A PROFICIÊNCIA EM LEITURA É UM DOS OBJETIVOS PRINCIPAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PORTANTO AO FINAL DO ENSINO MÉDIO ESPERA-SE QUE O ALUNO TENHA DOMÍNIO DESSA FERRAMENTA FUNDAMENTAL. NESSA PESQUISA, O OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR O PERFIL LEITOR E AS PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA ADOTADAS PELOS ALUNOS DO 4O ANO INTEGRADO NO CAMPUS DE SANTA CRUZ NO ANO DE 2018. PARA ISSO, IREMOS INVESTIGAR A RELAÇÃO QUE OS ALUNOS ESTABELECEM COM A LEITURA LITERÁRIA CONSTRUINDO UM MAPA DO PERFIL LITERÁRIO DOS ALUNOS, EM SEGUIDA PRETENDEMOS DESCREVER AS PRÁTICAS DE LEITURAS REALIZADAS NA ESCOLA BUSCANDO ENTENDER EM QUE MEDIDA ELAS CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO LEITOR
LITERÁRIO. OS DADOS SERÃO OBTIDOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO PRODUZIDOS PELOS PESQUISADORES E APLICADO AOS ALUNOS DO 4O ANO DO CAMPUS. ESPERAMOS QUE A PESQUISA CONTRIBUA PARA ENCONTRAR DADOS QUE AJUDEM A REDEFINIR AS METAS E CRIAR NOVAS POSSIBILIDADES PARA QUE ALUNOS E PROFESSORES POSSAM ENGAJAR EM UMA PARCERIA BEM-SUCEDIDA E QUE AO FINAL SE CONSUBSTANCIE NA FORMAÇÃO LITERÁRIA DO ALUNO DO IFRN.