Neste artigo pretendemos apresentar os resultados da pesquisa sobre o universo musical de adolescentes do ensino fundamental público e privado. Nesse estudo investigamos a influência da Indústria Cultural na determinação dos gostos musicais desses adolescentes na atualidade, considerando que eles são um dos principais alvos do processo de industrialização da cultura. Os resultados esclarecem que a Indústria Cultural tem invadido grandemente o espaço escolar, moldando muitas vezes as subjetividades para que elas atendam as prescrições do mercado fonográfico. Destarte, é perceptível que a escola pouco tem contribuído de maneira significativa na formação de sujeitos autônomos, críticos e resistentes a atual produção musical. Para responder a essas questões, optamos pela pesquisa exploratória, por meio de entrevistas semiestruturadas como instrumento básico para a coleta de opiniões dos adolescentes acerca das preferências musicais, como também revisamos algumas das letras musicais preferenciais desse público. A partir desse estudo, concluímos que a Indústria Cultural tem atuado de forma acentuada no direcionamento dos gostos e escolhas musicais dos adolescentes.