Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA E O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS.

Palavra-chaves: ABORDAGEM CTS, ENSINO DE CIÊNCIA, ENSINO DE BIOLOGIA, DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84528
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 1564
    "titulo" => "A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA E O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS."
    "resumo" => "DIANTE DA MÚTUA INFLUÊNCIA PRESENTE NAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E A DIMENSÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, O ENSINO DE CIÊNCIAS EXERCE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES EXISTENTES NA TRÍADE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE. ESSE ENSINO REFLETE O ENTENDIMENTO DA DINÂMICA E DOS IMPACTOS DESSAS RELAÇÕES, MAS, TAMBÉM, PRECISA PROBLEMATIZAR A PASSIVIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO À CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, OBJETIVANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO ÂMBITO DE TOMADA DE DECISÕES EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. NESSE CONTEXTO, ESTE ESTUDO ANALISA A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DESEMPENHA DIANTE DE UMA SOCIEDADE SUBMETIDA A FORTE INFLUÊNCIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. TENDO EM VISTA O CENÁRIO DE UMA CRESCENTE IMERSÃO DA SOCIEDADE EM ATIVIDADES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS, DISCUSSÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE A DUALIDADE ENTRE BEM-ESTAR SOCIAL E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS SÃO NECESSÁRIAS. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, O ENSINO DE CIÊNCIAS EXERCE FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DA CIÊNCIA COMO ATIVIDADE SOCIAL E É MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO CRÍTICA DOS AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS. NO ENTANTO, ESTUDOS INDICAM QUE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NÃO ABRANGE A COMPLEXIDADE DAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DESTE ENSINO E, EM CONSEQUÊNCIA, HÁ UMA LIMITAÇÃO DO EDUCADOR NA TENTATIVA DE PROMOVER PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ABORDEM A COMPLEXIDADE DO CENÁRIO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS EDUCANDOS NESSE MEIO. O CAMPO DE PESQUISA DENOMINADO “ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE” POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO E DAS FERRAMENTAS PARA ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS EM CONJUNTO COM SEUS ASPECTOS ÉTICOS, HISTÓRICOS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS. ESSE CAMPO, QUE SE DESENVOLVEU A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO NÃO ESTARIA RELACIONADO LINEARMENTE AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – PENSAMENTO CARACTERÍSTICO DA RACIONALIDADE CRESCENTE DO SÉCULO XIX. ATUALMENTE, PESQUISAS MOSTRAM QUE AINDA HÁ A PERMANÊNCIA DESSA NOÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO FATOR DE PROGRESSO E ESPERANÇA PARA O FUTURO. NO ÂMBITO ACADÊMICO, A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EXPANDIU EM UM UNIVERSO DE PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE VISAM A COMPREENSÃO CRÍTICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA COMO PROCESSOS SOCIAIS, DESCONSTRUINDO O MITO DO CIENTIFICISMO QUE, ENTRE OUTROS FATORES, CONSOLIDA A IDEIA DE CIÊNCIA AUTÔNOMA E REDENTORA. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO E APLICAMOS COM SETE ESTUDANTES MATRICULADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, DURANTE A DISCIPLINA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EM UMA AULA PREVISTA PARA CONTEMPLAR ATIVIDADES SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CONSONÂNCIA COM A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. TODOS OS PRECEITOS ÉTICOS COM SERES HUMANOS FORAM SEGUIDOS. O ESTUDO FOI NORTEADO POR UMA DAS PERGUNTAS DO QUESTIONÁRIO: “QUAL O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS DIANTE DE UMA SOCIEDADE FORTEMENTE INFLUENCIADA POR CIÊNCIA E TECNOLOGIA?”