Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇOES DO PROFESSOR CO-FORMADOR: A PRÁTICA E A TEORIA NA CONSTITUIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Palavra-chaves: PROFESSOR CO-FORMADOR, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, ENSINO DE MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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GARCIA (1999, P.11) APONTA QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTÁ A TRANSFORMAR-SE NUMA ÁREA VÁLIDA E COMPLEXA DE CONHECIMENTO E INVESTIGAÇÃO, QUE OFERECE SOLUÇÕES E, POR VEZ, COLOCA PROBLEMAS AOS SISTEMAS EDUCATIVOS. PARA O AUTOR O CONCEITO DE FORMAÇÃO ESTÁ INSERIDO NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DO TRABALHO QUE ENVOLVE AS PESSOAS, POIS “ESTÁ NA BOCA DE TODOS, E NÃO ME REFIRO APENAS AO CONTEXTO ESCOLAR, MAS TAMBÉM AO CONTEXTO EMPRESARIAL, EMBORA TODOS EXIJAM A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO. NESTE PERÍODO COMEÇARAM AS REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, O TEMPO DO ESTÁGIO, CONTEXTUALIZAÇÕES DOS ESTAGIÁRIOS, DISCUSSÕES E APONTAMENTOS DE COMO DESENVOLVER UM PROJETO DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. A RESPEITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DE FÍSICA LEVOU-ME AOS SEGUINTES QUESTIONAMENTOS, COMO ACAMPAR O CONTEXTO DE SER PROFESSOR CO-FORMADOR? COMO APLICAR UM PROJETO QUE EFETIVAMENTE TIVESSE O OLHAR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM E QUE SE TORNASSE UMA PESQUISA COM RESULTADOS NA FORMAÇÃO DE INICIAL? A PARTIR DESTES QUESTIONAMENTOS, ESTA TRABALHO INVESTIGOU COMO O PROFESSOR CO-FORMADOR PODE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA. ASSIM SERÃO DISCUTIDAS AS PROPOSTAS DE ENSINO ORIENTADAS PELO PROFESSOR FORMADOR DA UNIVERSIDADE E O PROFESSOR CO-FORMADOR, CONSTRUÍDAS EFETIVADAS POR UMA ESTAGIÁRIA DE MATEMÁTICA DURANTE UM ANO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. O QUE PRETENDO, NESSES ESTUDOS, É MOSTRAR AS AÇÕES QUE FORAM PRATICADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, EM ESPECIAL DE UMA PROFESSORA-ESTAGIÁRIA, QUE CONFIGUROU NO COTIDIANO ESCOLAR, A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA, PARA EM OUTROS ESTÁGIOS SUPERVISIONADO POSSA HAVER O REPENSAR DE UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL INTERDISCIPLINAR, A FIM DE EFETIVAR CADA VEZ MAIS A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DO ESTAGIÁRIO. PARA QUE ESTE TRABALHO SEJA ALICERÇADO NOS CONCEITOS DE PESQUISA ETNOGRÁFICA - OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SEGUNDO ANDRÉ (2005) A OBSERVAÇÃO É CHAMADA DE PARTICIPANTE PORQUE PARTE DO PRINCÍPIO DE QUE O