LISBÔA, Leandro Sousa et al.. Plickers como método informal de avaliação. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/62056>. Acesso em: 31/10/2024 21:37
PARTE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A AVALIAÇÃO É UM DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS EDUCACIONAIS. PENSADA COMO FORMA DE “MENSURAR” O NÍVEL DE CONHECIMENTO DO ESTUDANTE, MUITAS VEZES É UTILIZADA APENAS PARA GERAR A “NOTA” DE APROVAÇÃO OU REPROVAÇÃO DOS ALUNOS. O MOMENTO DA AVALIAÇÃO É TAMBÉM, PARA MUITOS, MOTIVO DE TRAUMA E PRESSÃO PSICOLÓGICA, O QUE MUITAS VEZES ACABA POR ATRAPALHAR O DESEMPENHO E, DESSA MANEIRA, FALHA NA VERIFICAÇÃO DE QUANTO DO CONTEÚDO O ESTUDANTE DE FATO APRENDEU. A FIM DE APRESENTAR UMA ALTERNATIVA PARA TAL PROBLEMÁTICA, ESTA PESQUISA UTILIZOU-SE DA AVALIAÇÃO INFORMAL, AMPARADA PELAS TEORIAS DE GAMIFICAÇÃO E DE METODOLOGIAS ATIVAS PARA EDUCAÇÃO, PARA INSERIR O PLICKERS COMO RECURSO AVALIATIVO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO DISTRITO FEDERAL. A ESCOLA, LOCALIZADA NA PERIFERIA DE BRASÍLIA, OFERECE PROJETO COM FOCO NA UTILIZAÇÃO DO SPEAKING DA LÍNGUA INGLESA E POSSIBILITA DIFERENTES METODOLOGIAS DE ENSINO, PESQUISA E AVALIAÇÃO. AO LONGO DO PERÍODO DE OBSERVAÇÃO, OS PESQUISADORES COLETARAM DADOS E APLICARAM PROJETO INTERVENTIVO A FIM DE REDUZIR A PRESSÃO SOBRE OS ESTUDANTES E EXPANDIR AS MANEIRAS DE AVALIAR E TER FEEDBACK, TANTO PARA ALUNOS QUANTO PARA PROFESSORES, POSTO QUE, POR MEIO DESSE RECURSO, OS ALUNOS PODEM RECEBER RETORNO DE SUAS RESPOSTAS IMEDIATAMENTE APÓS A CONCLUSÃO DA ATIVIDADE, ALÉM DA INTERAÇÃO ENTRE PARES. DESSA MANEIRA, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE OS ESTUDANTES SENTIRAM-SE MAIS CONFORTÁVEIS EM PRODUZIR, INTERAGIR, UTILIZAR AS COMPETÊNCIAS DA LÍNGUA INGLESA E APRESENTAR, DE MANEIRA MAIS CLARA, O NÍVEL DE RETENÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS EM SALA.