. PARA MANTER O SIGILO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES, ELES RECEBERAM NOMES FICTÍCIOS. NA ANÁLISE DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL RECONHECER TRÊS CATEGORIAS DE RESPOSTAS: I) ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO PROGRESSO; II) ENSINO DE CIÊNCIAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA; E III) ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. NA PRIMEIRA CATEGORIA, OS RESPONDENTES EXPLICITARAM, EM MAIOR OU MENOR GRAU, A VISÃO DE RELAÇÃO DIRETA ENTRE AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E O PROGRESSO, DIRECIONANDO À DENOMINADA PERSPECTIVA SALVACIONISTA/REDENTORA ATRIBUÍDA À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA. ESSA VISÃO PROPÕE QUE AMBAS PODEM SALVAR O PLANETA OU OFERECER UM FUTURO MELHOR E PRESSUPÕE HAVER NEUTRALIDADE NA CIÊNCIA E NA TECNOLOGIA. NO ENTANTO, A EXISTÊNCIA DE VALORES E INTERESSES – COMUMENTE POLÍTICOS E ECONÔMICOS – PRESENTES, DESDE A IDEALIZAÇÃO ATÉ A CONCEPÇÃO DO ARTEFATO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO, NÃO FORAM CONSIDERADOS PELOS ESTUDANTES. DIFERENTEMENTE, REPRESENTANTES DA SEGUNDA CATEGORIA MOSTRARAM RECONHECER A SUPOSTA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA E MOSTRARAM-SE CIENTES DO MITO DA PERSPECTIVA SALVACIONISTA. NESSA CATEGORIA, OS ESTUDANTES SE POSICIONARAM POR UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. ENTENDER OS ASPECTOS RELACIONADOS À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA SÃO ESSENCIAIS PARA UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO, MAS NÃO SOMENTE. TEÓRICOS DO CAMPO APONTAM QUE O OBJETIVO DE UNICAMENTE EXPOR OS MITOS DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE PODE DIRECIONAR A UMA SITUAÇÃO-LIMITE: É RECONHECIDO QUE HÁ VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS, MAS NÃO HÁ O QUE FAZER. ESTUDANTES DA TERCEIRA CATEGORIA, POR SUA VEZ, EXPUSERAM A PROBLEMATIZAÇÃO DA PASSIVIDADE SOCIAL E DEMONSTRARAM A NECESSIDADE DO ESTÍMULO EFETIVO PARA AS POSSIBILIDADES DE UMA OUTRA RELAÇÃO DA TRÍADE. DENTRE OS ARGUMENTOS, ESTIVERAM PRESENTES A ATENÇÃO AOS ASPECTOS DA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO MÚTUA ENTRE SOCIEDADE E QUESTÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS, DO FUNCIONAMENTO E INFLUÊNCIAS DA CIÊNCIA E DIRECIONAM AO ESTÍMULO DO ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES. COMPREENDER AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NO CAMPO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE CONTRAPOSIÇÃO ÀS CONTRADIÇÕES NAS RELAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS EM ÂMBITO CAPITALISTA. O ESTUDO NÃO PRETENDE ESGOTAR-SE, MAS ESTIMULAR PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE PROMOVAM ABORDAGENS QUE CONTEMPLEM SAÍDAS DO LABIRINTO CAPITALISTA NA DIMENSÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENGAJAMENTO DE COLETIVOS NO ESTUDO E INTERVENÇÕES DA SOCIEDADE DIANTE DE TOMADAS DE DECISÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS, REAFIRMANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE ESTRUTURA UM PROCESSO EDUCATIVO CRÍTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM CTS, ENSINO DE CIÊNCIA, ENSINO DE BIOLOGIA, DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1564_26102021182530.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA DA SILVA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA"
    "autor_email" => "grzdantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84528
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 363
    "inscrito_id" => 1564
    "titulo" => "A CIÊNCIA E A TECNOLOGIA E O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS."
