Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

BIOTECNOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CIDADÃ – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: BIOTECNOLOGIA, CTS, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84646
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 402
    "inscrito_id" => 308
    "titulo" => "BIOTECNOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CIDADÃ – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A BIOTECNOLOGIA VEM MODIFICANDO E MELHORANDO A PRODUÇÃO DE DIVERSAS TECNOLOGIAS, INSERIDA NO COTIDIANO. O OBJETIVO DO TRABALHO É QUE O ESTUDANTE POSSA RECONHECER ESSAS BIOTECNOLOGIAS NO SEU DIA A DIA IDENTIFICANDO O SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR, ATUANTES NA SOCIEDADE CAPAZES DE APONTAR SEU PONTO DE VISTA A PARTIR DE UM CONTEÚDO PRÉ-DEFINIDO. O ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE DOIS QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA. AS DUAS PERGUNTAS REALIZADAS SOLICITAVAM QUE OS ALUNOS DESCREVESSEM QUAL ÁREA DA BIOTECNOLOGIA GOSTARIAM DE ATUAR E QUAL PROBLEMA DA SOCIEDADE GOSTARIAM DE RESOLVER; A OUTRA PERGUNTA ESTAVA RELACIONADA COM UMA TÉCNICA BIOTECNOLÓGICA. INICIALMENTE OS ALUNOS FORAM INSERIDOS AO CONTEÚDO POR MEIO DE AULAS DIALOGADAS BASEADAS NAS REFLEXÕES CTS E ENTÃO INSTIGADOS A RESPONDEREM AS QUESTÕES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS POSSUEM SENSO CRÍTICO DESDE QUE INSTIGADOS A DEMONSTRAREM SUAS OPINIÕES, AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "BIOTECNOLOGIA, CTS, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID308_26102021193931.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENY THOMAS"
    "autor_nome_curto" => "HELY"
    "autor_email" => "hely_thomas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84646
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 402
    "inscrito_id" => 308
    "titulo" => "BIOTECNOLOGIA NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO CIDADÃ – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "A BIOTECNOLOGIA VEM MODIFICANDO E MELHORANDO A PRODUÇÃO DE DIVERSAS TECNOLOGIAS, INSERIDA NO COTIDIANO. O OBJETIVO DO TRABALHO É QUE O ESTUDANTE POSSA RECONHECER ESSAS BIOTECNOLOGIAS NO SEU DIA A DIA IDENTIFICANDO O SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR, ATUANTES NA SOCIEDADE CAPAZES DE APONTAR SEU PONTO DE VISTA A PARTIR DE UM CONTEÚDO PRÉ-DEFINIDO. O ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE DOIS QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA. AS DUAS PERGUNTAS REALIZADAS SOLICITAVAM QUE OS ALUNOS DESCREVESSEM QUAL ÁREA DA BIOTECNOLOGIA GOSTARIAM DE ATUAR E QUAL PROBLEMA DA SOCIEDADE GOSTARIAM DE RESOLVER; A OUTRA PERGUNTA ESTAVA RELACIONADA COM UMA TÉCNICA BIOTECNOLÓGICA. INICIALMENTE OS ALUNOS FORAM INSERIDOS AO CONTEÚDO POR MEIO DE AULAS DIALOGADAS BASEADAS NAS REFLEXÕES CTS E ENTÃO INSTIGADOS A RESPONDEREM AS QUESTÕES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS POSSUEM SENSO CRÍTICO DESDE QUE INSTIGADOS A DEMONSTRAREM SUAS OPINIÕES, AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "BIOTECNOLOGIA, CTS, ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO MÉDIO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID308_26102021193931.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELENY THOMAS"
    "autor_nome_curto" => "HELY"
    "autor_email" => "hely_thomas@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ CAMPUS UNIÃO DA VITÓRIA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A BIOTECNOLOGIA VEM MODIFICANDO E MELHORANDO A PRODUÇÃO DE DIVERSAS TECNOLOGIAS, INSERIDA NO COTIDIANO. O OBJETIVO DO TRABALHO É QUE O ESTUDANTE POSSA RECONHECER ESSAS BIOTECNOLOGIAS NO SEU DIA A DIA IDENTIFICANDO O SEU PAPEL COMO AGENTE TRANSFORMADOR, ATUANTES NA SOCIEDADE CAPAZES DE APONTAR SEU PONTO DE VISTA A PARTIR DE UM CONTEÚDO PRÉ-DEFINIDO. O ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE DOIS QUESTIONÁRIOS APLICADOS COM ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL NA CIDADE DE UNIÃO DA VITÓRIA. AS DUAS PERGUNTAS REALIZADAS SOLICITAVAM QUE OS ALUNOS DESCREVESSEM QUAL ÁREA DA BIOTECNOLOGIA GOSTARIAM DE ATUAR E QUAL PROBLEMA DA SOCIEDADE GOSTARIAM DE RESOLVER; A OUTRA PERGUNTA ESTAVA RELACIONADA COM UMA TÉCNICA BIOTECNOLÓGICA. INICIALMENTE OS ALUNOS FORAM INSERIDOS AO CONTEÚDO POR MEIO DE AULAS DIALOGADAS BASEADAS NAS REFLEXÕES CTS E ENTÃO INSTIGADOS A RESPONDEREM AS QUESTÕES. A PARTIR DAS RESPOSTAS, PODE-SE OBSERVAR QUE OS ALUNOS POSSUEM SENSO CRÍTICO DESDE QUE INSTIGADOS A DEMONSTRAREM SUAS OPINIÕES, AUXILIANDO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.