Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

ESTÁGIO SUPERVISONADO II: PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA

Palavra-chaves: Estágio Supervisionado, Geografia, Teoria, Prática Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 599
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 791
    "inscrito_id" => 301
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISONADO II: PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência de estágio supervisionado II, realizado na EEEFM Félix Araújo, em uma turma da 2ª série do ensino médio, turno da noite, na cidade de Campina Grande-PB. Esta atividade atende às exigências do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia II, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB. O estágio supervisionado tem como objetivo proporcionar aos alunos o primeiro contato com o espaço escolar, buscando aprimorar os conhecimentos sobre as condições educacionais das escolas públicas de nosso país e a prática de ensino dos professores de Geografia. O estágio consiste em duas etapas, a primeira sucede na preparação dos licenciados através de leituras e discussões realizadas, em sala de aula, na Universidade, na segunda etapa é realizada a regência, com aulas ministradas pelos alunos estagiários em uma determinada escola. Busca-se um entrosamento entre as várias atividades educacionais, enriquecendo a teoria através da prática e realizando um confronto entre estas. A experiência do estágio contribui para a formação do professor, uma preparação para a docência principalmente no que diz respeito à adoção de metodologias adequadas na sala de aula. Este momento é muito importante para o estagiário, pois possibilita uma aproximação com o cotidiano escolar. Tal procedimento permite que as falhas e lacunas detectadas possam ser discutidas na universidade e na própria unidade escolar com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo a distância entre os estudantes de licenciatura e o ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Geografia, Teoria, Prática"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "170c8627e9d81d7fbf96eec470619086_301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE PAIVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VIVY"
    "autor_email" => "vivianepaivaps@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 599
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 791
    "inscrito_id" => 301
    "titulo" => "ESTÁGIO SUPERVISONADO II: PREPARAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E CONFRONTO ENTRE TEORIA E PRÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo apresenta a experiência de estágio supervisionado II, realizado na EEEFM Félix Araújo, em uma turma da 2ª série do ensino médio, turno da noite, na cidade de Campina Grande-PB. Esta atividade atende às exigências do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia II, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB. O estágio supervisionado tem como objetivo proporcionar aos alunos o primeiro contato com o espaço escolar, buscando aprimorar os conhecimentos sobre as condições educacionais das escolas públicas de nosso país e a prática de ensino dos professores de Geografia. O estágio consiste em duas etapas, a primeira sucede na preparação dos licenciados através de leituras e discussões realizadas, em sala de aula, na Universidade, na segunda etapa é realizada a regência, com aulas ministradas pelos alunos estagiários em uma determinada escola. Busca-se um entrosamento entre as várias atividades educacionais, enriquecendo a teoria através da prática e realizando um confronto entre estas. A experiência do estágio contribui para a formação do professor, uma preparação para a docência principalmente no que diz respeito à adoção de metodologias adequadas na sala de aula. Este momento é muito importante para o estagiário, pois possibilita uma aproximação com o cotidiano escolar. Tal procedimento permite que as falhas e lacunas detectadas possam ser discutidas na universidade e na própria unidade escolar com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo a distância entre os estudantes de licenciatura e o ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Estágio supervisionado, Geografia, Teoria, Prática"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "170c8627e9d81d7fbf96eec470619086_301.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:22"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE PAIVA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VIVY"
    "autor_email" => "vivianepaivaps@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de estágio supervisionado II, realizado na EEEFM Félix Araújo, em uma turma da 2ª série do ensino médio, turno da noite, na cidade de Campina Grande-PB. Esta atividade atende às exigências do componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia II, do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, Campina Grande-PB. O estágio supervisionado tem como objetivo proporcionar aos alunos o primeiro contato com o espaço escolar, buscando aprimorar os conhecimentos sobre as condições educacionais das escolas públicas de nosso país e a prática de ensino dos professores de Geografia. O estágio consiste em duas etapas, a primeira sucede na preparação dos licenciados através de leituras e discussões realizadas, em sala de aula, na Universidade, na segunda etapa é realizada a regência, com aulas ministradas pelos alunos estagiários em uma determinada escola. Busca-se um entrosamento entre as várias atividades educacionais, enriquecendo a teoria através da prática e realizando um confronto entre estas. A experiência do estágio contribui para a formação do professor, uma preparação para a docência principalmente no que diz respeito à adoção de metodologias adequadas na sala de aula. Este momento é muito importante para o estagiário, pois possibilita uma aproximação com o cotidiano escolar. Tal procedimento permite que as falhas e lacunas detectadas possam ser discutidas na universidade e na própria unidade escolar com o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem, reduzindo a distância entre os estudantes de licenciatura e o ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.