Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE SUSTENTABILIDADE USANDO APLICATIVOS PARA SMARTPHONE

Palavra-chaves: SEQUÊNCIA DIDÁTICA, APLICATIVOS, SUSTENTABILIDADE, ENSINO, Comunicação Oral (CO) ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
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A INCONSCI?NCIA OU O DESCONHECIMENTO DO FATO DE QUE QUANDO N?O SE UTILIZA UM MODELO TE?RICO EXPL?CITO, TAMB?M SE ATUA SOB UM MARCO TE?RICO?. NESTE CONTEXTO, ESTE TRABALHO DESENVOLVE-SE FORMULANDO UMA SEQU?NCIA DID?TICA RELACIONADA AO TEMA DA SUSTENTABILIDADE NA PERSPECTIVA DA EDUCA??O AMBIENTAL CR?TICA, LEVANDO EM CONSIDERA??O A ECOLOGIA E O MEIO AMBIENTE, OS ASPECTOS SOCIAIS, ECON?MICOS E POL?TICOS DO PROBLEMA (TOZONI-REIS, 2011). A PR?TICA DA EDUCA??O AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA CR?TICA ? FUNDAMENTAL NO ?MBITO ESCOLAR, UMA VEZ QUE PROPICIA A REFLEX?O E DISCUSS?O, ENCAMINHANDO EDUCANDOS E COMUNIDADE ESCOLAR PARA PARTICIPAR DA CONSTRU??O DA SUSTENTABILIDADE DO AMBIENTE (CORR?A Y SILVA, 2016) O APRENDIZADO COM O USO DAS FERRAMENTAS PRESENTES EM DISPOSITIVOS M?VEIS PODE FORNECER OPORTUNIDADES ?NICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE M?TODOS DE ENSINO CENTRADOS NO DISCENTE, BEM COMO INFLUENCIAR AS PR?TICAS DE ENSINO E MUDAR A FORMA COMO A TECNOLOGIA ? USADA PARA FORNECER BENEF?CIOS ? COMUNIDADE ESCOLAR. A APRENDIZAGEM M?VEL PODE OFERECER OPORTUNIDADES EXCLUSIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PEDAGOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CENTRADAS NOS ESTUDANTES, COMO APONTA PEGRUM (2014) PODE INFLUENCIAR EM PR?TICAS PEDAG?GICAS, ALTERANDO AS MANEIRAS DE SE APROPRIAR DOS BENEF?CIOS QUE AS TECNOLOGIAS OFERECEM EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR E INVESTIGAR A CONTRIBUI??O DE CINCO ETAPAS PRESENTES EM UMA SEQU?NCIA DID?TICA ELABORADA E VOLTADA PARA O TEMA SUSTENTABILIDADE, TRAZENDO UM ENFOQUE QU?MICO DESSA TEM?TICA AMBIENTAL NO COTIDIANO DOS ALUNOS POR MEIO DA UTILIZA??O DE APLICATIVOS L?DICOS E ACESS?VEIS PARA SMARTPHONES. SEGUNDO MAC?DO ET AL. (2014, P. 172): ?AINDA HOJE SE USA A TECNOLOGIA DO GIZ E DA LOUSA, A TECNOLOGIA DOS LIVROS DID?TICOS E, ATUALMENTE, AS DIVERSAS NA??ES DEBRU?AM-SE SOBRE QUAIS SERIAM OS CURR?CULOS ESCOLARES MAIS ADEQUADOS PARA O TIPO DE SOCIEDADE PRETENDIDA?. POR CONSEGUINTE, PRECISAMOS DAR PASSAGEM AO NOVO. NOSSOS ALUNOS VIVENCIAM O NOVO E, SE INSISTIRMOS EM NEG?-LO, ESTAR? NOS DISTANCIANDO A PASSOS LARGOS DA POSSIBILIDADE DE ?XITO NA EDUCA??O. SEGUINDO ESSE REFERENCIAL TE?RICO E METODOL?GICO, COME?AMOS IDEALIZE A COMPOSI??O DE NOSSOS APLICATIVOS M?V?IS E A PR?XIMA SEQU?NCIA DID?TICA  (SD) COMO UMA FERRAMENTA DE MENTORA PARA QUE POSSAMOS US?