    "resumo" => "DIANTE DA MÚTUA INFLUÊNCIA PRESENTE NAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E A DIMENSÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, O ENSINO DE CIÊNCIAS EXERCE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES EXISTENTES NA TRÍADE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE. ESSE ENSINO REFLETE O ENTENDIMENTO DA DINÂMICA E DOS IMPACTOS DESSAS RELAÇÕES, MAS, TAMBÉM, PRECISA PROBLEMATIZAR A PASSIVIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO À CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, OBJETIVANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO ÂMBITO DE TOMADA DE DECISÕES EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. NESSE CONTEXTO, ESTE ESTUDO ANALISA A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DESEMPENHA DIANTE DE UMA SOCIEDADE SUBMETIDA A FORTE INFLUÊNCIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. TENDO EM VISTA O CENÁRIO DE UMA CRESCENTE IMERSÃO DA SOCIEDADE EM ATIVIDADES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS, DISCUSSÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE A DUALIDADE ENTRE BEM-ESTAR SOCIAL E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS SÃO NECESSÁRIAS. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, O ENSINO DE CIÊNCIAS EXERCE FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DA CIÊNCIA COMO ATIVIDADE SOCIAL E É MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO CRÍTICA DOS AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS. NO ENTANTO, ESTUDOS INDICAM QUE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NÃO ABRANGE A COMPLEXIDADE DAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DESTE ENSINO E, EM CONSEQUÊNCIA, HÁ UMA LIMITAÇÃO DO EDUCADOR NA TENTATIVA DE PROMOVER PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ABORDEM A COMPLEXIDADE DO CENÁRIO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS EDUCANDOS NESSE MEIO. O CAMPO DE PESQUISA DENOMINADO “ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE” POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO E DAS FERRAMENTAS PARA ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS EM CONJUNTO COM SEUS ASPECTOS ÉTICOS, HISTÓRICOS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS. ESSE CAMPO, QUE SE DESENVOLVEU A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO NÃO ESTARIA RELACIONADO LINEARMENTE AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – PENSAMENTO CARACTERÍSTICO DA RACIONALIDADE CRESCENTE DO SÉCULO XIX. ATUALMENTE, PESQUISAS MOSTRAM QUE AINDA HÁ A PERMANÊNCIA DESSA NOÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO FATOR DE PROGRESSO E ESPERANÇA PARA O FUTURO. NO ÂMBITO ACADÊMICO, A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EXPANDIU EM UM UNIVERSO DE PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE VISAM A COMPREENSÃO CRÍTICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA COMO PROCESSOS SOCIAIS, DESCONSTRUINDO O MITO DO CIENTIFICISMO QUE, ENTRE OUTROS FATORES, CONSOLIDA A IDEIA DE CIÊNCIA AUTÔNOMA E REDENTORA. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO E APLICAMOS COM SETE ESTUDANTES MATRICULADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, DURANTE A DISCIPLINA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EM UMA AULA PREVISTA PARA CONTEMPLAR ATIVIDADES SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CONSONÂNCIA COM A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. TODOS OS PRECEITOS ÉTICOS COM SERES HUMANOS FORAM SEGUIDOS. O ESTUDO FOI NORTEADO POR UMA DAS PERGUNTAS DO QUESTIONÁRIO: “QUAL O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS DIANTE DE UMA SOCIEDADE FORTEMENTE INFLUENCIADA POR CIÊNCIA E TECNOLOGIA?”