Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A LINGUAGEM MUSICAL NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: LINGUAGEM MUSICAL, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM. Pôster (PO) DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8422
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1611
    "inscrito_id" => 2258
    "titulo" => "A LINGUAGEM MUSICAL NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "No artigo apresenta-se a linguagem musical como um recurso importante na educação infantil, contribuído para o desempenho da coordenação motora, aumentando à atenção e percepção, a autonomia, a memorização, a capacidade de socialização e de despertar a criatividade e imaginação das crianças. O texto teve como objetivo refletir sobre as diversas linguagens fundamentadas pelo teórico de Howard Gardner, mas destacando a linguagem musical como foco de estudo. Analisamos a importância da linguagem musical na construção na aprendizagem na educação infantil, a forma como proporciona o desenvolvimento da criança e como os professores utilizam desse recurso para uma boa prática pedagógica. Na metodologia adotada foi utilizada de entrevista com as professoras e a observação com a turma do infantil IV contendo 20 alunos, sendo nove meninas e onze meninos, contribuindo para comprovar a influência da música no desenvolvimento das crianças. Ao ser trabalhado pelas professoras, a música na sala de aula, percebemos a interação da turma, e como auxilia o professor para torna a prática pedagógica com qualidade. O emprego da música no espaço escolar pode ser de várias maneiras, seja a música cantada, com a utilização do som ou instrumentos, ela faz com que a turma se envolva e construa novos conhecimentos. Os resultados obtidos na linguagem musical na sala de aula da educação infantil são de grande importância para nós que vivenciamos essa experiência, como também para turma e professoras. Portanto, concluímos o valor que a música tem nas serieis iniciais e em todo processo de ensino e aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM MUSICAL, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_20_45_59_idinscrito_2258_4a94c76c68af3916880aed221ecd6e4d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYCAELLA XAVIER NAQUE"
    "autor_nome_curto" => "MYCAELLA"
    "autor_email" => "mycaellanaque@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8422
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1611
    "inscrito_id" => 2258
    "titulo" => "A LINGUAGEM MUSICAL NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "No artigo apresenta-se a linguagem musical como um recurso importante na educação infantil, contribuído para o desempenho da coordenação motora, aumentando à atenção e percepção, a autonomia, a memorização, a capacidade de socialização e de despertar a criatividade e imaginação das crianças. O texto teve como objetivo refletir sobre as diversas linguagens fundamentadas pelo teórico de Howard Gardner, mas destacando a linguagem musical como foco de estudo. Analisamos a importância da linguagem musical na construção na aprendizagem na educação infantil, a forma como proporciona o desenvolvimento da criança e como os professores utilizam desse recurso para uma boa prática pedagógica. Na metodologia adotada foi utilizada de entrevista com as professoras e a observação com a turma do infantil IV contendo 20 alunos, sendo nove meninas e onze meninos, contribuindo para comprovar a influência da música no desenvolvimento das crianças. Ao ser trabalhado pelas professoras, a música na sala de aula, percebemos a interação da turma, e como auxilia o professor para torna a prática pedagógica com qualidade. O emprego da música no espaço escolar pode ser de várias maneiras, seja a música cantada, com a utilização do som ou instrumentos, ela faz com que a turma se envolva e construa novos conhecimentos. Os resultados obtidos na linguagem musical na sala de aula da educação infantil são de grande importância para nós que vivenciamos essa experiência, como também para turma e professoras. Portanto, concluímos o valor que a música tem nas serieis iniciais e em todo processo de ensino e aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "DIREITOS HUMANOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO, CURRÍCULO, METODOLOGIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM MUSICAL, EDUCAÇÃO, APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_10_11_2014_20_45_59_idinscrito_2258_4a94c76c68af3916880aed221ecd6e4d.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MYCAELLA XAVIER NAQUE"
    "autor_nome_curto" => "MYCAELLA"
    "autor_email" => "mycaellanaque@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

No artigo apresenta-se a linguagem musical como um recurso importante na educação infantil, contribuído para o desempenho da coordenação motora, aumentando à atenção e percepção, a autonomia, a memorização, a capacidade de socialização e de despertar a criatividade e imaginação das crianças. O texto teve como objetivo refletir sobre as diversas linguagens fundamentadas pelo teórico de Howard Gardner, mas destacando a linguagem musical como foco de estudo. Analisamos a importância da linguagem musical na construção na aprendizagem na educação infantil, a forma como proporciona o desenvolvimento da criança e como os professores utilizam desse recurso para uma boa prática pedagógica. Na metodologia adotada foi utilizada de entrevista com as professoras e a observação com a turma do infantil IV contendo 20 alunos, sendo nove meninas e onze meninos, contribuindo para comprovar a influência da música no desenvolvimento das crianças. Ao ser trabalhado pelas professoras, a música na sala de aula, percebemos a interação da turma, e como auxilia o professor para torna a prática pedagógica com qualidade. O emprego da música no espaço escolar pode ser de várias maneiras, seja a música cantada, com a utilização do som ou instrumentos, ela faz com que a turma se envolva e construa novos conhecimentos. Os resultados obtidos na linguagem musical na sala de aula da educação infantil são de grande importância para nós que vivenciamos essa experiência, como também para turma e professoras. Portanto, concluímos o valor que a música tem nas serieis iniciais e em todo processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.