-LA EM SALA DE AULA A METODOLOGIA PROPOSTA SER? DESENVOLVIDA POR ATIVIDADES GUIADAS JUNTO AOS APLICATIVOS, TAIS COMO, CHON? SUSTENT?VEL: ENTENDENDO O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE; SUSTENTABILIZANDO: A PRODU??O DE ALIMENTOS ? ECOLOGICAMENTE CORRETA? O DESCARTE DO LIXO EST? SENDO REALIZADO DA MANEIRA CORRETA? QUAIS A??ES DO NOSSO DIA A DIA, QUE PODEM SER REPENSADAS, PARA CONTRIBUIR COM A SUSTENTABILIDADE?; QUIZ AMADORA SUSTENT?VEL: O DESPERD?CIO DE ALIMENTOS EM CASA E NA CIDADE E QUAIS SERIAM A MELHOR DESTINA??O?; RECICLA-SE: A PRODU??O DE LIXO ? ECONOMICAMENTE VI?VEL? E SAVE THE EARTH: AGRICULTURA CONVENCIONAL, ORG?NICA E AGROECOL?GICA. SEGUNDO A BNCC (BRASIL, 2018, P.555) DEVEMOS COM OS APLICATIVOS ANALISAR FEN?MENOS NATURAIS E PROCESSOS TECNOL?GICOS, COM BASE NAS INTERA??ES E RELA??ES ENTRE MAT?RIA E ENERGIA, PARA PROPOR A??ES INDIVIDUAIS E COLETIVAS QUE APERFEI?OEM PROCESSOS PRODUTIVOS, MINIMIZEM IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E MELHOREM AS CONDI??ES DE VIDA EM ?MBITO LOCAL, REGIONAL E GLOBAL E A HABILIDADE QUE MELHOR SE ENCAIXA NESSA SEQU?NCIA ? A (EM13CNT101) ANALISAR E REPRESENTAR, COM OU SEM O USO DE DISPOSITIVOS E DE APLICATIVOS DIGITAIS ESPEC?FICOS, AS TRANSFORMA??ES E CONSERVA??ES EM SISTEMAS QUE ENVOLVAM QUANTIDADE DE MAT?RIA, DE ENERGIA E DE MOVIMENTO PARA REALIZAR PREVIS?ES SOBRE SEUS COMPORTAMENTOS EM SITUA??ES COTIDIANAS E EM PROCESSOS PRODUTIVOS QUE PRIORIZEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENT?VEL, O USO CONSCIENTE DOS RECURSOS NATURAIS E A PRESERVA??O DA VIDA EM TODAS AS SUAS FORMAS (BRASIL, 2018, P 557). OS APLICATIVOS USADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PODEM SER ENCONTRADOS E INSTALADOS GRATUITAMENTE NAS PRINCIPAIS LOJAS DE APLICATIVOS. ESSES APLICATIVOS FORAM AVALIADOS A FIM DE SEREM EMPREGADOS NA DISCIPLINA DE QU?MICA ANAL?TICA DO ENSINO M?DIO E NO TERCEIRO E QUARTO ANO DO T?CNICO EM QU?MICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARAN?. ASSIM OS PLANEJAMENTOS DAS A??ES DAS AULAS SER?O BASICAMENTE DIVIDIDA EM CINCO PARTES, SENDO INICIALMENTE DUAS AULAS PARA LEVANTAR OS CONHECIMENTOS PR?VIOS DOS DISCENTES, NO QUAL SER?O QUESTIONADOS SE J? VIRAM OU UTILIZARAM ALGUM APLICATIVO M?VEL PARA APRENDER QU?MICA OU ALGUM APLICADO A SUSTENTABILIDADE. EM SEGUIDA, UMA AULA SOBRE A PROBLEMATIZA??O DO ASSUNTO.  NA SEQU?NCIA, TR?S AULAS PARA APRESENTA??O DOS APLICATIVOS E A DEVIDA ORIENTA??O SOBRE CADA UM. LOGO AP?S, DUAS AULAS PARA DIVULGA??O DE UM TRABALHO DE PESQUISA SOBRE A PRESEN?A DE ATITUDES SUSTENT?VEIS NAS IND?STRIAS DA REGI?O DE UMUARAMA. E POR FIM, UMA AULA PARA APRESENTA??O E DISCUSS?O DO TRABALHO DE PESQUISA PROPOSTO. OS RESULTADOS ESPERADOS EM TORNO DO USO DAS SEQU?NCIAS DID?TICAS VISA POSSIBILITAR A TRANSFORMA??O TANTO DA NOSSA EXPERI?NCIA E FORMA??O DOCENTE QUANTO DOS DISCENTES, PROPORCIONANDO UM NOVO TIPO DE INTERA??O COM OS SABERES VOLTADOS PARA O TEMA SUSTENTABILIDADE."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

