Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DO HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB), NO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)

Palavra-chaves: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, BOSQUES, JARDINS., Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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COM A URBANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NATURAIS, AS ATUAIS CONSTRUÇÕES URBANAS ESTÃO REPLETAS DE EDIFICAÇÕES, CALÇAMENTOS E DEMAIS PAVIMENTAÇÕES EM DETRIMENTO DE ESPAÇOS ARBORIZADOS. ESTA FORMA DE URBANIZAÇÃO EMPREGADA NA MAIORIA DAS CIDADES ESTÁ PROVOCANDO O DISTANCIAMENTO DO SER HUMANO COM A NATUREZA, COMPROVANDO A NECESSIDADE DE MAIS ESPAÇOS ARBORIZADOS, TAIS COMO BOSQUES, PARQUES E PRAÇAS, ALAMEDAS, ENTRE OUTROS. FOI PENSANDO NESTAS QUESTÕES QUE SURGIU A IDEIA DE CRIAR UM PEQUENO BOSQUE OU MINI-BOSQUE NO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), PARA PROMOVER A INSERÇÃO DA COMUNIDADE E SUAS ESCOLAS NAS DISCUSSÕES AMBIENTAIS E APROXIMÁ-LAS DESTES ESPAÇOS VEGETADOS, NA BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E DA SENSIBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. O CITADO BOSQUE FOI CRIADO POR UM GRUPO DE PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E TERRITÓRIO: PLANEJAMENTO URBANO, RURAL E AMBIENTAL DO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UEPB, QUE SE UTILIZOU DE UMA ÁREA DE 1 HECTARE LOCALIZADA NA PARTE FRONTAL DO CH E QUE ESTAVA SEM QUALQUER USO A MUITOS ANOS. O GRUPO PRETENDIA TRANSFORMAR ESTE ESPAÇO EM UM LUGAR ATRATIVO E DE CONVIVÊNCIA PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E LOCAL, ONDE FOSSE POSSÍVEL REALIZAR PRÁTICAS LIGADAS À EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL, PROPORCIONAR AULAS DE CAMPO, RECEBER VISITANTES, REALIZAR PROGRAMAS DE EXTENSÃO E PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA ENVOLVENDO TODOS OS CURSOS DO CH, E QUE PUDESSE TRAZER BELEZA, DIVERSIDADE VEGETAL, LAZER E CONHECIMENTO CIENTÍFICO. OS ORGANIZADORES DO MINI-BOSQUE DO CH BUSCARAM PARCERIAS QUE DISPONIBILIZASSEM ORIENTAÇÃO TÉCNICA, MAQUINÁRIO NECESSÁRIO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, ALÉM DE MUDAS VEGETAIS ENDÊMICAS, PARA INICIAR O PLANTIO. ASSIM, COM O ESFORÇO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS, FOI POSSÍVEL INICIAR AS ATIVIDADES DE LIMPEZA DO TERRENO E OS PRIMEIROS PLANTIOS EM OUTUBRO DE 2019. AS PRIMEIRAS AÇÕES COLETIVAS NO MINI-BOSQUE DO CH DESPERTARAM O INTERESSE DE ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO, O QUE PROPORCIONOU AS PRIMEIRAS PALESTRAS NESTAS INSTITUIÇÕES E O CADASTRAMENTO DAS MESMAS ÀS ATIVIDADES FUTURAS. EM MARÇO DE 2020, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, TODAS AS ATIVIDADES NO MINI-BOSQUE FORAM PARALISADAS E UM DE SEUS COORDENADORES, O PROFESSOR DR. CARLOS ANTÔNIO BELARMINO ALVES, FOI UMA DAS