Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ABORDAGEM CTSA, INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO NAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA E BIOLOGIA

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, CTSA, INCLUSÃO, ENSINO REMOTO, Relato de Experiência(RE) ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2022-04-06"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84601
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 548
    "inscrito_id" => 2109
    "titulo" => "ABORDAGEM CTSA, INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO NAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA E BIOLOGIA"
    "resumo" => "CONSTRUIRMOS UMA SOCIEDADE NA QUAL A DIVERSIDADE E INCLUS?O SOCIAL DE TODAS E TODOS SEJA VISTA COMO POT?NCIA, PASSA PELA EFETIVA??O DE UMA EDUCA??O CR?TICA, REFLEXIVA E EMANCIPADORA. NESTE SENTIDO A ABORDAGEM CTSA MOSTRA-SE COMO POSSIBILIDADE A CONSTRU??O DE DI?LOGOS INTERDISCIPLINARES, PAUTANDO UMA EDUCA??O VERDADEIRAMENTE INCLUSIVA E FORMANDO CIDAD?OS SOCIALMENTE RESPONS?VEIS. APRESENTAMOS AQUI, UM TRABALHO DESENVOLVIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, JUNTO AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS E LICENCIATURA EM QU?MICA, DOS CAMPI ESALQ E FFCLRP, NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. NESTE TRABALHO INTEGRADO, FORAM CONSTRU?DAS SEQU?NCIAS DID?TICAS INTERDISCIPLINARES EXPLORANDO CONTE?DOS PAUTADOS PELA BNCC PARA AS DISCIPLINAS DE QU?MICA E BIOLOGIA DA EDUCA??O B?SICA. NOSSA PR?TICA FOI ORIENTADA POR UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA UTILIZANDO-SE DO ENFOQUE CTSA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE. ACREDITAMOS QUE ESTA EXPERI?NCIA COLABORATIVA, REPLETA DE CRIATIVIDADE E SIGNIFIC?NCIA, PROPICIOU A AMPLIA??O COGNITIVA E PERCEP??O AFETIVA SOBRE A IMPORT?NCIA DA ATUA??O DOCENTE E SEU PAPEL ENQUANTO AGENTE DE TRANSFORMA??O SOCIAL."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, CTSA, INCLUSÃO, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA104_ID2109_26102021233220.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KENIA FERNANDA AGUIAR SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KENIA"
    "autor_email" => "kenia.santos@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84601
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 548
    "inscrito_id" => 2109
    "titulo" => "ABORDAGEM CTSA, INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO NAS LICENCIATURAS EM QUÍMICA E BIOLOGIA"
    "resumo" => "CONSTRUIRMOS UMA SOCIEDADE NA QUAL A DIVERSIDADE E INCLUS?O SOCIAL DE TODAS E TODOS SEJA VISTA COMO POT?NCIA, PASSA PELA EFETIVA??O DE UMA EDUCA??O CR?TICA, REFLEXIVA E EMANCIPADORA. NESTE SENTIDO A ABORDAGEM CTSA MOSTRA-SE COMO POSSIBILIDADE A CONSTRU??O DE DI?LOGOS INTERDISCIPLINARES, PAUTANDO UMA EDUCA??O VERDADEIRAMENTE INCLUSIVA E FORMANDO CIDAD?OS SOCIALMENTE RESPONS?VEIS. APRESENTAMOS AQUI, UM TRABALHO DESENVOLVIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, JUNTO AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS E LICENCIATURA EM QU?MICA, DOS CAMPI ESALQ E FFCLRP, NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. NESTE TRABALHO INTEGRADO, FORAM CONSTRU?DAS SEQU?NCIAS DID?TICAS INTERDISCIPLINARES EXPLORANDO CONTE?DOS PAUTADOS PELA BNCC PARA AS DISCIPLINAS DE QU?MICA E BIOLOGIA DA EDUCA??O B?SICA. NOSSA PR?TICA FOI ORIENTADA POR UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA UTILIZANDO-SE DO ENFOQUE CTSA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE. ACREDITAMOS QUE ESTA EXPERI?NCIA COLABORATIVA, REPLETA DE CRIATIVIDADE E SIGNIFIC?NCIA, PROPICIOU A AMPLIA??O COGNITIVA E PERCEP??O AFETIVA SOBRE A IMPORT?NCIA DA ATUA??O DOCENTE E SEU PAPEL ENQUANTO AGENTE DE TRANSFORMA??O SOCIAL."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, CTSA, INCLUSÃO, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA104_ID2109_26102021233220.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KENIA FERNANDA AGUIAR SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "KENIA"
    "autor_email" => "kenia.santos@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

CONSTRUIRMOS UMA SOCIEDADE NA QUAL A DIVERSIDADE E INCLUS?O SOCIAL DE TODAS E TODOS SEJA VISTA COMO POT?NCIA, PASSA PELA EFETIVA??O DE UMA EDUCA??O CR?TICA, REFLEXIVA E EMANCIPADORA. NESTE SENTIDO A ABORDAGEM CTSA MOSTRA-SE COMO POSSIBILIDADE A CONSTRU??O DE DI?LOGOS INTERDISCIPLINARES, PAUTANDO UMA EDUCA??O VERDADEIRAMENTE INCLUSIVA E FORMANDO CIDAD?OS SOCIALMENTE RESPONS?VEIS. APRESENTAMOS AQUI, UM TRABALHO DESENVOLVIDO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, JUNTO AOS ESTUDANTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS E LICENCIATURA EM QU?MICA, DOS CAMPI ESALQ E FFCLRP, NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO. NESTE TRABALHO INTEGRADO, FORAM CONSTRU?DAS SEQU?NCIAS DID?TICAS INTERDISCIPLINARES EXPLORANDO CONTE?DOS PAUTADOS PELA BNCC PARA AS DISCIPLINAS DE QU?MICA E BIOLOGIA DA EDUCA??O B?SICA. NOSSA PR?TICA FOI ORIENTADA POR UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA UTILIZANDO-SE DO ENFOQUE CTSA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE. ACREDITAMOS QUE ESTA EXPERI?NCIA COLABORATIVA, REPLETA DE CRIATIVIDADE E SIGNIFIC?NCIA, PROPICIOU A AMPLIA??O COGNITIVA E PERCEP??O AFETIVA SOBRE A IMPORT?NCIA DA ATUA??O DOCENTE E SEU PAPEL ENQUANTO AGENTE DE TRANSFORMA??O SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.