O presente artigo tem como enfoque principal mostrar a luta pela igualdade e a importância do resgate dos Jovens e Adultos que, de alguma maneira, foram excluídos do processo de ensino aprendizagem. Com isso, promove-se o desenvolvimento, da integração e da interação dessas pessoas, tornando-as construtivas, críticas e participativas nas atividades educacionais, preparando-as para conviver em sociedade, num árduo processo de inclusão social no Centro Educacional SESC LER de Acauã Piauí. Destaca-se neste contexto as perspectivas e desafios enfrentados pela EJA, almejando a superação da evasão escolar e dos desafios que tange esta Modalidade de Ensino. Para tanto, recorre-se a estratégias que valorizam a auto-estima dos alunos, onde as discussões e reflexões giram em torno da ideologia de que ao trazer novamente o jovem e o adulto à escola é preciso garantir que eles tenham resultados positivos e permaneçam nela.A educação neste âmbito deve ser tratada como direito humano e de resgate da justiça social e da cidadania, que visa uma prática social que serve para promover as pessoas, instrumentos e práticas para melhor ler, interpretar e atuar na sua realidade, como sempre nos ensinou Paulo Freire.Os alunos Jovens e Adultos devem produzir outros saberes, no desejo de voltar-se para a transformação do sujeito em que os permita a ter autonomia de pensamentos críticos, reflexivos e construtivos.