MILHARES DE VÍTIMAS DESTE VÍRUS. EM SUA HOMENAGEM, RENOMEAMOS O ESPAÇO DO MINI-BOSQUE EM HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB). NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR AS DIVERSAS PRÁTICAS AMBIENTAIS OCORRIDAS NO HBCB/CH/UEPB, DESDE SUA CRIAÇÃO, E FORTALECER O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E APRENDIZAGEM DA EA. A PESQUISA BUSCA MOSTRAR COMO OS QUATRO PROJETOS DE EXTENSÃO QUE ATUAM NO HBCB/CH/UEPB VÊM SOCIALIZANDO TAIS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS E COMUNIDADES DA PARAÍBA. A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DA METODOLOGIA ESPECÍFICA DE CADA PROJETO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER COMO SE DEU O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO HBCB/CH/UEPB, QUAIS INTERVENÇÕES OCORRERAM NA ÁREA, A SUA IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DE SUA CRIAÇÃO PARA OS SEUS FREQUENTADORES. AS ATIVIDADES CONSTARAM DE PLANTIO DE ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS, ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS JÁ EXISTENTES NO LOCAL E DAS NOVAS, CRIAÇÃO DE CAMINHOS, PRACINHAS, FONTE DE ÁGUA, GAZEBOS, JARDINS, INSTALAÇÃO DE MESINHAS, BANCOS E BALANÇOS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, SEMPRE COM O ENVOLVIMENTO DE DOCENTES, DISCENTES, FUNCIONÁRIOS DO CH E GRUPOS DE ALUNOS DAS ESCOLAS CADASTRADAS À VISITAÇÃO DO LOCAL. OS EQUIPAMENTOS INSTALADOS NO HBCB/CH/UEPB SEGUEM A METODOLOGIA DA ECONOMIA CRIATIVA E DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA, QUE CONSISTE NO USO DE MATERIAL REUTILIZÁVEL OU EM DESUSO, SENDO ESTE UM DOS PROJETOS EM AÇÃO. DOIS PROJETOS DIVIDEM AS ATIVIDADES DE RECEPÇÃO DOS VISITANTES E COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES NO INTERIOR DAS ESCOLAS PARCEIRAS. O QUARTO PROJETO DIZ RESPEITO AOS TRATOS DE JARDINAGEM E PRODUÇÃO DE ORQUÍDEAS. TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DO HBCB/CH/UEPB PROCURAM INCENTIVAR A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS EM TRABALHOS DE GRUPOS, A CRIATIVIDADE, O USO DE MATERIAL RECICLÁVEL E A PRÁTICA DE ATIVIDADES AO AR LIVRE. PROCURAM AINDA ENVOLVER A SOCIEDADE NAS RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS, FORTALECENDO AS IDEIAS DE PRESERVAÇÃO/CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS PRESENTES E DAS VIAS URBANAS. OS ATORES ENVOLVIDOS COMPREENDEM O DESPERDÍCIO COMO SINÔNIMO DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE E, POR ISSO, INCENTIVAM PRÁTICAS ECONÔMICAS E SUSTENTÁVEIS QUE POSSAM SER IMPLANTADAS EM AMBIENTES DIVERSOS; PROCURAM DESPERTAR O TALENTO E A CRIATIVIDADE PARA ALTERNATIVAS DE TRABALHO VOLTADAS PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL, NO SENTIDO TAMBÉM DE FACILITAR A DISCUSSÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PARA A ELABORAÇÃO DA AGENDA 21-LOCAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UM