ESTE ARTIGO TEM O OBJETIVO DE REFLETIR E DISCUTIR ACERCA DA EFETIVAÇÃO DO DIREITO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, NAS ESCOLAS DE PARNAÍBA-PI, TENDO COMO AMOSTRAGEM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA E OUTRA DA REDE PRIVADA, A FIM DE FAZER UM PARALELO SOBRE A REALIDADE VIVENCIADA NESSAS INSTITUIÇÕES E O QUE É GARANTIDO POR LEI, BEM COMO OS AVANÇOS E O CAMINHO QUE AINDA PRECISA SER PERCORRIDO PARA ALCANÇAR A EFETIVAÇÃO DESSE DIREITO. COMO METODOLOGIA, OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA, POR MEIO DE UM ESTUDO ETNOGRÁFICO, FAZENDO USO DE FERRAMENTAS DE COLETAS DE DADOS, TAIS COMO, QUESTIONÁRIOS, OBSERVAÇÃO E CONVERSA INFORMAL DENTRO DO COTIDIANO ESCOLAR, TENDO COMO SUJEITOS DA PESQUISA, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, PAIS DE ALUNOS, PROFESSORES, GESTORES E COORDENADORES. A MOTIVAÇÃO PARA DISCUTIR ESSE TEMA SE DEU PELA NOTORIEDADE QUE ESSE ASSUNTO VEM GANHANDO NA ÚLTIMA DÉCADA E MODELANDO UMA NOVA POSTURA NA SOCIEDADE BRASILEIRA, O QUE CONOTA A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PARADIGMA, QUE TRAZ GRANDE RELEVÂNCIA DENTRO DO ÂMBITO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS. SENDO ASSIM, ESPERA-SE, COM ESTE TRABALHO POSSA COLABORAR PARA NOVAS DISCUSSÕES NO CENÁRIO DA EDUCAÇÃO.