. PARA MANTER O SIGILO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES, ELES RECEBERAM NOMES FICTÍCIOS. NA ANÁLISE DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL RECONHECER TRÊS CATEGORIAS DE RESPOSTAS: I) ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO PROGRESSO; II) ENSINO DE CIÊNCIAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA; E III) ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. NA PRIMEIRA CATEGORIA, OS RESPONDENTES EXPLICITARAM, EM MAIOR OU MENOR GRAU, A VISÃO DE RELAÇÃO DIRETA ENTRE AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E O PROGRESSO, DIRECIONANDO À DENOMINADA PERSPECTIVA SALVACIONISTA/REDENTORA ATRIBUÍDA À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA. ESSA VISÃO PROPÕE QUE AMBAS PODEM SALVAR O PLANETA OU OFERECER UM FUTURO MELHOR E PRESSUPÕE HAVER NEUTRALIDADE NA CIÊNCIA E NA TECNOLOGIA. NO ENTANTO, A EXISTÊNCIA DE VALORES E INTERESSES – COMUMENTE POLÍTICOS E ECONÔMICOS – PRESENTES, DESDE A IDEALIZAÇÃO ATÉ A CONCEPÇÃO DO ARTEFATO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO, NÃO FORAM CONSIDERADOS PELOS ESTUDANTES. DIFERENTEMENTE, REPRESENTANTES DA SEGUNDA CATEGORIA MOSTRARAM RECONHECER A SUPOSTA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA E MOSTRARAM-SE CIENTES DO MITO DA PERSPECTIVA SALVACIONISTA. NESSA CATEGORIA, OS ESTUDANTES SE POSICIONARAM POR UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. ENTENDER OS ASPECTOS RELACIONADOS À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA SÃO ESSENCIAIS PARA UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO, MAS NÃO SOMENTE. TEÓRICOS DO CAMPO APONTAM QUE O OBJETIVO DE UNICAMENTE EXPOR OS MITOS DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE PODE DIRECIONAR A UMA SITUAÇÃO-LIMITE: É RECONHECIDO QUE HÁ VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS, MAS NÃO HÁ O QUE FAZER. ESTUDANTES DA TERCEIRA CATEGORIA, POR SUA VEZ, EXPUSERAM A PROBLEMATIZAÇÃO DA PASSIVIDADE SOCIAL E DEMONSTRARAM A NECESSIDADE DO ESTÍMULO EFETIVO PARA AS POSSIBILIDADES DE UMA OUTRA RELAÇÃO DA TRÍADE. DENTRE OS ARGUMENTOS, ESTIVERAM PRESENTES A ATENÇÃO AOS ASPECTOS DA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO MÚTUA ENTRE SOCIEDADE E QUESTÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS, DO FUNCIONAMENTO E INFLUÊNCIAS DA CIÊNCIA E DIRECIONAM AO ESTÍMULO DO ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES. COMPREENDER AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NO CAMPO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE CONTRAPOSIÇÃO ÀS CONTRADIÇÕES NAS RELAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS EM ÂMBITO CAPITALISTA. O ESTUDO NÃO PRETENDE ESGOTAR-SE, MAS ESTIMULAR PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE PROMOVAM ABORDAGENS QUE CONTEMPLEM SAÍDAS DO LABIRINTO CAPITALISTA NA DIMENSÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENGAJAMENTO DE COLETIVOS NO ESTUDO E INTERVENÇÕES DA SOCIEDADE DIANTE DE TOMADAS DE DECISÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS, REAFIRMANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE ESTRUTURA UM PROCESSO EDUCATIVO CRÍTICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM CTS, ENSINO DE CIÊNCIA, ENSINO DE BIOLOGIA, DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1564_26102021182530.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GRAZIELA DA SILVA DANTAS"
