Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS AVANÇADO DO SERROTÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – CAMPINA GRANDE-PB: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO CIDADÃ

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM PRISÃO, DIREITOS HUMANOS, FORMAÇÃO CIDADÃ Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL; DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE CULTURAL.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

A UEPB cria através da resolução do Conselho Universitário (CONSUNI) o Campus “Dom José Maria Pires”, dentro do complexo prisional Serrotão, inaugurado em agosto de 2013. O mesmo começa a funcionar, com Programas e Projetos de Extensão e Pesquisa, envolvendo professores e alunos da UEPB, desenvolvendo ações educativas para apenados e apenadas, e fortalecendo o processo de formação cidadã dos alunos e professores envolvidos na experiência. Objetiva oferecer oportunidades de ressocialização através da promoção da saúde, do acesso à educação, da formação para o trabalho que contribuam com a redução da reincidência prisional e a construção de perspectivas de novos projetos de vida ao sair da prisão. Desta forma contemplando a educação formal e informal que segundo Ireland (2011) enfatiza a necessidade das práticas pedagógicas complementares no processo de formação e desenvolvimento educacional das pessoas privadas de liberdade. São ações nas áreas de Serviço Social, Educação Física, Odontologia, Direito e Educação, já que produzem resultados concretos, tais como a aprovação de reeducandos no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM), que participam do programa preparatório para o ENEM (Pró-Enem). Ressalta-se que apesar das fortes relações de poder que ali são exercidas, mesmo admitindo-se um processo de tomada de decisões, bastante centralizado no Estado, há de modo geral, um reconhecimento manifesto acerca do trabalho.

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