Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DA LEI DE PROTEÇÃO AOS DIREITOS DA PESSOA COM AUTISMO

Palavra-chaves: POLÍTICA PÚBLICA DE INCLUSÃO, ALUNO AUTISTA, LEI BERENICE PIANA Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      TEÓRICOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM ÊNFASE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO\r\n
      DO AUTISMO, TEA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL, SISTEMÁTICA E NÃO\r\n
      PARTICIPANTE ADOTOU O USO DO DIÁRIO DE CAMPO. GUIOU-SE PELO OBJETIVO DE EXPLICAR COMO ESTÁ SENDO\r\n
      COMPREENDIDA A LEI NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, COM ÊNFASE NA\r\n
      PROTEÇÃO AOS DIREITOS EDUCACIONAIS. A PESQUISA EMPÍRICA FOI REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR\r\n
      MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE FORTALEZA ENTRE OS MESES DE SETEMBRO DE 2016 A\r\n
      FEVEREIRO 2017. A PESQUISA DOCUMENTAL POSSIBILITOU APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS E DAS LEIS DE EDUCAÇÃO\r\n
      QUE EMBASAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI ORGANIZADA\r\n
      EM TRÊS EIXOS TEMÁTICOS, EXTRAÍDOS DA LEI DE INCLUSÃO: A PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE APOIO EM SALA DE\r\n
      AULA, A RELEVÂNCIA DO SETOR DE AEE PARA A APRENDIZAGEM, E A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM AUTISMO NAS\r\n
      ATIVIDADES ACADÊMICAS EM SALA DE AULA. ASSIM, FORAM ABORDADAS E DISCUTIDAS A PARTIR DOS DADOS,\r\n
      EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÃO DIRETA NA REALIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR. AS OBSERVAÇÕES\r\n
      APONTARAM PARA O PROCESSO INCLUSIVO COMO INCOMPLETO, NÃO ALCANÇANDO TODAS AS CRIANÇAS MATRÍCULAS\r\n
      COM AUTISMO. APONTA SUGESTÕES POR CONSTRUIR ESPAÇOS FORMAIS PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE\r\n
      INCLUSÃO, FORMAÇÃO ADEQUADA E CONTÍNUA PARA COMPREENSÃO SOBRE O AUTISMO, APONTA PARA NECESSIDADE\r\n
      DE UMA MAIOR REDE DE APOIO PROFISSIONAL, MAIOR ENVOLVIMENTO DO CORPO DOCENTE PARA COMPREENDER O\r\n
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA DO TIPO EXPLORATÓRIA DESCRITIVA ANCORADA PELAS PRINCIPAIS LEIS E TEÓRICOS QUE NORTEIAM A EDUCAÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, COM ÊNFASE NO TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO, TEA. OS DADOS FORAM COLETADOS A PARTIR DA OBSERVAÇÃO INDIVIDUAL, SISTEMÁTICA E NÃO PARTICIPANTE ADOTOU O USO DO DIÁRIO DE CAMPO. GUIOU-SE PELO OBJETIVO DE EXPLICAR COMO ESTÁ SENDO COMPREENDIDA A LEI NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO, COM ÊNFASE NA PROTEÇÃO AOS DIREITOS EDUCACIONAIS. A PESQUISA EMPÍRICA FOI REALIZADA EM UMA UNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE FORTALEZA ENTRE OS MESES DE SETEMBRO DE 2016 A FEVEREIRO 2017. A PESQUISA DOCUMENTAL POSSIBILITOU APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS E DAS LEIS DE EDUCAÇÃO QUE EMBASAM AS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. A ANÁLISE DOS RESULTADOS FOI ORGANIZADA EM TRÊS EIXOS TEMÁTICOS, EXTRAÍDOS DA LEI DE INCLUSÃO: A PRESENÇA DO PROFISSIONAL DE APOIO EM SALA DE AULA, A RELEVÂNCIA DO SETOR DE AEE PARA A APRENDIZAGEM, E A PARTICIPAÇÃO DO ALUNO COM AUTISMO NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS EM SALA DE AULA. ASSIM, FORAM ABORDADAS E DISCUTIDAS A PARTIR DOS DADOS, EXPERIÊNCIAS, VIVÊNCIAS E OBSERVAÇÃO DIRETA NA REALIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR. AS OBSERVAÇÕES APONTARAM PARA O PROCESSO INCLUSIVO COMO INCOMPLETO, NÃO ALCANÇANDO TODAS AS CRIANÇAS MATRÍCULAS COM AUTISMO. APONTA SUGESTÕES POR CONSTRUIR ESPAÇOS FORMAIS PARA REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO, FORMAÇÃO ADEQUADA E CONTÍNUA PARA COMPREENSÃO SOBRE O AUTISMO, APONTA PARA NECESSIDADE DE UMA MAIOR REDE DE APOIO PROFISSIONAL, MAIOR ENVOLVIMENTO DO CORPO DOCENTE PARA COMPREENDER O PAPEL DO AEE NA ESCOLA.

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