SENTIMENTO JAMAIS NOTADO – O AMOR AO LUGAR (TOPOFILIA) E O AMOR À VIDA (BIOFILIA). DANDO CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES DESCRITAS ANTERIORMENTE, A CONSTRUÇÃO DA FONTE DE ÁGUA E OS GAZEBOS FORAM ATIVIDADES ESPECIAIS PARA O AMBIENTE DO HBCB/CH/UEPB, POIS OS ESPAÇOS AO AR LIVRE QUE SÃO COMPLEMENTADOS COM AMBIENTES AQUÁTICOS, EM FORMA DE CASCATAS, CORREDEIRAS, LAGOS OU CANAIS, TORNAM-SE MAIS UM MOTIVO PARA A RECEPÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESPÉCIES DA FAUNA LOCAL PODENDO TAMBÉM ESTABELECER A FORMAÇÃO DE MICROECOSSISTEMAS, ALÉM DE PROPORCIONAR RELEVANTE BELEZA PAISAGÍSTICA. PARALELAMENTE, OS VISITANTES, DOCENTES E DISCENTES DO CH/UEPB PODEM ADOTAR UMA OU MAIS ÁRVORES PARA QUE AS MESMAS AUMENTEM A SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO E RESPONSABILIDADE SOBRE ESTE LOCAL. A VISITA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS E COMUNIDADES AO HBCB/CH/UEPB OCORREU NO INÍCIO DA 2020, ASSIM COMO AS AÇÕES NO INTERIOR DAS MESMAS. NO ENTANTO, DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO, O COMPARTILHAMENTO DAS ATIVIDADES PASSOU A OCORRER SOMENTE DURANTE AS AULAS REMOTAS. TODAS AS ESCOLAS E COMUNIDADES PARCEIRAS DO HBCB/CH/UEPB EXPRESSARAM O DESEJO DE CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS EM SUAS INSTITUIÇÕES E RECONHECERAM A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO PARA O PLANTIO DE ÁRVORES, CRIAÇÃO DE JARDINS OU HORTAS EM SUAS INSTITUIÇÕES. ASSIM, FOI POSSÍVEL CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE RIACHÃO E GUARABIRA, ALÉM DE DUAS COMUNIDADES DOS MUNICÍPIOS DE ARARUNA E BANANEIRAS, TODAS NO ESTADO DA PARAÍBA. ACREDITAMOS QUE A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS VEGETADOS, SEJA EM FORMA DE MINI-BOSQUE, JARDINS OU HORTAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO OU EM ESPAÇOS AO AR LIVRE PODE CONTRIBUIR PARA INCENTIVAR A CRIATIVIDADE, AUMENTAR A AUTOESTIMA DOS SEUS FREQUENTADORES, A VALORIZAÇÃO DO BEM PÚBLICO, O FORTALECIMENTO DA SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO À INSTITUIÇÃO OU COMUNIDADE, O PROTAGONISMO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DIRETA NESTAS ATIVIDADES E O INCENTIVO AO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. NESTE CONTEXTO, POR MEIO DA EA, PODEMOS AJUDAR AS PESSOAS A PLANTAR MAIS ÁRVORES, A CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS, A COMPREENDER MELHOR A IMPORTÂNCIA DE TRATAR, PROTEGER, CUIDAR DA NATUREZA, VISANDO EVITAR DESPERDÍCIOS DE RECURSOS, INCENTIVANDO A BUSCA POR AÇÕES SUSTENTÁVEIS E ECONÔMICAS, QUE RETORNARÃO À SOCIEDADE EM FORMA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

