O PRESENTE TRABALHO VISA FALAR SOBRE A VIS?O MIS?GINA E SEXISTA QUE AS MULHERES SOFRIAM DURANTE A IDADE M?DIA FRUTOS DE UMA CONTINUA??O DE PR?TICAS J? ANTERIORES REALIZADAS EM SOCIEDADE ANTIGAS E QUE ENCONTRARAM SOLO F?RTIL PARA MANUTEN??O DESTAS NO MEDIEVO, CHEGANDO ? CONTEMPORANEIDADE COM OUTROS ARRANJOS OPRESSORES. DIANTE DISSO, ANALISAREMOS COMO A IGREJA CAT?LICA PROPAGOU PARA O IMAGIN?RIO POPULAR QUE A MULHER ERA DISSEMINADORA DE PECADO E VEICULADORA DO MAL. DISCUTIREMOS TAMB?M UMA RELA??O COM O CONTEMPOR?NEO, ATRAV?S DE RELATOS DE VIV?NCIAS OCORRIDAS NO TEMPLO DE SALOM?O E ATRAV?S DO CASO DA MENINA DE DEZ ANOS QUE SOFREU ABUSO SEXUAL POR ANOS E QUE VEIO PARA RECIFE REALIZAR O ABORTO, ONDE CONSEGUIMOS VISUALIZAR QUE A IGREJA AINDA HOJE POSSUI UMA VIS?O MACHISTA, QUE REGULA PR?TICAS DE MANUTEN??O QUANTO AO CORPO FEMININO, PAUTANDO DIVIS?ES N?O IGUALIT?RIAS DE DIREITOS, CORROBORANDO MAIS UMA VEZ A UM CORPO SEM AUTONOMIA. PORTANTO, COMPREENDEMOS QUE PELO FEMINISMO SER UM MOVIMENTO DE LIBERDADE E QUE EST? PARA GARANTIR UMA RELA??O DE EQUIDADE ENTRE MULHERES E HOMENS, ONDE N?O VISA ? SOBREPOSI??O ENTRE OS SUJEITOS VALENDO-SE DE UMA HIERARQUIZA??O OU DIFERENCIA??O BIOL?GICA, FAZ PARTE DA CONSTITUI??O DESTE TRABALHO LOCALIZAR SUJEITOS, FALAS E PR?TICAS PARA QUE HAJA UMA MAIOR REFLEX?O DO TEMA, CONTRIBUINDO ASSIM, NOS ESTUDOS DE G?NERO E EDUCA??O DA HERAN?A FEMININA PARA A CONTEMPORANEIDADE.