Os diversos gêneros textuais propostos no ensino de língua portuguesa serviram como ponto de partida para análise das aulas e do material didático usado pelos professores nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Teve-se como objetivo identificar, analisar e compreender como se dá o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Partiu-se das seguintes indagações: De que maneira é feito o trabalho com os gêneros textuais em sala de aula? Há reflexos de metodologias de ensino nos materiais didáticos usados pelos professores? Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo realizada no segundo semestre de 2011, em duas escolas, sendo uma da rede particular de ensino e uma da rede pública, ambas situadas na cidade de Teresina (PI). O resultado mostra que os professores de português já fazem uso dos gêneros textuais em sala de aula. Entretanto, pensa-se que não basta fazer uso da diversidade textual para adquirir a competência linguística, mas saber criar espaços de produção e estudos de gêneros que se aproximem das práticas textuais presentes na sociedade.