PESQUISADOR TEM SEMPRE UM GRAU DE INTERAÇÃO COM A SITUAÇÃO ESTUDADA, AFETANDO-A E SENDO POR ELA AFETADO. O MOTIVO QUE ME LEVA A PERSEGUIR ESSA LINHA DE INVESTIGAÇÃO É, POR UM LADO, CONTRIBUIR PARA QUE NO PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DE FÍSICA POSSA SER REALIZADO NOS MOLDES DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR, E, POR OUTRO, O RECONHECIMENTO DO IMPORTANTE PAPEL QUE PODE TER O PROFESSOR CO-FORMADOR NA FORMAÇÃO INICIAL. PARA TRABALHAR O CONTEXTO DO ESTAGIÁRIO É NECESSÁRIO DISCUTIR A PARTIR DO OLHAR DE WAGNER TUFANO QUE CONTEXTUALIZAR É O ATO DE COLOCAR NO CONTEXTO, ISTO É, COLOCAR ALGUÉM A PAR DE ALGO, ALGUMA COISA, UMA AÇÃO PREMEDITADA PARA SITUAR UM INDIVÍDUO EM UM LUGAR NO TEMPO E NO ESPAÇO DESEJADO, ENCADEAR IDEIAS EM UM ESCRITO, CONSTITUIR O TEXTO NO SEU TODO, ARGUMENTAR. CONTEXTUALIZAR É, PORTANTO, REVELAR TUDO AQUILO QUE A PRINCÍPIO PODE PARECER ÓBVIO AO OLHAR DO ESCRITOR OU DO PESQUISAR, MAS NÃO NA PERCEPÇÃO DE QUALQUER PESSOA QUE POSSA VIR A LER SEU TRABALHO. É UMA TENTATIVA DE TRANSPORTAR O LEITOR PARA SEU MUNDO, PARA O PROBLEMA QUE VOCÊ TENTA RESOLVER OU DISCUTIR BUSCANDO TRANSFORMAR ESTE SIMPLES LEITOR EM ATO DE SUA PEÇA, SUA HISTÓRIA (TUFANO, 2002). APÓS SER PROCURADO PELOS ESTAGIÁRIOS, COMECEI PENSAR NAS AÇÕES QUE PODERIAM SER REALIZADAS, DESTA FORMA, COLOQUEI-OS A PAR DE COMO PENSO A RESPEITO DO ESTÁGIO, QUAIS AS PROPOSTAS DE PRÁTICA DE ENSINO PODERIAM SER APLICADAS E QUE DEVERIAM UTILIZAR OS RECURSOS DISPONÍVEIS NA ESCOLA (LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, SALA DE VÍDEO, ALÉM DE OUTROS AMBIENTES QUE PODERIAM SER MINISTRADOS AULAS POR EXEMPLO ESPAÇO NÃO FORMAIS). PARA SITUÁ-LOS NO AMBIENTE ESCOLAR “SITUAR UM INDIVÍDUO EM UM LUGAR NO TEMPO E NO ESPAÇO DESEJADO” MOSTREI A SALA DOS PROFESSORES, A SALA DE HORA ATIVIDADE, A BIBLIOTECA, A SALA DE XEROX E APRESENTAR AS PEDAGOGAS, INSPETORES E FINALMENTE A SALA DE AULA. AO TODO SÃO CINCO TURMAS DE PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO, COM MÉDIA DE 26 ESTUDANTES EM CADA SALA. NO DESENCADEAR DE IDEIAS POR ESCRITO, ABRI UMA PASTA NO GOOGLE DRIVE – ESTAGIÁRIOS DE MATEMÁTICA” E INSERIR UMA PASTA INDIVIDUAL PARA QUE OS PLANOS DE AULA, RECURSOS UTILIZADOS, PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS FOSSEM REGISTRADOS, DESTA FORMA CADA INTERVENÇÃO REALIZADA O ESTAGIÁRIO PODERIA ALTERAR A PROPOSTA APÓS CONHECER CADA TURMA. TUFANO ESCREVE QUE “CONTEXTUALIZAR É, PORTANTO, REVELAR TUDO AQUILO QUE A PRINCÍPIO PODE PARECER ÓBVIO AO OLHAR DO ESCRITOR OU DO PESQUISADOR, MAS NÃO NA PERCEPÇÃO DE QUALQUER PESSOA QUE POSSA VIR A LER SEU TRABALHO, DESTA FORMA UMA DAS PARTES MAIS IMPORTANTE