AS AVALIAÇÕES EXTERNAS TÊM COMO OBJETIVO COMPREENDER OS NÍVEIS DE DIFICULDADE DOS ESTUDANTES EM UMA PERSPECTIVA MACRO DA EDUCAÇÃO, SERVINDO DE MOLDE PARA A PROMOÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS. NESSE SENTIDO, A PESQUISA BUSCOU ANALISAR A INFLUÊNCIA DESSAS AVALIAÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR, MAIS ESPECIFICAMENTE, NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA. PARA ISSO A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO, UTILIZOU COMO PROCEDIMENTOS: ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA E ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A COORDENADORA. O REFERENCIAL TEÓRICO BASEIA-SE EM CERDEIRA (2018) E PAIVA (2015). OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTARAM QUE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS INTERFEREM NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE NO QUE CONCERNE À ELABORAÇÃO DAS AVALIAÇÕES DAS APRENDIZAGENS.