Artigo Anais do VI CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

TOPOLOGIA INTUITIVA: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: TOPOLOGIA., NOÇÃO INTUITIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-01-24" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 76946
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 199
    "inscrito_id" => 1866
    "titulo" => "TOPOLOGIA INTUITIVA: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A TOPOLOGIA, COMO RAMO DA MATEMÁTICA, CARACTERIZA-SE COMO ÁREA QUE ESTUDA PROPRIEDADES DE FIGURAS QUE NÃO VARIAM COM DETERMINADAS TRANSFORMAÇÕES, COMO POR EXEMPLO, DEFORMAÇÕES. EMBORA CONCEITOS TOPOLÓGICOS APAREÇAM EM DIVERSAS OUTRAS ÁREAS DA MATEMÁTICA, A TOPOLOGIA NÃO É TRADICIONALMENTE ABORDADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL, TAMPOUCO APARECE NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. MESMO SENDO UMA ÁREA ABSTRATA, ALGUMAS IDEIAS TOPOLÓGICAS ADMITEM UM APELO VISUAL E INTUITIVO QUE NOS PERMITE VISLUMBRAR UMA INTRODUÇÃO DE DETERMINADOS OBJETOS EM SALAS DE AULA, DESDE O NÍVEL BÁSICO. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DA TOPOLOGIA, E DESSAS TRANSFORMAÇÕES ENTRE ESPAÇOS TOPOLÓGICOS, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTUITIVA, ALÉM DE SUGERIRMOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES QUE VISAM INTRODUZIR ALGUMAS DESSAS IDEIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE SE ATENDA A COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "TOPOLOGIA., NOÇÃO INTUITIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1866_29092021193548.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÍS ALBERTO SCIÊNCIA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SCIÊNCIA"
    "autor_email" => "luis.lima@aluno.uepb.edu."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 76946
    "edicao_id" => 181
    "trabalho_id" => 199
    "inscrito_id" => 1866
    "titulo" => "TOPOLOGIA INTUITIVA: UMA PROPOSTA DE INSERÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "A TOPOLOGIA, COMO RAMO DA MATEMÁTICA, CARACTERIZA-SE COMO ÁREA QUE ESTUDA PROPRIEDADES DE FIGURAS QUE NÃO VARIAM COM DETERMINADAS TRANSFORMAÇÕES, COMO POR EXEMPLO, DEFORMAÇÕES. EMBORA CONCEITOS TOPOLÓGICOS APAREÇAM EM DIVERSAS OUTRAS ÁREAS DA MATEMÁTICA, A TOPOLOGIA NÃO É TRADICIONALMENTE ABORDADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL, TAMPOUCO APARECE NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. MESMO SENDO UMA ÁREA ABSTRATA, ALGUMAS IDEIAS TOPOLÓGICAS ADMITEM UM APELO VISUAL E INTUITIVO QUE NOS PERMITE VISLUMBRAR UMA INTRODUÇÃO DE DETERMINADOS OBJETOS EM SALAS DE AULA, DESDE O NÍVEL BÁSICO. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DA TOPOLOGIA, E DESSAS TRANSFORMAÇÕES ENTRE ESPAÇOS TOPOLÓGICOS, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTUITIVA, ALÉM DE SUGERIRMOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES QUE VISAM INTRODUZIR ALGUMAS DESSAS IDEIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE SE ATENDA A COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => "TOPOLOGIA., NOÇÃO INTUITIVA, ENSINO DE MATEMÁTICA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV161_MD1_SA101_ID1866_29092021193548.pdf"
    "created_at" => "2021-12-06 10:38:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUÍS ALBERTO SCIÊNCIA SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "SCIÊNCIA"
    "autor_email" => "luis.lima@aluno.uepb.edu."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-vi-congresso-nacional-de-pesquisa-e-ensino-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do VI CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "619e67709bed3_24112021132520.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-24"
    "edicao_publicada_em" => "2021-11-24 13:25:20"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de janeiro de 2022

Resumo

A TOPOLOGIA, COMO RAMO DA MATEMÁTICA, CARACTERIZA-SE COMO ÁREA QUE ESTUDA PROPRIEDADES DE FIGURAS QUE NÃO VARIAM COM DETERMINADAS TRANSFORMAÇÕES, COMO POR EXEMPLO, DEFORMAÇÕES. EMBORA CONCEITOS TOPOLÓGICOS APAREÇAM EM DIVERSAS OUTRAS ÁREAS DA MATEMÁTICA, A TOPOLOGIA NÃO É TRADICIONALMENTE ABORDADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL, TAMPOUCO APARECE NOS CURRÍCULOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. MESMO SENDO UMA ÁREA ABSTRATA, ALGUMAS IDEIAS TOPOLÓGICAS ADMITEM UM APELO VISUAL E INTUITIVO QUE NOS PERMITE VISLUMBRAR UMA INTRODUÇÃO DE DETERMINADOS OBJETOS EM SALAS DE AULA, DESDE O NÍVEL BÁSICO. NESTE TRABALHO, APRESENTAMOS ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DA TOPOLOGIA, E DESSAS TRANSFORMAÇÕES ENTRE ESPAÇOS TOPOLÓGICOS, ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM INTUITIVA, ALÉM DE SUGERIRMOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES QUE VISAM INTRODUZIR ALGUMAS DESSAS IDEIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO QUE SE ATENDA A COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PREVISTAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.