DO ESTÁGIO É CONHECER A SALA DE AULA, O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA. NO FINAL DO ESTÁGIO, UMA PERGUNTA “COMO O PROFESSOR CO-FORMADOR PODE CONTRIBUIR COM SUA FORMAÇÃO INICIAL? A QUESTÃO FOI POSTADA NO GOOGLE DRIVE E RESPONDIDA PELA ESTAGIÁRIA, SUA RESPOSTA FOI: APRESENTANDO O CAMPO DE ESTÁGIO NA VISÃO DO PROFESSOR, NÃO SÓ COM A QUESTÃO DE TER DOMÍNIO DE CONTEÚDO OU PREPARAÇÃO DE AULAS, MAS SABER A MANEIRA DE AGIR COM VÁRIAS TURMAS, CONVERSAR COM OS ALUNOS, CONHECER O AMBIENTE ESCOLAR, AS TAREFAS QUE O PROFESSOR DESEMPENHA COM UM TODO. ALÉM DISSO, PROPORCIONANDO OPORTUNIDADES PARA ATUARMOS EM SALA DE ALA, APLICANDO NOSSAS IDEIAS, DE FORMA A ESTAR SUJEITOS A ERRAR E ACERTAR, MAS TENDO A CHANCE DE QUE ISSO ACONTEÇA PELO MENOS. E NO CASO DE ERROS, SABER DAR SUGESTÕES PARA MELHORAR A AULA E TENTAR ENTENDER, DE FATO, ONDE FOI O ERRO. ESTAR DISPOSTO A APRENDER NOVOS MÉTODOS COM OS ESTAGIÁRIOS, OUVIR SUAS IDEIAS, CONVERSAR A RESPEITO, LEVANTAR OS POSSÍVEIS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE CADA UM DOS PLANEJAMENTOS. QUANTO MAIS OPORTUNIDADES PARA ATUAR NA SALA DE AULA MELHOR, MAS TAMBÉM ENTENDER QUE NÃO PODEMOS NOS DEDICAR SOMENTE PARA O ESTÁGIO, POIS EXISTEM OUTRAS TAREFAS DA GRADUAÇÃO, OU SEJA, NÃO NOS SOTERRAR COM ATIVIDADES PARA DESENVOLVER FORA DO ESTÁGIO. DE FORMA GERAL, CRIANDO UM AMBIENTE PARA APRENDERMOS O MÁXIMO POSSÍVEL E TERMOS A CHANCE DE TENTAR, DE FATO, PRATICAR NOSSA DOCÊNCIA, COMO O NOME DA DISCIPLINA SUGERE."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO ANO DE 2019, NO PERÍODO DA TARDE, INICIEI AS ATIVIDADES NO GRUPO DE PESQUISA EM ENSINO E APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (GPEACM) E NO PERÍODO CONTRÁRIO ME INSCREVI NA DISCIPLINA ISOLADA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EM MATEMÁTICA (EDCM). EM AMBOS OS MOMENTOS DE REFLEXÃO, AS DISCUSSÕES SÃO PERMEADAS DE DISCUSSÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES EM SEUS DIFERENTES CONTEXTOS FORMATIVOS, AS METODOLOGIAS DE ENSINO E AS PRÁTICAS DE DOCÊNCIA, AS APRENDIZAGENS DA DOCÊNCIA, SUAS CONCEPÇÕES E CRENÇAS, O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E O CURRÍCULO. NO MESMO ANO, FUI PROCURADO POR SETE ESTAGIÁRIOS, SENDO TRÊS DE MATEMÁTICA E QUATRO DE FÍSICA, UMA VEZ QUE TENHO FORMAÇÃO E LECIONO EM AMBAS AS DISCIPLINAS E EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DIFERENTES DE CURITIBA. 