AS METODOLOGIAS ATIVAS S?O INSTRUMENTOS QUE FAVORECEM A PARTICIPA??O MAIS EFETIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, VISTO QUE ESTAS INCENTIVAM O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES DURANTE O PROCESSO EDUCATIVO, POR MEIO DE DEBATES E, ENTRE MUITAS OUTRAS, ATIVIDADES L?DICAS QUE ORIENTADAS PELO PROFESSOR, T?M COMO OBJETIVO SOLUCIONAR OS PROBLEMAS PRESENTES NO DIA A DIA DOS EDUCANDOS. (ALVES & RIBEIRO, 2020) NA CONCEP??O DE SUSTENTABILIDADE ? NECESS?RIO CONTROLAR A POSSIBILIDADE DE CRESCIMENTO DESORDENADO E ELABORAR PR?TICAS EDUCATIVAS CONTEXTUALIZADAS EM CONJUNTO COM AS ESCOLAS E OUTROS AMBIENTES DE ENSINO, TENDO COMO FOCO O MEIO AMBIENTE. A SEQU?NCIA DE DID?TICA (SD) SEGUNDO ZABALA (2010) VISA SERVIR COMO UM ELO ENTRE A APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA E UM AMBIENTE SUSTENT?VEL FORA DA SALA DE AULA, EM CONSON?NCIA COM UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS TECNOL?GICA. NO ENTANTO, ZABALA (1998, P. 33) ANTERIORMENTE ESCLARECE QUE: ?O MAIS EXTRAORDIN?RIO DE TUDO ? 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COMUNIDADE ESCOLAR. A APRENDIZAGEM M?VEL PODE OFERECER OPORTUNIDADES EXCLUSIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PEDAGOGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM CENTRADAS NOS ESTUDANTES, COMO APONTA PEGRUM (2014) PODE INFLUENCIAR EM PR?TICAS PEDAG?GICAS, ALTERANDO AS MANEIRAS DE SE APROPRIAR DOS BENEF?CIOS QUE AS TECNOLOGIAS OFERECEM EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROPOR E INVESTIGAR A CONTRIBUI??O DE CINCO ETAPAS PRESENTES EM UMA SEQU?NCIA DID?TICA ELABORADA E VOLTADA PARA O TEMA SUSTENTABILIDADE, TRAZENDO UM ENFOQUE QU?MICO DESSA TEM?TICA AMBIENTAL NO COTIDIANO DOS ALUNOS POR MEIO DA UTILIZA??O DE APLICATIVOS L?DICOS E ACESS?VEIS PARA SMARTPHONES. SEGUNDO MAC?DO ET AL. (2014, P. 172): ?AINDA HOJE SE USA A TECNOLOGIA DO GIZ E DA LOUSA, A TECNOLOGIA DOS LIVROS DID?TICOS E, ATUALMENTE, AS DIVERSAS NA??ES DEBRU?AM-SE SOBRE QUAIS SERIAM OS CURR?CULOS ESCOLARES MAIS ADEQUADOS PARA O TIPO DE SOCIEDADE PRETENDIDA?. POR CONSEGUINTE, PRECISAMOS DAR PASSAGEM AO NOVO. NOSSOS ALUNOS VIVENCIAM O NOVO E, SE INSISTIRMOS EM NEG?-LO, ESTAR? NOS DISTANCIANDO A PASSOS LARGOS DA POSSIBILIDADE DE ?XITO NA EDUCA??O. SEGUINDO ESSE REFERENCIAL TE?RICO E METODOL?GICO, COME?AMOS IDEALIZE A COMPOSI??O DE NOSSOS APLICATIVOS M?V?IS E A PR?XIMA SEQU?NCIA DID?TICA (SD) COMO UMA FERRAMENTA DE MENTORA PARA QUE POSSAMOS US?