Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ANTES E APÓS A BNCC: ANÁLISE DO CONTEÚDO DE BACTÉRIAS EM LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO, MATERIAL DIDÁTICO, CURRÍCULO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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      O SISTEMA EDUCACIONAL PRECISA AO PASSO QUE OCORREM MUDANÇAS SOCIAIS, ESTÁ PASSANDO TAMBÉM POR MODIFICAÇÕES. ATUALMENTE TEMOS COMO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO NORMATIVO QUE DETERMINA OS OBJETIVOS E O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS QUE OS DISCENTES PRECISAM DESENVOLVER SEGUINDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS AO LONGO DE TODO O ENSINO BÁSICO. CONSEQUENTEMENTE, OS LIVROS DIDÁTICOS DEVEM ATENDER ÀS DEMANDAS IMPLEMENTADAS POR ESSE CURRÍCULO, TENDO EM VISTA QUE SÃO UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DE ENSINO NA MAIORIA DAS ESCOLAS DO PAÍS, UMA VEZ QUE FORNECEM INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS, SOCIAIS, CULTURAIS E HISTÓRICAS PRIMORDIAIS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO E AUXILIAM OS EDUCANDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES. DADO A IMPORTÂNCIA DESSES MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DO PAÍS, SÃO NECESSÁRIAS PESQUISAS ACERCA DESSES INSTRUMENTOS, PRINCIPALMENTE, VISANDO AVERIGUAR A QUALIDADE DOS CONTEÚDOS PARA IDENTIFICAR POSSÍVEIS INCONGRUÊNCIAS, JÁ QUE SÃO BASTANTE RECORRENTES E PODEM PREJUDICAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TENDO POR BASE A RELEVÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA OS SERES VIVOS E PARA O PLANETA, FAZ NECESSÁRIO QUE OS LIVROS SELECIONEM E ORGANIZEM AS INFORMAÇÕES A SEREM ENSINADAS, DE MODO A CORROBORAR NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES EM MANTER O BEM-ESTAR DO CORPO, CAPAZES DE APLICAR OS CONHECIMENTOS NO DIA A DIA E DE RECONHECER OS BENEFÍCIOS DE TAIS ORGANISMOS. CONSIDERANDO AS MUDANÇAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO TEMA BACTÉRIAS PARA FORMAÇÃO DO EDUCANDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE POR FINALIDADE COMPARAR O CONTEÚDO DE BACTÉRIAS ABORDADO EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO UM ANTERIOR A BNCC E O OUTRO COM AS ATUAIS REGRAS CURRICULARES. PARA ISSO, ANALISAMOS O CONTEÚDO, BEM COMO AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PRESENTES NO NOVO EXEMPLAR, VERIFICANDO SE A NOVA PROPOSTA CURRICULAR TROUXE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS E SATISFATÓRIAS NA ABORDAGEM DESTE ASSUNTO. A FIM DE ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS NESTE TRABALHO, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE ORDEM QUALITATIVA, PARA TAL FORAM SELECIONADOS 2 LIVROS DO 7° ANO QUE COMPÕEM O PROJETO TELÁRIS, SENDO O EXEMPLAR 1 DE 2015-2017 (ANTES DA BNCC) E O EXEMPLAR 2 DE 2018-2020 (APÓS A BNCC) TENDO COMO FOCO O CONTEÚDO DE BACTÉRIAS. LOGO, A ANÁLISE DO MATERIAL FUNDAMENTOU-SE EM TRÊS ETAPAS: LEITURA EXPLORATÓRIA, LEITURA