Artigo Anais VI JOIN / Brasil - Portugal

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-8318

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, TRADICIONAL, TRADICIONAL Comunicação Oral (CO) AT 33: Educação
"2019-09-04 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 57497
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 686
    "inscrito_id" => 1693
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, TRADICIONAL, TRADICIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1693_23082019225112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DA COSTA ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS DA COSTA"
    "autor_email" => "matheusabrantesv2@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 57497
    "edicao_id" => 111
    "trabalho_id" => 686
    "inscrito_id" => 1693
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES E REFLEXÕES SOBRE O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 33: Educação"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, ENSINO, MATEMÁTICA, TRADICIONAL, TRADICIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV124_MD1_SA33_ID1693_23082019225112.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:53"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:57:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS DA COSTA ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS DA COSTA"
    "autor_email" => "matheusabrantesv2@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-join---brasil---portugal"
    "edicao_nome" => "Anais VI JOIN / Brasil - Portugal"
    "edicao_evento" => "VI Encontro de Jovens Investigadores / Brasil - Portugal"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/join/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a1d4346228_17022020015739.png"
    "edicao_capa" => "5f186f4073abf_22072020135424.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-09-04 00:00:00"
    "publicacao_id" => 47
    "publicacao_nome" => "Anais JOIN"
    "publicacao_codigo" => "2594-8318"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de setembro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, BUSCANDO IDENTIFICAR OS DIFERENTES MÉTODOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA DISCIPLINA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO NOS MODELOS DE AVALIAÇÃO. APÓS A ANÁLISE DESSES INDICADORES, PERCEBEU-SE QUE AINDA HOJE É COMUM A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS TRADICIONAIS NA DOCÊNCIA DA MATEMÁTICA, EMBORA AS METODOLOGIAS PROGRESSISTAS SEJAM AS ALTERNATIVAS MAIS COMPLETAS. O MÉTODO DE TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO UTILIZADO NA METODOLOGIA TRADICIONAL INTERPÕE UM HORIZONTE NO APRENDIZADO DO ALUNO, DE MODO QUE ESTE DESENVOLVA SUAS HABILIDADES DE MANEIRA MECANIZADA, ALÉM DE POUCO CRÍTICO-REFLEXIVA, HAJA VISTA QUE NÃO SE PREZA PELO PENSAMENTO AMPLO ACERCA DO ASSUNTO ABORTADO, MAS PELA TRANSMISSÃO FIDEDIGNA DAQUILO QUE O PROFESSOR APRESENTA NA SALA DE AULA. A METODOLOGIA PROGRESSISTA/MEDIADORA, POR OUTRO LADO, MOSTRA-SE MAIS COMPLETA NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DO ALUNO, POIS FOCA NA MENTALIDADE CRÍTICA DELE. POR OUTRO LADO, TEM-SE O PROFESSOR COMO AUXILIAR DO ALUNO, NA BUSCA PELA RESOLUÇÃO DOS PROBLEMAS PROPOSTOS. CONCLUI-SE DESSE ESTUDO QUE O ENSINO E A AVALIAÇÃO MEDIADORA/PROGRESSISTA ALCANÇAM COM MAIS PRECISÃO OS OBJETIVOS ALMEJADOS NESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE PERMITE AO INDIVÍDUO PENSAR E REPENSAR SEUS CAMINHOS PERCORRIDOS PARA SE CHEGAR AO RESULTADO ESPERADO, TANTO POR ELE QUANTO PELO PROFESSOR, QUE DEVE TER A SUA DISPOSIÇÃO UM LEQUE DE ALTERNATIVAS PARA TRABALHAR COM SEUS ALUNOS QUANDO SURGIREM AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.