Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS REMOTAMENTE PELO PIBID: PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS

Palavra-chaves: INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, AULA ONLINE, PLANEJAMENTO, PIBID LETRAS, TECNOLOGIA EM SALA DE AULA Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84991
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 435
    "inscrito_id" => 1858
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS REMOTAMENTE PELO PIBID: PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), CAMPUS CHAPECÓ, NO SUBPROJETO DE LETRAS/2021. EM MARÇO, A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPECÓ, NA QUAL O PROJETO ESTÁ INSERIDO, RETOMOU AS ATIVIDADES PRESENCIAIS, PORÉM O PIBID MANTEVE AS ATIVIDADES ONLINE. ASSIM, PARA APROXIMAR OS PIBIDIANOS AO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA O OBJETIVO DO PROGRAMA QUE É A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, FORAM PENSADAS E ORGANIZADAS ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITARAM AOS GRADUANDOS  VIVENCIAR A ROTINA ESCOLAR. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ENCONTROS, DISCUSSÕES E LEITURAS PARA PLANEJAR DE QUE FORMA AS AÇÕES COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA SERIAM REALIZADAS. NESSE PERCURSO, TIVEMOS O PLANEJAMENTO E ESTUDO DOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM O FAZER DOCENTE, COMO PONTO DE PARTIDA ESTUDAMOS O PPP DA ESCOLA, EM SEGUIDA, DISCUTIMOS OUTROS DOCUMENTOS COMO A BNCC, CURRÍCULO MUNICIPAL, ETC. COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, OBSERVARAM AULAS, PLANEJARAM OFICINAS E APLICARAM POR MEIO DE CHAMADAS DE VÍDEO. AS ATIVIDADES MOSTRARAM ALGUNS DESAFIOS E OS RESULTADOS EXPUSERAM LACUNAS NO ENSINO POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS, TANTO TÉCNICAS QUANTO DE EFETIVA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS. ENTRETANTO, O PLANEJAMENTO POSSIBILITOU QUE AS AULAS TIVESSEM UM BOM ANDAMENTO, E POSTERIORMENTE OPORTUNIZOU REFLEXÕES. ANCORADOS NA CONCEPÇÃO  DE LINGUAGEM ENUNCIATIVA-DISCURSIVA E EM MENEGOLLA E SANT-ANNA (2014), ANTUNES (2003), SERVIRAM DE APORTE PARA NOSSA DISCUSSÃO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR E DA ATUAÇÃO EM SALA, CONSIDERANDO A REALIDADE DO ALUNO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, AULA ONLINE, PLANEJAMENTO, PIBID LETRAS, TECNOLOGIA EM SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA_ID1858_18112021133600.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTELA APARECIDA DAMIÃO"
    "autor_nome_curto" => "ESTELA"
    "autor_email" => "estela.damiao159@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84991
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 435
    "inscrito_id" => 1858
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE ATIVIDADES REALIZADAS REMOTAMENTE PELO PIBID: PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE OFICINAS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO ABORDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), CAMPUS CHAPECÓ, NO SUBPROJETO DE LETRAS/2021. EM MARÇO, A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPECÓ, NA QUAL O PROJETO ESTÁ INSERIDO, RETOMOU AS ATIVIDADES PRESENCIAIS, PORÉM O PIBID MANTEVE AS ATIVIDADES ONLINE. ASSIM, PARA APROXIMAR OS PIBIDIANOS AO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA O OBJETIVO DO PROGRAMA QUE É A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, FORAM PENSADAS E ORGANIZADAS ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITARAM AOS GRADUANDOS  VIVENCIAR A ROTINA ESCOLAR. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ENCONTROS, DISCUSSÕES E LEITURAS PARA PLANEJAR DE QUE FORMA AS AÇÕES COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA SERIAM REALIZADAS. NESSE PERCURSO, TIVEMOS O PLANEJAMENTO E ESTUDO DOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM O FAZER DOCENTE, COMO PONTO DE PARTIDA ESTUDAMOS O PPP DA ESCOLA, EM SEGUIDA, DISCUTIMOS OUTROS DOCUMENTOS COMO A BNCC, CURRÍCULO MUNICIPAL, ETC. COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, OBSERVARAM AULAS, PLANEJARAM OFICINAS E APLICARAM POR MEIO DE CHAMADAS DE VÍDEO. AS ATIVIDADES MOSTRARAM ALGUNS DESAFIOS E OS RESULTADOS EXPUSERAM LACUNAS NO ENSINO POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS, TANTO TÉCNICAS QUANTO DE EFETIVA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS. ENTRETANTO, O PLANEJAMENTO POSSIBILITOU QUE AS AULAS TIVESSEM UM BOM ANDAMENTO, E POSTERIORMENTE OPORTUNIZOU REFLEXÕES. ANCORADOS NA CONCEPÇÃO  DE LINGUAGEM ENUNCIATIVA-DISCURSIVA E EM MENEGOLLA E SANT-ANNA (2014), ANTUNES (2003), SERVIRAM DE APORTE PARA NOSSA DISCUSSÃO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR E DA ATUAÇÃO EM SALA, CONSIDERANDO A REALIDADE DO ALUNO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, AULA ONLINE, PLANEJAMENTO, PIBID LETRAS, TECNOLOGIA EM SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA_ID1858_18112021133600.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTELA APARECIDA DAMIÃO"
    "autor_nome_curto" => "ESTELA"
    "autor_email" => "estela.damiao159@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO ABORDA ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS), CAMPUS CHAPECÓ, NO SUBPROJETO DE LETRAS/2021. EM MARÇO, A REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE CHAPECÓ, NA QUAL O PROJETO ESTÁ INSERIDO, RETOMOU AS ATIVIDADES PRESENCIAIS, PORÉM O PIBID MANTEVE AS ATIVIDADES ONLINE. ASSIM, PARA APROXIMAR OS PIBIDIANOS AO CONTEXTO ESCOLAR, TENDO EM VISTA O OBJETIVO DO PROGRAMA QUE É A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, FORAM PENSADAS E ORGANIZADAS ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITARAM AOS GRADUANDOS VIVENCIAR A ROTINA ESCOLAR. DESSA FORMA, ORGANIZAMOS ENCONTROS, DISCUSSÕES E LEITURAS PARA PLANEJAR DE QUE FORMA AS AÇÕES COM OS ALUNOS EM SALA DE AULA SERIAM REALIZADAS. NESSE PERCURSO, TIVEMOS O PLANEJAMENTO E ESTUDO DOS DOCUMENTOS QUE DIRECIONAM O FAZER DOCENTE, COMO PONTO DE PARTIDA ESTUDAMOS O PPP DA ESCOLA, EM SEGUIDA, DISCUTIMOS OUTROS DOCUMENTOS COMO A BNCC, CURRÍCULO MUNICIPAL, ETC. COMO PRÁTICA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, OBSERVARAM AULAS, PLANEJARAM OFICINAS E APLICARAM POR MEIO DE CHAMADAS DE VÍDEO. AS ATIVIDADES MOSTRARAM ALGUNS DESAFIOS E OS RESULTADOS EXPUSERAM LACUNAS NO ENSINO POR MEIO DO USO DE TECNOLOGIAS, TANTO TÉCNICAS QUANTO DE EFETIVA APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS. ENTRETANTO, O PLANEJAMENTO POSSIBILITOU QUE AS AULAS TIVESSEM UM BOM ANDAMENTO, E POSTERIORMENTE OPORTUNIZOU REFLEXÕES. ANCORADOS NA CONCEPÇÃO DE LINGUAGEM ENUNCIATIVA-DISCURSIVA E EM MENEGOLLA E SANT-ANNA (2014), ANTUNES (2003), SERVIRAM DE APORTE PARA NOSSA DISCUSSÃO, RESSALTANDO A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAR E DA ATUAÇÃO EM SALA, CONSIDERANDO A REALIDADE DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.