SELETIVA, E A LEITURA ANALÍTICA. OS LIVROS AVALIADOS DEMONSTRARAM MODOS DISTINTOS DE ABORDAGEM, SENDO QUE O PRIMEIRO EXEMPLAR DISCORRE DE FORMA MAIS ABRANGENTE E COMPLETA O CONTEÚDO, O QUAL TRAZ UMA DIVERSIDADE DE INFORMAÇÕES SOBRE AS BACTÉRIAS TAIS COMO: CARACTERIZAÇÃO, REPRODUÇÃO, IMPORTÂNCIA E SUA RELAÇÃO COM OS SERES HUMANOS. AO PASSO QUE O SEGUNDO EXEMPLAR, DISCUTE ESSENCIALMENTE SOBRE AS DOENÇAS DESENCADEADAS PELAS BACTÉRIAS, ENQUANTO POUCOS BENEFÍCIOS SÃO RAPIDAMENTE ELUCIDADOS AO LONGO DO LIVRO, DEIXANDO DE ABORDAR  COM ÊNFASE AS PARTICULARIDADES DESSES SERES E SUAS CONTRIBUIÇÕES \r\n
      PARA O EQUILÍBRIO DA NATUREZA E PARA O SER HUMANO. DESSE MODO, A ESCOLA ENFATIZA A PERCEPÇÃO DOS MICRORGANISMOS ESTAREM, EXCLUSIVAMENTE, ASSOCIADOS ÀS DOENÇAS. AS BACTÉRIAS, EMBORA POSSAM DESENCADEAR UMA SÉRIE DE PATOGENICIDADES, DESEMPENHAM FUNÇÕES EXTREMAMENTE IMPORTANTES, COMO: ESTABELECEM RELAÇÃO SIMBIÓTICA COM OS MAMÍFEROS, COMPONDO A MICROBIOTA DESSES ANIMAIS E IMPEDINDO O DESENVOLVIMENTO DE MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS; CONTRIBUEM PARA A DIGESTÃO E SÍNTESE DE DETERMINADAS VITAMINAS NOS SERES HUMANOS; REALIZAM A RECICLAGEM DE ELEMENTOS QUÍMICOS; ATUAM NA DECOMPOSIÇÃO DE MATÉRIA MORTA; AGEM NA FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO DO AR E SÃO FUNDAMENTAIS PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA E  FARMACOLÓGICA. CONTUDO, BENEFÍCIOS COMO A RELAÇÃO SIMBIÓTICA COM OS MAMÍFEROS, PRINCIPALMENTE OS SERES HUMANOS, E AS APLICAÇÕES DESSES ORGANISMOS SÃO ESTUDADOS APENAS NO EXEMPLAR 1.  PORTANTO, PERCEBE-SE QUE O EXEMPLAR 2 TEM COMO FINALIDADE ESTUDAR AS DOENÇAS BACTERIANAS, NÃO DISCORRENDO NEM MESMO A RESPEITO DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DAS BACTÉRIAS, ISSO PODE AFETAR A VISUALIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO CONTEÚDO PELO ALUNO, POIS PARA QUE OCORRA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA É NECESSÁRIO PROPORCIONAR UMA VISÃO INTEGRAL E ABRANGENTE SOBRE OS CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE PREVENÇÃO ESSE MATERIAL DISCUTE COM MAIOR ÊNFASE A IMPORTÂNCIA DA VACINA AO LONGO DE TODO CAPÍTULO 6 (DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS), TRAZENDO ATÉ MESMO INFORMAÇÕES REFERENTES AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO E SOBRE A CADERNETA DE VACINAÇÃO. ATUALMENTE É IMPRESCINDÍVEL ABORDAR SOBRE A EFICIÊNCIA E IMPACTO DA VACINAÇÃO, POIS COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TÊM SIDO COMUM A CIRCULAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS REFERENTE A VACINA, NA QUAL NOTICIAM UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES DESCABIDAS QUE DISSEMINAM RECEIO E INSEGURANÇA, BEM COMO IMPACTAM NEGATIVAMENTE NA COBERTURA VACINAL. OUTRA MUDANÇA PERCEPTÍVEL NO LIVRO ATUAL, É A IMPLEMENTAÇÃO DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS PELO DOCENTE RELATIVO ÀS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES RELACIONADAS AOS ASSUNTOS, PROPOSTAS PELA BNCC. ESSAS