-LA EM SALA DE AULA A METODOLOGIA PROPOSTA SER? DESENVOLVIDA POR ATIVIDADES GUIADAS JUNTO AOS APLICATIVOS, TAIS COMO, CHON? SUSTENT?VEL: ENTENDENDO O CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE; SUSTENTABILIZANDO: A PRODU??O DE ALIMENTOS ? ECOLOGICAMENTE CORRETA? O DESCARTE DO LIXO EST? SENDO REALIZADO DA MANEIRA CORRETA? QUAIS A??ES DO NOSSO DIA A DIA, QUE PODEM SER REPENSADAS, PARA CONTRIBUIR COM A SUSTENTABILIDADE?; QUIZ AMADORA SUSTENT?VEL: O DESPERD?CIO DE ALIMENTOS EM CASA E NA CIDADE E QUAIS SERIAM A MELHOR DESTINA??O?; RECICLA-SE: A PRODU??O DE LIXO ? ECONOMICAMENTE VI?VEL? E SAVE THE EARTH: AGRICULTURA CONVENCIONAL, ORG?NICA E AGROECOL?GICA. SEGUNDO A BNCC (BRASIL, 2018, P.555) DEVEMOS COM OS APLICATIVOS ANALISAR FEN?MENOS NATURAIS E PROCESSOS TECNOL?GICOS, COM BASE NAS INTERA??ES E RELA??ES ENTRE MAT?RIA E ENERGIA, PARA PROPOR A??ES INDIVIDUAIS E COLETIVAS QUE APERFEI?OEM PROCESSOS PRODUTIVOS, MINIMIZEM IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS E MELHOREM AS CONDI??ES DE VIDA EM ?MBITO LOCAL, REGIONAL E GLOBAL E A HABILIDADE QUE MELHOR SE ENCAIXA NESSA SEQU?NCIA ? A (EM13CNT101) ANALISAR E REPRESENTAR, COM OU SEM O USO DE DISPOSITIVOS E DE APLICATIVOS DIGITAIS ESPEC?FICOS, AS TRANSFORMA??ES E CONSERVA??ES EM SISTEMAS QUE ENVOLVAM QUANTIDADE DE MAT?RIA, DE ENERGIA E DE MOVIMENTO PARA REALIZAR PREVIS?ES SOBRE SEUS COMPORTAMENTOS EM SITUA??ES COTIDIANAS E EM PROCESSOS PRODUTIVOS QUE PRIORIZEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENT?VEL, O USO CONSCIENTE DOS RECURSOS NATURAIS E A PRESERVA??O DA VIDA EM TODAS AS SUAS FORMAS (BRASIL, 2018, P 557). OS APLICATIVOS USADOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO PODEM SER ENCONTRADOS E INSTALADOS GRATUITAMENTE NAS PRINCIPAIS LOJAS DE APLICATIVOS. ESSES APLICATIVOS FORAM AVALIADOS A FIM DE SEREM EMPREGADOS NA DISCIPLINA DE QU?MICA ANAL?TICA DO ENSINO M?DIO E NO TERCEIRO E QUARTO ANO DO T?CNICO EM QU?MICA DO INSTITUTO FEDERAL DO PARAN?. ASSIM OS PLANEJAMENTOS DAS A??ES DAS AULAS SER?O BASICAMENTE DIVIDIDA EM CINCO PARTES, SENDO INICIALMENTE DUAS AULAS PARA LEVANTAR OS CONHECIMENTOS PR?VIOS DOS DISCENTES, NO QUAL SER?O QUESTIONADOS SE J? VIRAM OU UTILIZARAM ALGUM APLICATIVO M?VEL PARA APRENDER QU?MICA OU ALGUM APLICADO A SUSTENTABILIDADE. EM SEGUIDA, UMA AULA SOBRE A PROBLEMATIZA??O DO ASSUNTO. NA SEQU?NCIA, TR?S AULAS PARA APRESENTA??O DOS APLICATIVOS E A DEVIDA ORIENTA??O SOBRE CADA UM. LOGO AP?S, DUAS AULAS PARA DIVULGA??O DE UM TRABALHO DE PESQUISA SOBRE A PRESEN?A DE ATITUDES SUSTENT?VEIS NAS IND?STRIAS DA REGI?O DE UMUARAMA. E POR FIM, UMA AULA PARA APRESENTA??O E DISCUSS?O DO TRABALHO DE PESQUISA PROPOSTO. OS RESULTADOS ESPERADOS EM TORNO DO USO DAS SEQU?NCIAS DID?TICAS VISA POSSIBILITAR A TRANSFORMA??O TANTO DA NOSSA EXPERI?NCIA E FORMA??O DOCENTE QUANTO DOS DISCENTES, PROPORCIONANDO UM NOVO TIPO DE INTERA??O COM OS SABERES VOLTADOS PARA O TEMA SUSTENTABILIDADE.

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