Artigo Anais do IV CINTEDI 2021

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

LIDANDO COM O DIFERENTE: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA A PARTIR DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA COM EDUCADORES E FAMILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, EDUCAÇÃO INFANTIL, FAMÍLIA, EDUCADORES, PSICOLOGIA ESCOLAR Comunicação Oral (CO) AT 19: Psicologia Escolar e Educacional e Inclusão
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      CAMPO, ORIENTAÇÕES COLETIVAS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O CAMPO DA PSICOLOGIA ESCOLAR, BEM\r\n
      COMO SOBRE AS TEORIAS E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA OBSERVADO. A INTERVENÇÃO PROPOSTA É\r\n
      REFERENTE À OBSERVAÇÃO DE DIFICULDADES DOS EDUCADORES EM LIDAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM\r\n
      COMPORTAMENTOS NÃO-NORMATIVOS. SOMADO A ISSO, HÁ UMA RELAÇÃO FRAGILIZADA ESTABELECIDA ENTRE FAMÍLIA\r\n
      E ESCOLA, A QUAL É COMPREENDIDA COMO ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A\r\n
      PARTIR DESSAS PERCEPÇÕES, ENTENDE-SE A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS PROBLEMAS, ACARRETANDO EM UM AMBIENTE\r\n
      ADOECEDOR PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, ESPECIALMENTE PARA EDUCADORES E PARA A CRIANÇA EM QUESTÃO. POR\r\n
      MEIO DE TAL ANÁLISE, FOI POSSÍVEL CHEGAR EM UMA INTERVENÇÃO EM TRÊS BLOCOS, DESTINADA AO PÚBLICO\r\n
      CITADO, ENVOLVENDO CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA, CAPACITAÇÃO EM UMA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS DO\r\n
      COMPORTAMENTO E MOMENTOS TERAPÊUTICOS GRUPAIS. DIANTE DO EXPOSTO, ESPERA-SE QUE SEJA POSSÍVEL O\r\n
      ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL E ACOLHEDOR ÀS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS/AS EM\r\n
      SALA DE AULA, BEM COMO A AMPLIAÇÃO DO DIÁLOGO COM A FAMÍLIA. COM ISSO, A EXPECTATIVA É DE CONTRIBUIR\r\n
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Publicado em 07 de dezembro de 2021

Resumo

O PRESENTE TRABALHO DIZ RESPEITO A UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COM EDUCADORES E FAMILIARES DA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. ASSIM, TEM POR BASE A EXPERIÊNCIA DE UM ESTÁGIO BÁSICO OBRIGATÓRIO DESENVOLVIDO NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA, REALIZADO NO ÂMBITO DA PSICOLOGIA ESCOLAR. O CAMINHO METODOLÓGICO PARA A CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA ENVOLVEU OBSERVAÇÃO DO CAMPO, ORIENTAÇÕES COLETIVAS E PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE O CAMPO DA PSICOLOGIA ESCOLAR, BEM COMO SOBRE AS TEORIAS E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA OBSERVADO. A INTERVENÇÃO PROPOSTA É REFERENTE À OBSERVAÇÃO DE DIFICULDADES DOS EDUCADORES EM LIDAR COM CRIANÇAS QUE APRESENTAM COMPORTAMENTOS NÃO-NORMATIVOS. SOMADO A ISSO, HÁ UMA RELAÇÃO FRAGILIZADA ESTABELECIDA ENTRE FAMÍLIA E ESCOLA, A QUAL É COMPREENDIDA COMO ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. A PARTIR DESSAS PERCEPÇÕES, ENTENDE-SE A EXISTÊNCIA DE DIVERSOS PROBLEMAS, ACARRETANDO EM UM AMBIENTE ADOECEDOR PARA TODOS OS ENVOLVIDOS, ESPECIALMENTE PARA EDUCADORES E PARA A CRIANÇA EM QUESTÃO. POR MEIO DE TAL ANÁLISE, FOI POSSÍVEL CHEGAR EM UMA INTERVENÇÃO EM TRÊS BLOCOS, DESTINADA AO PÚBLICO CITADO, ENVOLVENDO CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O TEMA, CAPACITAÇÃO EM UMA ABORDAGEM DAS CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO E MOMENTOS TERAPÊUTICOS GRUPAIS. DIANTE DO EXPOSTO, ESPERA-SE QUE SEJA POSSÍVEL O ESTABELECIMENTO DE UM AMBIENTE SAUDÁVEL E ACOLHEDOR ÀS DEMANDAS APRESENTADAS PELOS ALUNOS/AS EM SALA DE AULA, BEM COMO A AMPLIAÇÃO DO DIÁLOGO COM A FAMÍLIA. COM ISSO, A EXPECTATIVA É DE CONTRIBUIR CADA VEZ MAIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, TRAZENDO MELHORIAS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE FORMA AMPLA.

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