INFORMAÇÕES CORRESPONDEM A UM RESUMO NAS PARTES LATERAIS E INFERIORES QUE APONTAM INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS A SEREM ABORDADAS, PRESENTES SOMENTE NO MANUAL DO PROFESSOR ORIENTANDO COMO DEVEM SER TRABALHADAS AS ILUSTRAÇÕES E HABILIDADES, BEM COMO INDICAM TEXTOS COMPLEMENTARES, SUGESTÕES DE ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS. ANALISANDO ESSAS INSTRUÇÕES NO CONTEÚDO DE BACTÉRIAS, PERCEBE-SE QUE PARA O DESENVOLVIMENTO CONCRETO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR TRABALHE DETERMINADAS SUGESTÕES E INFORMAÇÕES. A EXEMPLO DISSO, PODEMOS CITAR QUE É SUGERIDO AO PROFESSOR A DISCUSSÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS BACTÉRIAS, REFORÇANDO QUE NEM TODAS SÃO PATOGÊNICAS, ENTRETANTO, ESSAS INFORMAÇÕES NÃO ESTÃO INCLUÍDAS NO TEXTO CENTRAL, COMO ERA ABORDADO NO LIVRO ANTERIOR A BNCC. DESSE MODO, MUITAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA COMPREENSÃO DO ASSUNTO COMO ANTIBIÓTICOS E BENEFÍCIOS DESSES ORGANISMOS FICAM RESTRITAS ÀS ORIENTAÇÕES DO LIVRO DO DOCENTE, EM CONTRAPARTIDA, É SUGERIDO AO EDUCADOR REFORÇAR ASPECTOS IMPORTANTES DA VACINA E OUTROS MEIOS DE PREVENÇÃO, MESMO SENDO MUITO DISCUTIDO NO TEXTO CENTRAL.  ALGUNS AUTORES CRITICAM ESSE NOVO CURRÍCULO, POIS AO RESTRINGIR O CONHECIMENTO GLOBALIZADO A UM ROL DE APRENDIZAGENS, PERCEBE-SE A AUSÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS QUE COMPREENDAM SEU COTIDIANO, VISTO QUE, ESSE PROCESSO EDUCATIVO SE REDUZ A UM CONJUNTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS POR INTERMÉDIO DE CURRÍCULOS MULTICULTURALISTAS. ALÉM DISSO, NOTA-SE QUE ESSE MODELO EDUCACIONAL REFORÇA O PAPEL DO PROFESSOR COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO, ENQUANTO OS ALUNOS TÊM ACESSO LIMITADO AOS SABERES CIENTÍFICOS. SINTETIZAMOS ESTA PESQUISA ATESTANDO QUE SÃO MUDANÇAS CONSIDERÁVEIS NA COMPARAÇÃO DOS LIVROS EM RELAÇÃO A BNCC, A RESPEITO DO CONTEÚDO DE BACTÉRIAS. NO QUAL O EXEMPLAR 2 DISCUTE O ASSUNTO DE MODO FRAGMENTADO EM RELAÇÃO AO EXEMPLAR 1, NA QUAL ALGUNS TEMAS IMPRESCINDÍVEIS PARA A COMPREENSÃO COMPLETA DO CONTEÚDO E PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SÃO EXCLUÍDOS, NO ENTANTO, PARA QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM SE TORNE RELEVANTE PARA A VIDA DO ESTUDANTE SE FAZ NECESSÁRIO QUE O CONTEÚDO PROPONHA UMA VISÃO INTEGRAL E AMPLA DOS CONHECIMENTOS. ALÉM DISSO, EM RELAÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PERCEBEMOS QUE SÃO EXPOSTAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE O ALUNO COMPREENDA O ASSUNTO DE MANEIRA INTEGRAL, NO ENTANTO ESSES PONTOS NÃO SÃO MENCIONADOS NO LIVRO DO ALUNO. PORTANTO, CONSIDERANDO QUE O LIVRO DIDÁTICO É O PRINCIPAL INSTRUMENTO EDUCATIVO UTILIZADO COMO APOIO NO PROCESSO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NESSE MOMENTO DE EMERGÊNCIA MUNDIAL, É FUNDAMENTAL QUE O MESMO BUSQUE ABORDAR O ASSUNTO DETALHADAMENTE, TRAZENDO INFORMAÇÕES QUE SE RELACIONAM AO CONTEXTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E COM A SOCIEDADE. E QUE POSSIBILITE AO ESTUDANTE ENTENDER AS PARTICULARIDADES DAS BACTÉRIAS, SUAS RELAÇÕES COM A SAÚDE HUMANA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ECOSSISTEMA.