    "autor_nome_curto" => "GRAZIELA"
    "autor_email" => "grzdantas@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DIANTE DA MÚTUA INFLUÊNCIA PRESENTE NAS RELAÇÕES ENTRE A SOCIEDADE E A DIMENSÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, O ENSINO DE CIÊNCIAS EXERCE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES EXISTENTES NA TRÍADE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE. ESSE ENSINO REFLETE O ENTENDIMENTO DA DINÂMICA E DOS IMPACTOS DESSAS RELAÇÕES, MAS, TAMBÉM, PRECISA PROBLEMATIZAR A PASSIVIDADE SOCIAL EM RELAÇÃO À CIÊNCIA E A TECNOLOGIA, OBJETIVANDO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE NO ÂMBITO DE TOMADA DE DECISÕES EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. NESSE CONTEXTO, ESTE ESTUDO ANALISA A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ACERCA DO PAPEL QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS DESEMPENHA DIANTE DE UMA SOCIEDADE SUBMETIDA A FORTE INFLUÊNCIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. TENDO EM VISTA O CENÁRIO DE UMA CRESCENTE IMERSÃO DA SOCIEDADE EM ATIVIDADES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS, DISCUSSÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS SOBRE A DUALIDADE ENTRE BEM-ESTAR SOCIAL E IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS SÃO NECESSÁRIAS. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, O ENSINO DE CIÊNCIAS EXERCE FUNÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO DA CIÊNCIA COMO ATIVIDADE SOCIAL E É MEDIADOR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO E PERCEPÇÃO CRÍTICA DOS AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICOS. NO ENTANTO, ESTUDOS INDICAM QUE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NÃO ABRANGE A COMPLEXIDADE DAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DESTE ENSINO E, EM CONSEQUÊNCIA, HÁ UMA LIMITAÇÃO DO EDUCADOR NA TENTATIVA DE PROMOVER PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ABORDEM A COMPLEXIDADE DO CENÁRIO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E ESTIMULEM A PARTICIPAÇÃO SOCIAL DOS EDUCANDOS NESSE MEIO. O CAMPO DE PESQUISA DENOMINADO “ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE” POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO E DAS FERRAMENTAS PARA ABORDAGENS DOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS EM CONJUNTO COM SEUS ASPECTOS ÉTICOS, HISTÓRICOS, POLÍTICOS E ECONÔMICOS. ESSE CAMPO, QUE SE DESENVOLVEU A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE QUE O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO NÃO ESTARIA RELACIONADO LINEARMENTE AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E AO DESENVOLVIMENTO SOCIAL – PENSAMENTO CARACTERÍSTICO DA RACIONALIDADE CRESCENTE DO SÉCULO XIX. ATUALMENTE, PESQUISAS MOSTRAM QUE AINDA HÁ A PERMANÊNCIA DESSA NOÇÃO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO FATOR DE PROGRESSO E ESPERANÇA PARA O FUTURO. NO ÂMBITO ACADÊMICO, A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE EXPANDIU EM UM UNIVERSO DE PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE VISAM A COMPREENSÃO CRÍTICA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA COMO PROCESSOS SOCIAIS, DESCONSTRUINDO O MITO DO CIENTIFICISMO QUE, ENTRE OUTROS FATORES, CONSOLIDA A IDEIA DE CIÊNCIA AUTÔNOMA E REDENTORA. PARTINDO DESSES PRESSUPOSTOS, ELABORAMOS UM QUESTIONÁRIO E APLICAMOS COM SETE ESTUDANTES MATRICULADOS NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, DURANTE A DISCIPLINA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EM UMA AULA PREVISTA PARA CONTEMPLAR ATIVIDADES SOBRE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM CONSONÂNCIA COM A ABORDAGEM EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. TODOS OS PRECEITOS ÉTICOS COM SERES HUMANOS FORAM SEGUIDOS. O ESTUDO FOI NORTEADO POR UMA DAS PERGUNTAS DO QUESTIONÁRIO: “QUAL O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS DIANTE DE UMA SOCIEDADE FORTEMENTE INFLUENCIADA POR CIÊNCIA E TECNOLOGIA?”