AS PREOCUPAÇÕES ASSOCIADAS AOS DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS MUNDIAIS LEVARAM A ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU), ALIADA A EMPRESAS E ENTIDADES GOVERNAMENTAIS, A DESENVOLVER VÁRIAS CONFERÊNCIAS MUNDIAIS PARA PROPOR NOVAS PRÁTICAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (DS) E A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. ASSIM, A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS ARBORIZADOS SURGE COMO MODELO DE PRÁTICA AMBIENTAL QUE VALORIZA OS AMBIENTES E POSSIBILITA DIVERSOS BENEFÍCIOS, COMO A REDUÇÃO DA TEMPERATURA, MANUTENÇÃO DA UMIDADE DO AR, CONTROLE DE PROCESSOS EROSIVOS, ALÉM DE PROPORCIONAR CONFORTO E BEM-ESTAR. POR CONSEGUINTE, A FALTA DE ESPAÇOS ARBORIZADOS IMPACTA DIRETAMENTE NA QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS QUE HABITAM ESSES LUGARES E ALTERA, POR VEZES, DE MANEIRA DRÁSTICA, ASPECTOS IMPORTANTES PARA A SOBREVIVÊNCIA DE TODOS OS SERES VIVOS. COM A URBANIZAÇÃO DOS ESPAÇOS NATURAIS, AS ATUAIS CONSTRUÇÕES URBANAS ESTÃO REPLETAS DE EDIFICAÇÕES, CALÇAMENTOS E DEMAIS PAVIMENTAÇÕES EM DETRIMENTO DE ESPAÇOS ARBORIZADOS. ESTA FORMA DE URBANIZAÇÃO EMPREGADA NA MAIORIA DAS CIDADES ESTÁ PROVOCANDO O DISTANCIAMENTO DO SER HUMANO COM A NATUREZA, COMPROVANDO A NECESSIDADE DE MAIS ESPAÇOS ARBORIZADOS, TAIS COMO BOSQUES, PARQUES E PRAÇAS, ALAMEDAS, ENTRE OUTROS. FOI PENSANDO NESTAS QUESTÕES QUE SURGIU A IDEIA DE CRIAR UM PEQUENO BOSQUE OU MINI-BOSQUE NO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), PARA PROMOVER A INSERÇÃO DA COMUNIDADE E SUAS ESCOLAS NAS DISCUSSÕES AMBIENTAIS E APROXIMÁ-LAS DESTES ESPAÇOS VEGETADOS, NA BUSCA DE UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA E DA SENSIBILIZAÇÃO/CONSCIENTIZAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL. O CITADO BOSQUE FOI CRIADO POR UM GRUPO DE PROFESSORES DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOGRAFIA E TERRITÓRIO: PLANEJAMENTO URBANO, RURAL E AMBIENTAL DO CENTRO DE HUMANIDADES (CH) DA UEPB, QUE SE UTILIZOU DE UMA ÁREA DE 1 HECTARE LOCALIZADA NA PARTE FRONTAL DO CH E QUE ESTAVA SEM QUALQUER USO A MUITOS ANOS. O GRUPO PRETENDIA TRANSFORMAR ESTE ESPAÇO EM UM LUGAR ATRATIVO E DE CONVIVÊNCIA PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA E LOCAL, ONDE FOSSE POSSÍVEL REALIZAR PRÁTICAS LIGADAS À EDUCAÇÃO E PLANEJAMENTO AMBIENTAL, PROPORCIONAR AULAS DE CAMPO, RECEBER VISITANTES, REALIZAR PROGRAMAS DE EXTENSÃO E PESQUISAS DE INICIAÇÃO CIENTIFICA ENVOLVENDO TODOS OS CURSOS DO CH, E QUE PUDESSE TRAZER BELEZA, DIVERSIDADE VEGETAL, LAZER E CONHECIMENTO CIENTÍFICO. OS ORGANIZADORES DO MINI-BOSQUE DO CH BUSCARAM PARCERIAS QUE DISPONIBILIZASSEM ORIENTAÇÃO TÉCNICA, MAQUINÁRIO NECESSÁRIO À ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO, ALÉM DE MUDAS VEGETAIS ENDÊMICAS, PARA INICIAR O PLANTIO. ASSIM, COM O ESFORÇO DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA E DAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS, FOI POSSÍVEL INICIAR AS ATIVIDADES DE LIMPEZA DO TERRENO E OS PRIMEIROS PLANTIOS EM OUTUBRO DE 2019. AS PRIMEIRAS AÇÕES COLETIVAS NO MINI-BOSQUE DO CH DESPERTARAM O INTERESSE