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COMO APLICAR UM PROJETO QUE EFETIVAMENTE TIVESSE O OLHAR DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM E QUE SE TORNASSE UMA PESQUISA COM RESULTADOS NA FORMAÇÃO DE INICIAL? A PARTIR DESTES QUESTIONAMENTOS, ESTA TRABALHO INVESTIGOU COMO O PROFESSOR CO-FORMADOR PODE CONTRIBUIR COM A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA. ASSIM SERÃO DISCUTIDAS AS PROPOSTAS DE ENSINO ORIENTADAS PELO PROFESSOR FORMADOR DA UNIVERSIDADE E O PROFESSOR CO-FORMADOR, CONSTRUÍDAS EFETIVADAS POR UMA ESTAGIÁRIA DE MATEMÁTICA DURANTE UM ANO DA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. O QUE PRETENDO, NESSES ESTUDOS, É MOSTRAR AS AÇÕES QUE FORAM PRATICADAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, EM ESPECIAL DE UMA PROFESSORA-ESTAGIÁRIA, QUE CONFIGUROU NO COTIDIANO ESCOLAR, A EXPERIÊNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA, PARA EM OUTROS ESTÁGIOS SUPERVISIONADO POSSA HAVER O REPENSAR DE UMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL INTERDISCIPLINAR, A FIM DE EFETIVAR CADA VEZ MAIS A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA POR MEIO DA PARTICIPAÇÃO DO ESTAGIÁRIO. PARA QUE ESTE TRABALHO SEJA ALICERÇADO NOS CONCEITOS DE PESQUISA ETNOGRÁFICA - OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, SEGUNDO ANDRÉ (2005) A OBSERVAÇÃO É CHAMADA DE PARTICIPANTE PORQUE PARTE DO PRINCÍPIO DE QUE O PESQUISADOR TEM SEMPRE UM GRAU DE INTERAÇÃO COM A SITUAÇÃO ESTUDADA, AFETANDO-A E SENDO POR ELA AFETADO. O MOTIVO QUE ME LEVA A PERSEGUIR ESSA LINHA DE INVESTIGAÇÃO É, POR UM LADO, CONTRIBUIR PARA QUE NO PERÍODO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E DE FÍSICA POSSA SER REALIZADO NOS MOLDES DE UM ENSINO INTERDISCIPLINAR, E, POR OUTRO, O RECONHECIMENTO DO IMPORTANTE PAPEL QUE PODE TER O PROFESSOR CO-FORMADOR NA FORMAÇÃO INICIAL. PARA TRABALHAR O CONTEXTO DO ESTAGIÁRIO É NECESSÁRIO DISCUTIR A PARTIR DO OLHAR DE WAGNER TUFANO QUE CONTEXTUALIZAR É O ATO DE COLOCAR NO CONTEXTO, ISTO É, COLOCAR ALGUÉM A PAR DE ALGO, ALGUMA COISA, UMA AÇÃO PREMEDITADA PARA SITUAR UM INDIVÍDUO EM UM LUGAR NO TEMPO E NO ESPAÇO DESEJADO, ENCADEAR IDEIAS EM UM ESCRITO, CONSTITUIR O TEXTO NO SEU TODO, ARGUMENTAR. CONTEXTUALIZAR É, PORTANTO, REVELAR TUDO AQUILO QUE A PRINCÍPIO PODE PARECER ÓBVIO AO OLHAR DO ESCRITOR OU DO PESQUISAR, MAS NÃO NA PERCEPÇÃO DE QUALQUER PESSOA QUE POSSA VIR A LER SEU TRABALHO. É UMA TENTATIVA DE TRANSPORTAR O LEITOR PARA SEU MUNDO, PARA O PROBLEMA QUE VOCÊ TENTA RESOLVER OU DISCUTIR BUSCANDO TRANSFORMAR ESTE SIMPLES LEITOR EM ATO DE SUA PEÇA, SUA HISTÓRIA (TUFANO, 2002). APÓS SER PROCURADO PELOS ESTAGIÁRIOS, COMECEI PENSAR NAS AÇÕES QUE PODERIAM SER REALIZADAS, DESTA FORMA, COLOQUEI-OS A PAR DE COMO PENSO A RESPEITO DO ESTÁGIO, QUAIS AS PROPOSTAS DE PRÁTICA DE ENSINO PODERIAM SER APLICADAS E QUE DEVERIAM UTILIZAR OS RECURSOS DISPONÍVEIS NA ESCOLA (LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA, SALA DE VÍDEO, ALÉM DE OUTROS AMBIENTES QUE PODERIAM SER MINISTRADOS AULAS POR EXEMPLO ESPAÇO NÃO FORMAIS). PARA SITUÁ-LOS NO AMBIENTE ESCOLAR “SITUAR UM INDIVÍDUO EM UM LUGAR NO TEMPO E NO ESPAÇO DESEJADO” MOSTREI A SALA DOS PROFESSORES, A SALA DE HORA ATIVIDADE, A BIBLIOTECA, A SALA DE XEROX E APRESENTAR AS PEDAGOGAS, INSPETORES E FINALMENTE A SALA DE AULA. AO TODO SÃO CINCO TURMAS DE PRIMEIROS ANOS DO ENSINO MÉDIO, COM MÉDIA DE 26 ESTUDANTES EM CADA SALA. NO DESENCADEAR DE IDEIAS POR ESCRITO, ABRI UMA PASTA NO GOOGLE DRIVE – ESTAGIÁRIOS DE MATEMÁTICA” E INSERIR UMA PASTA INDIVIDUAL PARA QUE OS PLANOS DE AULA, RECURSOS UTILIZADOS, PROJETOS A SEREM DESENVOLVIDOS FOSSEM REGISTRADOS, DESTA FORMA CADA INTERVENÇÃO REALIZADA O ESTAGIÁRIO PODERIA ALTERAR A PROPOSTA APÓS CONHECER CADA TURMA. TUFANO ESCREVE QUE “CONTEXTUALIZAR É, PORTANTO, REVELAR TUDO AQUILO QUE A PRINCÍPIO PODE PARECER ÓBVIO AO OLHAR DO ESCRITOR OU DO PESQUISADOR, MAS NÃO NA PERCEPÇÃO DE QUALQUER PESSOA QUE POSSA VIR A LER SEU TRABALHO, DESTA FORMA UMA DAS PARTES MAIS IMPORTANTE DO ESTÁGIO É CONHECER A SALA DE AULA, O AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DA TEORIA E DA PRÁTICA. NO FINAL DO ESTÁGIO, UMA PERGUNTA “COMO O PROFESSOR CO-FORMADOR PODE CONTRIBUIR COM SUA FORMAÇÃO INICIAL? A QUESTÃO FOI POSTADA NO GOOGLE DRIVE E RESPONDIDA PELA ESTAGIÁRIA, SUA RESPOSTA FOI: APRESENTANDO O CAMPO DE ESTÁGIO NA VISÃO DO PROFESSOR, NÃO SÓ COM A QUESTÃO DE TER DOMÍNIO DE CONTEÚDO OU PREPARAÇÃO DE AULAS, MAS SABER A MANEIRA DE AGIR COM VÁRIAS TURMAS, CONVERSAR COM OS ALUNOS, CONHECER O AMBIENTE ESCOLAR, AS TAREFAS QUE O PROFESSOR DESEMPENHA COM UM TODO. ALÉM DISSO, PROPORCIONANDO OPORTUNIDADES PARA ATUARMOS EM SALA DE ALA, APLICANDO NOSSAS IDEIAS, DE FORMA A ESTAR SUJEITOS A ERRAR E ACERTAR, MAS TENDO A CHANCE DE QUE ISSO ACONTEÇA PELO MENOS. E NO CASO DE ERROS, SABER DAR SUGESTÕES PARA MELHORAR A AULA E TENTAR ENTENDER, DE FATO, ONDE FOI O ERRO. ESTAR DISPOSTO A APRENDER NOVOS MÉTODOS COM OS ESTAGIÁRIOS, OUVIR SUAS IDEIAS, CONVERSAR A RESPEITO, LEVANTAR OS POSSÍVEIS PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DE CADA UM DOS PLANEJAMENTOS. QUANTO MAIS OPORTUNIDADES PARA ATUAR NA SALA DE AULA MELHOR, MAS TAMBÉM ENTENDER QUE NÃO PODEMOS NOS DEDICAR SOMENTE PARA O ESTÁGIO, POIS EXISTEM OUTRAS TAREFAS DA GRADUAÇÃO, OU SEJA, NÃO NOS SOTERRAR COM ATIVIDADES PARA DESENVOLVER FORA DO ESTÁGIO. DE FORMA GERAL, CRIANDO UM AMBIENTE PARA APRENDERMOS O MÁXIMO POSSÍVEL E TERMOS A CHANCE DE TENTAR, DE FATO, PRATICAR NOSSA DOCÊNCIA, COMO O NOME DA DISCIPLINA SUGERE.

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