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O SISTEMA EDUCACIONAL PRECISA AO PASSO QUE OCORREM MUDANÇAS SOCIAIS, ESTÁ PASSANDO TAMBÉM POR MODIFICAÇÕES. ATUALMENTE TEMOS COMO CURRÍCULO OBRIGATÓRIO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), DOCUMENTO NORMATIVO QUE DETERMINA OS OBJETIVOS E O CONJUNTO DE APRENDIZAGENS QUE OS DISCENTES PRECISAM DESENVOLVER SEGUINDO HABILIDADES E COMPETÊNCIAS AO LONGO DE TODO O ENSINO BÁSICO. CONSEQUENTEMENTE, OS LIVROS DIDÁTICOS DEVEM ATENDER ÀS DEMANDAS IMPLEMENTADAS POR ESSE CURRÍCULO, TENDO EM VISTA QUE SÃO UM DOS PRINCIPAIS RECURSOS QUE NORTEIAM A PRÁTICA DE ENSINO NA MAIORIA DAS ESCOLAS DO PAÍS, UMA VEZ QUE FORNECEM INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS, SOCIAIS, CULTURAIS E HISTÓRICAS PRIMORDIAIS PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO E AUXILIAM OS EDUCANDOS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE SABERES. DADO A IMPORTÂNCIA DESSES MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO DO PAÍS, SÃO NECESSÁRIAS PESQUISAS ACERCA DESSES INSTRUMENTOS, PRINCIPALMENTE, VISANDO AVERIGUAR A QUALIDADE DOS CONTEÚDOS PARA IDENTIFICAR POSSÍVEIS INCONGRUÊNCIAS, JÁ QUE SÃO BASTANTE RECORRENTES E PODEM PREJUDICAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS. TENDO POR BASE A RELEVÂNCIA DAS BACTÉRIAS PARA OS SERES VIVOS E PARA O PLANETA, FAZ NECESSÁRIO QUE OS LIVROS SELECIONEM E ORGANIZEM AS INFORMAÇÕES A SEREM ENSINADAS, DE MODO A CORROBORAR NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES EM MANTER O BEM-ESTAR DO CORPO, CAPAZES DE APLICAR OS CONHECIMENTOS NO DIA A DIA E DE RECONHECER OS BENEFÍCIOS DE TAIS ORGANISMOS. CONSIDERANDO AS MUDANÇAS CURRICULARES NA EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DO TEMA BACTÉRIAS PARA FORMAÇÃO DO EDUCANDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE POR FINALIDADE COMPARAR O CONTEÚDO DE BACTÉRIAS ABORDADO EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SENDO UM ANTERIOR A BNCC E O OUTRO COM AS ATUAIS REGRAS CURRICULARES. PARA ISSO, ANALISAMOS O CONTEÚDO, BEM COMO AS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PRESENTES NO NOVO EXEMPLAR, VERIFICANDO SE A NOVA PROPOSTA CURRICULAR TROUXE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS E SATISFATÓRIAS NA ABORDAGEM DESTE ASSUNTO. A FIM DE ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS NESTE TRABALHO, OPTOU-SE POR UMA PESQUISA DE ORDEM QUALITATIVA, PARA TAL FORAM SELECIONADOS 2 LIVROS DO 7° ANO QUE COMPÕEM O PROJETO TELÁRIS, SENDO O EXEMPLAR 1 DE 2015-2017 (ANTES DA BNCC) E O EXEMPLAR 2 DE 2018-2020 (APÓS A BNCC) TENDO COMO FOCO O CONTEÚDO DE BACTÉRIAS. LOGO, A ANÁLISE DO MATERIAL FUNDAMENTOU-SE EM TRÊS ETAPAS: LEITURA EXPLORATÓRIA, LEITURA SELETIVA, E A LEITURA ANALÍTICA. OS LIVROS AVALIADOS DEMONSTRARAM MODOS DISTINTOS DE