DE ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO, O QUE PROPORCIONOU AS PRIMEIRAS PALESTRAS NESTAS INSTITUIÇÕES E O CADASTRAMENTO DAS MESMAS ÀS ATIVIDADES FUTURAS. EM MARÇO DE 2020, DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, TODAS AS ATIVIDADES NO MINI-BOSQUE FORAM PARALISADAS E UM DE SEUS COORDENADORES, O PROFESSOR DR. CARLOS ANTÔNIO BELARMINO ALVES, FOI UMA DAS MILHARES DE VÍTIMAS DESTE VÍRUS. EM SUA HOMENAGEM, RENOMEAMOS O ESPAÇO DO MINI-BOSQUE EM HUMANIZA BOSQUE CARLOS BELARMINO (HBCB). NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DESTA PESQUISA É APRESENTAR AS DIVERSAS PRÁTICAS AMBIENTAIS OCORRIDAS NO HBCB/CH/UEPB, DESDE SUA CRIAÇÃO, E FORTALECER O ENSINO, A PESQUISA, A EXTENSÃO E APRENDIZAGEM DA EA. A PESQUISA BUSCA MOSTRAR COMO OS QUATRO PROJETOS DE EXTENSÃO QUE ATUAM NO HBCB/CH/UEPB VÊM SOCIALIZANDO TAIS PRÁTICAS AMBIENTAIS EM ESCOLAS PÚBLICAS E COMUNIDADES DA PARAÍBA. A PARTIR DO ACOMPANHAMENTO DA METODOLOGIA ESPECÍFICA DE CADA PROJETO, FOI POSSÍVEL COMPREENDER COMO SE DEU O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO HBCB/CH/UEPB, QUAIS INTERVENÇÕES OCORRERAM NA ÁREA, A SUA IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DE SUA CRIAÇÃO PARA OS SEUS FREQUENTADORES. AS ATIVIDADES CONSTARAM DE PLANTIO DE ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS, ORGANIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DAS PLANTAS JÁ EXISTENTES NO LOCAL E DAS NOVAS, CRIAÇÃO DE CAMINHOS, PRACINHAS, FONTE DE ÁGUA, GAZEBOS, JARDINS, INSTALAÇÃO DE MESINHAS, BANCOS E BALANÇOS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES, SEMPRE COM O ENVOLVIMENTO DE DOCENTES, DISCENTES, FUNCIONÁRIOS DO CH E GRUPOS DE ALUNOS DAS ESCOLAS CADASTRADAS À VISITAÇÃO DO LOCAL. OS EQUIPAMENTOS INSTALADOS NO HBCB/CH/UEPB SEGUEM A METODOLOGIA DA ECONOMIA CRIATIVA E DA PRODUÇÃO MAIS LIMPA, QUE CONSISTE NO USO DE MATERIAL REUTILIZÁVEL OU EM DESUSO, SENDO ESTE UM DOS PROJETOS EM AÇÃO. DOIS PROJETOS DIVIDEM AS ATIVIDADES DE RECEPÇÃO DOS VISITANTES E COMPARTILHAMENTO DE AÇÕES NO INTERIOR DAS ESCOLAS PARCEIRAS. O QUARTO PROJETO DIZ RESPEITO AOS TRATOS DE JARDINAGEM E PRODUÇÃO DE ORQUÍDEAS. TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA EQUIPE DO HBCB/CH/UEPB PROCURAM INCENTIVAR A INTERAÇÃO DOS ENVOLVIDOS EM TRABALHOS DE GRUPOS, A CRIATIVIDADE, O USO DE MATERIAL RECICLÁVEL E A PRÁTICA DE ATIVIDADES AO AR LIVRE. PROCURAM AINDA ENVOLVER A SOCIEDADE NAS RESOLUÇÕES DAS QUESTÕES AMBIENTAIS LOCAIS, FORTALECENDO AS IDEIAS DE PRESERVAÇÃO/CONSERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS PRESENTES E DAS VIAS URBANAS. OS ATORES ENVOLVIDOS COMPREENDEM O DESPERDÍCIO COMO SINÔNIMO DE AGRESSÃO AO MEIO AMBIENTE E, POR ISSO, INCENTIVAM PRÁTICAS ECONÔMICAS E SUSTENTÁVEIS QUE POSSAM SER IMPLANTADAS EM AMBIENTES DIVERSOS; PROCURAM DESPERTAR O TALENTO E A CRIATIVIDADE PARA ALTERNATIVAS DE TRABALHO VOLTADAS PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO NATURAL, NO SENTIDO TAMBÉM DE FACILITAR A DISCUSSÃO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PARA A ELABORAÇÃO DA AGENDA 21-LOCAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UM SENTIMENTO JAMAIS NOTADO – O AMOR AO LUGAR (TOPOFILIA) E O AMOR À VIDA (BIOFILIA). DANDO CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES DESCRITAS ANTERIORMENTE, A CONSTRUÇÃO DA FONTE DE ÁGUA E OS GAZEBOS FORAM ATIVIDADES ESPECIAIS PARA O AMBIENTE DO HBCB/CH/UEPB, POIS OS ESPAÇOS AO AR LIVRE QUE SÃO COMPLEMENTADOS COM AMBIENTES AQUÁTICOS, EM FORMA DE CASCATAS, CORREDEIRAS, LAGOS OU CANAIS, TORNAM-SE MAIS UM MOTIVO PARA A RECEPÇÃO E PERMANÊNCIA DE ESPÉCIES DA FAUNA LOCAL PODENDO TAMBÉM ESTABELECER A FORMAÇÃO DE MICROECOSSISTEMAS, ALÉM DE PROPORCIONAR RELEVANTE BELEZA PAISAGÍSTICA. PARALELAMENTE, OS VISITANTES, DOCENTES E DISCENTES DO CH/UEPB PODEM ADOTAR UMA OU MAIS ÁRVORES PARA QUE AS MESMAS AUMENTEM A SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO E RESPONSABILIDADE SOBRE ESTE LOCAL. A VISITA DAS PRIMEIRAS ESCOLAS E COMUNIDADES AO HBCB/CH/UEPB OCORREU NO INÍCIO DA 2020, ASSIM COMO AS AÇÕES NO INTERIOR DAS MESMAS. NO ENTANTO, DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL OBRIGATÓRIO, O COMPARTILHAMENTO DAS ATIVIDADES PASSOU A OCORRER SOMENTE DURANTE AS AULAS REMOTAS. TODAS AS ESCOLAS E COMUNIDADES PARCEIRAS DO HBCB/CH/UEPB EXPRESSARAM O DESEJO DE CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS EM SUAS INSTITUIÇÕES E RECONHECERAM A NECESSIDADE DE ORIENTAÇÃO PARA O PLANTIO DE ÁRVORES, CRIAÇÃO DE JARDINS OU HORTAS EM SUAS INSTITUIÇÕES. ASSIM, FOI POSSÍVEL CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS EM ESCOLAS DOS MUNICÍPIOS DE RIACHÃO E GUARABIRA, ALÉM DE DUAS COMUNIDADES DOS MUNICÍPIOS DE ARARUNA E BANANEIRAS, TODAS NO ESTADO DA PARAÍBA. ACREDITAMOS QUE A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS VEGETADOS, SEJA EM FORMA DE MINI-BOSQUE, JARDINS OU HORTAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO OU EM ESPAÇOS AO AR LIVRE PODE CONTRIBUIR PARA INCENTIVAR A CRIATIVIDADE, AUMENTAR A AUTOESTIMA DOS SEUS FREQUENTADORES, A VALORIZAÇÃO DO BEM PÚBLICO, O FORTALECIMENTO DA SENSAÇÃO DE PERTENCIMENTO À INSTITUIÇÃO OU COMUNIDADE, O PROTAGONISMO A PARTIR DA PARTICIPAÇÃO DIRETA NESTAS ATIVIDADES E O INCENTIVO AO PROCESSO DE CONSCIENTIZAÇÃO/SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL, ALÉM DE PROPORCIONAR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. NESTE CONTEXTO, POR MEIO DA EA, PODEMOS AJUDAR AS PESSOAS A PLANTAR MAIS ÁRVORES, A CRIAR ESPAÇOS VEGETADOS, A COMPREENDER MELHOR A IMPORTÂNCIA DE TRATAR, PROTEGER, CUIDAR DA NATUREZA, VISANDO EVITAR DESPERDÍCIOS DE RECURSOS, INCENTIVANDO A BUSCA POR AÇÕES SUSTENTÁVEIS E ECONÔMICAS, QUE RETORNARÃO À SOCIEDADE EM FORMA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

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