O trabalho se insere nas discussões sobre “currículo, conhecimento e cultura”, a partir da perspectiva do multiculturalismo. Entende-se que, cada vez mais, vem se apresentando a necessidade de se estabelecer uma relação próxima entre os conhecimentos escolares e a cultura do educando. Por se considerar, da mesma forma, que é o currículo quem norteia as práticas pedagógicas das instituições de ensino é que se realizou este estudo; objetivando refletir quais relações se estabelecem entre currículo, conhecimento e cultura nas práticas pedagógicas das instituições educativas. Assim, o artigo consiste uma atividade de pesquisa efetivada na disciplina Currículo e Escola, do curso de Pedagogia da UFCG, campus de Cajazeiras-PB. Na vivencia, realizou-se uma análise temática a partir do exame do Projeto Político-Pedagógico de uma escola pública municipal. Além do exame de documentos, a atividade empreendeu visitas ao campo de estudo e aplicação de uma entrevista semi-estruturada ao Gestor. Observa-se, como resultado, que a forma como a escola pesquisada vem trabalhando a relação currículo, conhecimento e cultura, apresenta-se insatisfatória, pois há um distanciamento entre os objetivos almejados pelo PPP da instituição e a realidade educativa vivenciada cotidianamente. Nesse sentido, a discussão que se realiza, no texto, apresenta relevância para a educação na medida em que propõe que as escolas revejam os seus currículos e procurem direcionar as práticas pedagógicas a uma metodologia que respeite a diversidade cultural; evitando-se preconceitos e estereótipos que, em geral, encontram-se disseminados na própria prática social.