. PARA MANTER O SIGILO DA IDENTIDADE DOS ESTUDANTES, ELES RECEBERAM NOMES FICTÍCIOS. NA ANÁLISE DOS ARGUMENTOS UTILIZADOS PARA RESPONDER AO QUESTIONÁRIO, FOI POSSÍVEL RECONHECER TRÊS CATEGORIAS DE RESPOSTAS: I) ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA COMO PROGRESSO; II) ENSINO DE CIÊNCIAS PARA DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA; E III) ENSINO DE CIÊNCIAS PARA O PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. NA PRIMEIRA CATEGORIA, OS RESPONDENTES EXPLICITARAM, EM MAIOR OU MENOR GRAU, A VISÃO DE RELAÇÃO DIRETA ENTRE AVANÇOS CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO E O PROGRESSO, DIRECIONANDO À DENOMINADA PERSPECTIVA SALVACIONISTA/REDENTORA ATRIBUÍDA À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA. ESSA VISÃO PROPÕE QUE AMBAS PODEM SALVAR O PLANETA OU OFERECER UM FUTURO MELHOR E PRESSUPÕE HAVER NEUTRALIDADE NA CIÊNCIA E NA TECNOLOGIA. NO ENTANTO, A EXISTÊNCIA DE VALORES E INTERESSES – COMUMENTE POLÍTICOS E ECONÔMICOS – PRESENTES, DESDE A IDEALIZAÇÃO ATÉ A CONCEPÇÃO DO ARTEFATO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICO, NÃO FORAM CONSIDERADOS PELOS ESTUDANTES. DIFERENTEMENTE, REPRESENTANTES DA SEGUNDA CATEGORIA MOSTRARAM RECONHECER A SUPOSTA NEUTRALIDADE CIENTÍFICA E MOSTRARAM-SE CIENTES DO MITO DA PERSPECTIVA SALVACIONISTA. NESSA CATEGORIA, OS ESTUDANTES SE POSICIONARAM POR UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO. ENTENDER OS ASPECTOS RELACIONADOS À CIÊNCIA E À TECNOLOGIA SÃO ESSENCIAIS PARA UMA CULTURA DE PARTICIPAÇÃO, MAS NÃO SOMENTE. TEÓRICOS DO CAMPO APONTAM QUE O OBJETIVO DE UNICAMENTE EXPOR OS MITOS DA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE PODE DIRECIONAR A UMA SITUAÇÃO-LIMITE: É RECONHECIDO QUE HÁ VALORES E INTERESSES CAPITALISTAS, MAS NÃO HÁ O QUE FAZER. ESTUDANTES DA TERCEIRA CATEGORIA, POR SUA VEZ, EXPUSERAM A PROBLEMATIZAÇÃO DA PASSIVIDADE SOCIAL E DEMONSTRARAM A NECESSIDADE DO ESTÍMULO EFETIVO PARA AS POSSIBILIDADES DE UMA OUTRA RELAÇÃO DA TRÍADE. DENTRE OS ARGUMENTOS, ESTIVERAM PRESENTES A ATENÇÃO AOS ASPECTOS DA COMPREENSÃO DA RELAÇÃO MÚTUA ENTRE SOCIEDADE E QUESTÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS, DO FUNCIONAMENTO E INFLUÊNCIAS DA CIÊNCIA E DIRECIONAM AO ESTÍMULO DO ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES. COMPREENDER AS DIMENSÕES DA FORMAÇÃO INICIAL NO CAMPO DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA É FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE CONTRAPOSIÇÃO ÀS CONTRADIÇÕES NAS RELAÇÕES CIENTÍFICO-TECNOLÓGICAS EM ÂMBITO CAPITALISTA. O ESTUDO NÃO PRETENDE ESGOTAR-SE, MAS ESTIMULAR PROPOSTAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS QUE PROMOVAM ABORDAGENS QUE CONTEMPLEM SAÍDAS DO LABIRINTO CAPITALISTA NA DIMENSÃO CIENTÍFICO-TECNOLÓGICA, COMO AS POLÍTICAS PÚBLICAS E O ENGAJAMENTO DE COLETIVOS NO ESTUDO E INTERVENÇÕES DA SOCIEDADE DIANTE DE TOMADAS DE DECISÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS, REAFIRMANDO UM ENSINO DE CIÊNCIAS QUE ESTRUTURA UM PROCESSO EDUCATIVO CRÍTICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.