A MONITORIA ACADÊMICA PODE SER ENTENDIDA COMO UMA FERRAMENTA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO‑APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI TANTO PARA O APRENDIZADO DO DISCENTE QUANTO DO DOCENTE. OBJETIVOU-SE, ATRAVÉS DESTE ARTIGO, RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR DOIS ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS GARANHUNS, BUSCANDO CONCOMITANTEMENTE, REFLETIR ACERCA DA IMPORTÂNCIA DESTE INSTRUMENTO METODOLÓGICO QUE INCREMENTA A PRÁTICA ACADÊMICA E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA QUE VISA DESCREVER AS VIVÊNCIAS DE ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS NA ATUAÇÃO DA MONITORIA. DE INÍCIO, O EXERCÍCIO DA MONITORIA AUXILIOU OS MONITORES NA OBTENÇÃO DE MAIORES CONHECIMENTOS TEÓRICOS-PRÁTICO, BEM COMO NOVAS EXPERIÊNCIAS A CERCA DA DISCIPLINA MONITORADA, VISTO QUE OS MESMO PARTICIPARAM DAS AULAS E ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE TODA A DISCIPLINA. DESSA FORMA, A MONITORIA ACADÊMICA FOI DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS MONITORES, POIS ACARRETOU GANHOS INCALCULÁVEIS A SUA FORMAÇÃO.