN, 1998). Deste modo, algumas estratégias metodológicas de ensino diferenciadas vêm sendo desenvolvidas por professores, que acreditam ser possível promover mudanças em suas práticas pedagógicas, tendo em vista uma aprendizagem significativa. Percebe-se que é necessário a oferta de cursos de formação continuada nas escolas e universidades tanto de conteúdos gerais da escola, quanto dos conteúdos específicos das disciplinas indicar novas metodologias e colocar os profissionais a par das discussões teóricas atuais, com a finalidade de contribuir para as mudanças que se fazem necessárias para a melhoria da ação pedagógica na escola. 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