ABORDAGEM, SENDO QUE O PRIMEIRO EXEMPLAR DISCORRE DE FORMA MAIS ABRANGENTE E COMPLETA O CONTEÚDO, O QUAL TRAZ UMA DIVERSIDADE DE INFORMAÇÕES SOBRE AS BACTÉRIAS TAIS COMO: CARACTERIZAÇÃO, REPRODUÇÃO, IMPORTÂNCIA E SUA RELAÇÃO COM OS SERES HUMANOS. AO PASSO QUE O SEGUNDO EXEMPLAR, DISCUTE ESSENCIALMENTE SOBRE AS DOENÇAS DESENCADEADAS PELAS BACTÉRIAS, ENQUANTO POUCOS BENEFÍCIOS SÃO RAPIDAMENTE ELUCIDADOS AO LONGO DO LIVRO, DEIXANDO DE ABORDAR COM ÊNFASE AS PARTICULARIDADES DESSES SERES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O EQUILÍBRIO DA NATUREZA E PARA O SER HUMANO. DESSE MODO, A ESCOLA ENFATIZA A PERCEPÇÃO DOS MICRORGANISMOS ESTAREM, EXCLUSIVAMENTE, ASSOCIADOS ÀS DOENÇAS. AS BACTÉRIAS, EMBORA POSSAM DESENCADEAR UMA SÉRIE DE PATOGENICIDADES, DESEMPENHAM FUNÇÕES EXTREMAMENTE IMPORTANTES, COMO: ESTABELECEM RELAÇÃO SIMBIÓTICA COM OS MAMÍFEROS, COMPONDO A MICROBIOTA DESSES ANIMAIS E IMPEDINDO O DESENVOLVIMENTO DE MICRORGANISMOS PATOGÊNICOS; CONTRIBUEM PARA A DIGESTÃO E SÍNTESE DE DETERMINADAS VITAMINAS NOS SERES HUMANOS; REALIZAM A RECICLAGEM DE ELEMENTOS QUÍMICOS; ATUAM NA DECOMPOSIÇÃO DE MATÉRIA MORTA; AGEM NA FIXAÇÃO DE NITROGÊNIO DO AR E SÃO FUNDAMENTAIS PARA A INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA E FARMACOLÓGICA. CONTUDO, BENEFÍCIOS COMO A RELAÇÃO SIMBIÓTICA COM OS MAMÍFEROS, PRINCIPALMENTE OS SERES HUMANOS, E AS APLICAÇÕES DESSES ORGANISMOS SÃO ESTUDADOS APENAS NO EXEMPLAR 1. PORTANTO, PERCEBE-SE QUE O EXEMPLAR 2 TEM COMO FINALIDADE ESTUDAR AS DOENÇAS BACTERIANAS, NÃO DISCORRENDO NEM MESMO A RESPEITO DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DAS BACTÉRIAS, ISSO PODE AFETAR A VISUALIZAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO CONTEÚDO PELO ALUNO, POIS PARA QUE OCORRA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA É NECESSÁRIO PROPORCIONAR UMA VISÃO INTEGRAL E ABRANGENTE SOBRE OS CONHECIMENTOS. ENTRETANTO, EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS DE PREVENÇÃO ESSE MATERIAL DISCUTE COM MAIOR ÊNFASE A IMPORTÂNCIA DA VACINA AO LONGO DE TODO CAPÍTULO 6 (DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS), TRAZENDO ATÉ MESMO INFORMAÇÕES REFERENTES AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO E SOBRE A CADERNETA DE VACINAÇÃO. ATUALMENTE É IMPRESCINDÍVEL ABORDAR SOBRE A EFICIÊNCIA E IMPACTO DA VACINAÇÃO, POIS COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TÊM SIDO COMUM A CIRCULAÇÃO DE NOTÍCIAS FALSAS REFERENTE A VACINA, NA QUAL NOTICIAM UMA SÉRIE DE INFORMAÇÕES DESCABIDAS QUE DISSEMINAM RECEIO E INSEGURANÇA, BEM COMO IMPACTAM NEGATIVAMENTE NA COBERTURA VACINAL. OUTRA MUDANÇA PERCEPTÍVEL NO LIVRO ATUAL, É A IMPLEMENTAÇÃO DE ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS QUE DEVEM SER SEGUIDAS PELO DOCENTE RELATIVO ÀS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES RELACIONADAS AOS ASSUNTOS, PROPOSTAS PELA BNCC. ESSAS INFORMAÇÕES CORRESPONDEM A UM RESUMO NAS PARTES LATERAIS E INFERIORES QUE APONTAM INFORMAÇÕES FUNDAMENTAIS A SEREM ABORDADAS, PRESENTES SOMENTE NO MANUAL DO PROFESSOR ORIENTANDO COMO DEVEM SER TRABALHADAS AS ILUSTRAÇÕES E HABILIDADES, BEM COMO INDICAM TEXTOS COMPLEMENTARES, SUGESTÕES DE ATIVIDADES E COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS. ANALISANDO ESSAS INSTRUÇÕES NO CONTEÚDO DE BACTÉRIAS, PERCEBE-SE QUE PARA O DESENVOLVIMENTO CONCRETO DOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR TRABALHE DETERMINADAS SUGESTÕES E INFORMAÇÕES. A EXEMPLO DISSO, PODEMOS CITAR QUE É SUGERIDO AO PROFESSOR A DISCUSSÃO DAS CARACTERÍSTICAS DAS BACTÉRIAS, REFORÇANDO QUE NEM TODAS SÃO PATOGÊNICAS, ENTRETANTO, ESSAS INFORMAÇÕES NÃO ESTÃO INCLUÍDAS NO TEXTO CENTRAL, COMO ERA ABORDADO NO LIVRO ANTERIOR A BNCC. DESSE MODO, MUITAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA COMPREENSÃO DO ASSUNTO COMO ANTIBIÓTICOS E BENEFÍCIOS DESSES ORGANISMOS FICAM RESTRITAS ÀS ORIENTAÇÕES DO LIVRO DO DOCENTE, EM CONTRAPARTIDA, É SUGERIDO AO EDUCADOR REFORÇAR ASPECTOS IMPORTANTES DA VACINA E OUTROS MEIOS DE PREVENÇÃO, MESMO SENDO MUITO DISCUTIDO NO TEXTO CENTRAL. ALGUNS AUTORES CRITICAM ESSE NOVO CURRÍCULO, POIS AO RESTRINGIR O CONHECIMENTO GLOBALIZADO A UM ROL DE APRENDIZAGENS, PERCEBE-SE A AUSÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS QUE COMPREENDAM SEU COTIDIANO, VISTO QUE, ESSE PROCESSO EDUCATIVO SE REDUZ A UM CONJUNTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS POR INTERMÉDIO DE CURRÍCULOS MULTICULTURALISTAS. ALÉM DISSO, NOTA-SE QUE ESSE MODELO EDUCACIONAL REFORÇA O PAPEL DO PROFESSOR COMO DETENTOR DO CONHECIMENTO, ENQUANTO OS ALUNOS TÊM ACESSO LIMITADO AOS SABERES CIENTÍFICOS. SINTETIZAMOS ESTA PESQUISA ATESTANDO QUE SÃO MUDANÇAS CONSIDERÁVEIS NA COMPARAÇÃO DOS LIVROS EM RELAÇÃO A BNCC, A RESPEITO DO CONTEÚDO DE BACTÉRIAS. NO QUAL O EXEMPLAR 2 DISCUTE O ASSUNTO DE MODO FRAGMENTADO EM RELAÇÃO AO EXEMPLAR 1, NA QUAL ALGUNS TEMAS IMPRESCINDÍVEIS PARA A COMPREENSÃO COMPLETA DO CONTEÚDO E PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SÃO EXCLUÍDOS, NO ENTANTO, PARA QUE O ENSINO-APRENDIZAGEM SE TORNE RELEVANTE PARA A VIDA DO ESTUDANTE SE FAZ NECESSÁRIO QUE O CONTEÚDO PROPONHA UMA VISÃO INTEGRAL E AMPLA DOS CONHECIMENTOS. ALÉM DISSO, EM RELAÇÃO ÀS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS PERCEBEMOS QUE SÃO EXPOSTAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA QUE O ALUNO COMPREENDA O ASSUNTO DE MANEIRA INTEGRAL, NO ENTANTO ESSES PONTOS NÃO SÃO MENCIONADOS NO LIVRO DO ALUNO. PORTANTO, CONSIDERANDO QUE O LIVRO DIDÁTICO É O PRINCIPAL INSTRUMENTO EDUCATIVO UTILIZADO COMO APOIO NO PROCESSO EDUCACIONAL, PRINCIPALMENTE NESSE MOMENTO DE EMERGÊNCIA MUNDIAL, É FUNDAMENTAL QUE O MESMO BUSQUE ABORDAR O ASSUNTO DETALHADAMENTE, TRAZENDO INFORMAÇÕES QUE SE RELACIONAM AO CONTEXTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E COM A SOCIEDADE. E QUE POSSIBILITE AO ESTUDANTE ENTENDER AS PARTICULARIDADES DAS BACTÉRIAS, SUAS RELAÇÕES COM A SAÚDE HUMANA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ECOSSISTEMA.

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