Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DAS LICENCIANDAS EM PEDAGOGIA DA UNEAL E PARA A ESCOLA PARCEIRA.

Palavra-chaves: RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, VIVÊNCIAS, FORMAÇÃO DOCENTE, , Comunicação Oral (CO) ET 07: Alfabetização e letramentos
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      O RESPECTIVO TRABALHO É RESULTADO DAS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PERPASSADAS POR \r\n
      LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL). O PROGRAMA \r\n
      RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) É UMA DAS AÇÕES QUE FAZEM PARTE DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFESSORES E SEU INTUITO É O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS QUE \r\n
      ESTÃO NA SEGUNDA METADE DE SEUS CURSOS, E QUE SE DARÁ MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NAS \r\n
      ESCOLAS PARCEIRAS. O PROGRAMA ESTÁ EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO E O EDITAL VIGENTE CORRESPONDE AOS ANOS DE \r\n
      2020-2022. O FINANCIAMENTO DESSAS AÇÕES FICA A CARGO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL \r\n
      DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). ALÉM DE ENRIQUECER A FORMAÇÃO PRÁTICA DOS LICENCIANDOS E RESSIGNIFICAR-LÁ \r\n
      DENTRO DOS CURSOS DE LICENCIATURA, O PRP OBJETIVA FORTALECER A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE\r\n
      DESENCADEANDO APRENDIZAGENS MÚTUAS E SIGNIFICATIVAS PARA ESSAS INSTITUIÇÕES. DIANTE DA RELEVÂNCIA DO \r\n
      PROGRAMA QUE É TÃO ELEMENTAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O ESTUDO FEZ-SE NECESSÁRIO PARA QUE O \r\n
      LEITOR POSSA COMPREENDER O QUANTO AS AÇÕES DESENVOLVIDAS SÃO PERTINENTES PARA A CONSTRUÇÃO DO PERFIL \r\n
      PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS, POSSIBILITANDO QUE ESTES TRACEM UM NOVO OLHAR SOBRE A ESCOLA. E AINDA, O \r\n
      QUANTO AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO BENEFICIADAS COM ESSA PARCERIA. DESDE O INÍCIO, A FORMAÇÃO \r\n
      DOCENTE TEM PERCORRIDO UM LONGO E POR VEZES ÁRDUO CAMINHO. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO QUE CONCERNE A \r\n
      FORMAÇÃO DOCENTE, RETRATA TRANSFORMAÇÕES PERMEADAS POR LUTA, RESISTÊNCIA, PERDAS E GANHOS QUE ACABARAM \r\n
      RESULTANDO NO CENÁRIO ATUAL. DENTRE OS AVANÇOS POSITIVOS, ESTÁ O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE \r\n
      MESMO COM O ADVENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, TEM CONSEGUIDO DAR PROSSEGUIMENTO AS SUAS ATIVIDADES. \r\n
      CONTUDO, OS SUCESSIVOS CORTES DE INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA PROMOVIDOS PELO ATUAL \r\n
      GOVERNO, ESTÃO AMEAÇANDO A PERMANÊNCIA DESSE E DE OUTROS PROGRAMAS. TAL FATO, TEM LEVADO DIVERSOS\r\n
      PESQUISADORES A DISCORREREM SOBRE O QUANTO ESSAS INICIATIVAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O APRIMORAMENTO\r\n
      DA PRÁTICA DOS FUTUROS PROFESSORES E PORQUE ELAS DEVEM TER CONTINUIDADE. O ESTUDO EM QUESTÃO, AMPAROU-\r\n
      SE NAS REFLEXÕES DE TEÓRICOS COMO SOARES (2018), BRASILEIRO (ET AL., 2012), SAVIANI (2009), MATTÉ (ET AL., \r\n
      2016), OLIVEIRA (ET AL., 2011), DIONNE (2007), WELFORT (1996). A METODOLOGIA AQUI APLICADA É UM \r\n
      DESDOBRAMENTO DA PESQUISA-AÇÃO QUE TEM POR BASE AS VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DAS AÇÕES \r\n
      DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE \r\n
      SANTANA DO IPANEMA, SERTÃO ALAGOANO. O PROJETO TEM POR TÍTULO: “DIMENSÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA \r\n
      ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO\r\n
      PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” E ESTÁ DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS. A PRIMEIRA CORRESPONDE A PARTE DE \r\n
      OBSERVAÇÃO ONDE ACONTECEU A IMERSÃO DO GRUPO NA ESCOLA CAMPO DE AÇÃO E A SEGUNDA CORRESPONDE A \r\n
      INTERVENÇÃO ONDE FORAM ELABORADOS OS PROJETOS E A EFETUAÇÃO DAS PRÁTICAS (AINDA EM CURSO). DEVIDO A PANDEMIA DE COVID-19 QUE O MUNDO VEM ENFRENTANDO DESDE O INÍCIO DE 2020, AS PRIMEIRAS ATIVIDADES \r\n
      DO PROGRAMA ACONTECERAM DE FORMA REMOTA COM VISTAS A CUMPRIR COM AS MEDIDAS DE SEGURANÇA \r\n
      DETERMINADAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). O CONTATO INICIAL DAS RESIDENTES COM A ESCOLA \r\n
      E COM AS PROFESSORAS DAS TURMAS SE DEU ATRAVÉS DE REUNIÕES VIA GOOGLE MEET, E AS PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES \r\n
      FORAM FEITAS POR MEIO DOS GRUPOS DE WHATSAPP. AO PASSO QUE A VACINAÇÃO AVANÇOU E QUE AS ESCOLAS \r\n
      RETOMARAM ÀS AULAS PRESENCIAIS, AS ATIVIDADES DO PROGRAMA TAMBÉM PASSARAM A ACONTECER \r\n
      PRESENCIALMENTE NA ESCOLA. COM ESSE RETORNO FOI SUSCITADA A NECESSIDADE DE NOVAS OBSERVAÇÕES, DESTA \r\n
      FEITA, AGORA DE MODO PRESENCIAL NO LÓCUS DA ESCOLA. FRENTE A TAIS AÇÕES, FOI POSSÍVEL FAZER UM PARALELO \r\n
      ENTRE O QUE FOI OBSERVADO DE MODO RETOMO COM O QUE FOI COLHIDO DE MODO PRESENCIAL E, AINDA, TER UMA \r\n
      APROXIMAÇÃO MAIS DIRETA COM AS PROFESSORAS DAS TURMAS E DEMAIS SUJEITOS QUE COMPÕEM A ESCOLA. AGORA, \r\n
      É NOTÓRIA A PRESENÇA DE OUTROS ELEMENTOS QUE DE MANEIRA VIRTUAL NÃO FOI POSSÍVEL ABSORVER SOBRE AS \r\n
      TURMAS. AS AÇÕES DO NÚCLEO I DO PRP, VOLTARAM-SE PARA O CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. ASSIM \r\n
      SENDO, VISANDO CONTRIBUIR COM A ESCOLA PARCEIRA, AS INTERVENÇÕES FORAM PENSADAS DE MANEIRA QUE \r\n
      PUDESSEM ATENDER AS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA \r\n
      E DA ESCRITA EM UM MUNDO LETRADO. SENDO, POIS, A ALFABETIZAÇÃO UM MEIO PARA A ESCOLARIZAÇÃO, NECESSITA \r\n
      DE UMA MAIOR ATENÇÃO E DOMÍNIO DE ESTRATÉGIAS QUE CONTEMPLEM AS FACETAS DESSE PROCESSO E POTENCIALIZE \r\n
      AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM SIDO CRUCIAL NESSE MOMENTO,\r\n
      UMA VEZ QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PELAS RESIDENTES OBJETIVAM CONTRIBUIR PARA QUE ESSAS \r\n
      CRIANÇAS AVANCEM SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. EM CONTRAPARTIDA, COMO RESIDENTES \r\n
      TAMBÉM SE VEM TENDO A OPORTUNIDADE DE COLOCAR EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS QUE FOI POSSÍVEL ADQUIRIR \r\n
      AO LONGO DO CURSO E APRIMORAR A FORMAÇÃO INICIAL. MEDIANTE UM MOMENTO ATÍPICO QUE TEM SIDO O RETORNO \r\n
      PRESENCIAL COM RESTRIÇÕES, A ESCOLA E A UNIVERSIDADE GANHAM AO PODEREM CONTAR UMA COM A OUTRA. \r\n
      PORTANTO, PARA FINS DE DISCUSSÃO, PODE-SE AUFERIR QUE É IMPRESCINDÍVEL QUE SEJA GARANTIDO O FOMENTO E \r\n
      CONTINUIDADE DE PROGRAMAS COMO O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRETUDO PELA CONTRIBUIÇÃO QUE OFERECE\r\n
      PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS, BEM COMO SENDO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES \r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O RESPECTIVO TRABALHO É RESULTADO DAS VIVÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PERPASSADAS POR LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL). O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (PRP) É UMA DAS AÇÕES QUE FAZEM PARTE DA POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SEU INTUITO É O APERFEIÇOAMENTO DA FORMAÇÃO PRÁTICA DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURAS QUE ESTÃO NA SEGUNDA METADE DE SEUS CURSOS, E QUE SE DARÁ MEDIANTE O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES NAS ESCOLAS PARCEIRAS. O PROGRAMA ESTÁ EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO E O EDITAL VIGENTE CORRESPONDE AOS ANOS DE 2020-2022. O FINANCIAMENTO DESSAS AÇÕES FICA A CARGO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). ALÉM DE ENRIQUECER A FORMAÇÃO PRÁTICA DOS LICENCIANDOS E RESSIGNIFICAR-LÁ DENTRO DOS CURSOS DE LICENCIATURA, O PRP OBJETIVA FORTALECER A PARCERIA ENTRE ESCOLA E UNIVERSIDADE DESENCADEANDO APRENDIZAGENS MÚTUAS E SIGNIFICATIVAS PARA ESSAS INSTITUIÇÕES. DIANTE DA RELEVÂNCIA DO PROGRAMA QUE É TÃO ELEMENTAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, O ESTUDO FEZ-SE NECESSÁRIO PARA QUE O LEITOR POSSA COMPREENDER O QUANTO AS AÇÕES DESENVOLVIDAS SÃO PERTINENTES PARA A CONSTRUÇÃO DO PERFIL PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS, POSSIBILITANDO QUE ESTES TRACEM UM NOVO OLHAR SOBRE A ESCOLA. E AINDA, O QUANTO AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO BENEFICIADAS COM ESSA PARCERIA. DESDE O INÍCIO, A FORMAÇÃO DOCENTE TEM PERCORRIDO UM LONGO E POR VEZES ÁRDUO CAMINHO. A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO QUE CONCERNE A FORMAÇÃO DOCENTE, RETRATA TRANSFORMAÇÕES PERMEADAS POR LUTA, RESISTÊNCIA, PERDAS E GANHOS QUE ACABARAM RESULTANDO NO CENÁRIO ATUAL. DENTRE OS AVANÇOS POSITIVOS, ESTÁ O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA QUE MESMO COM O ADVENTO DA PANDEMIA DE COVID-19, TEM CONSEGUIDO DAR PROSSEGUIMENTO AS SUAS ATIVIDADES. CONTUDO, OS SUCESSIVOS CORTES DE INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO E PESQUISA CIENTÍFICA PROMOVIDOS PELO ATUAL GOVERNO, ESTÃO AMEAÇANDO A PERMANÊNCIA DESSE E DE OUTROS PROGRAMAS. TAL FATO, TEM LEVADO DIVERSOS PESQUISADORES A DISCORREREM SOBRE O QUANTO ESSAS INICIATIVAS SÃO IMPRESCINDÍVEIS PARA O APRIMORAMENTO DA PRÁTICA DOS FUTUROS PROFESSORES E PORQUE ELAS DEVEM TER CONTINUIDADE. O ESTUDO EM QUESTÃO, AMPAROU- SE NAS REFLEXÕES DE TEÓRICOS COMO SOARES (2018), BRASILEIRO (ET AL., 2012), SAVIANI (2009), MATTÉ (ET AL., 2016), OLIVEIRA (ET AL., 2011), DIONNE (2007), WELFORT (1996). A METODOLOGIA AQUI APLICADA É UM DESDOBRAMENTO DA PESQUISA-AÇÃO QUE TEM POR BASE AS VIVÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS E PRÁTICAS DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO IPANEMA, SERTÃO ALAGOANO. O PROJETO TEM POR TÍTULO: “DIMENSÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA” E ESTÁ DIVIDIDO EM DUAS ETAPAS. A PRIMEIRA CORRESPONDE A PARTE DE OBSERVAÇÃO ONDE ACONTECEU A IMERSÃO DO GRUPO NA ESCOLA CAMPO DE AÇÃO E A SEGUNDA CORRESPONDE A INTERVENÇÃO ONDE FORAM ELABORADOS OS PROJETOS E A EFETUAÇÃO DAS PRÁTICAS (AINDA EM CURSO). DEVIDO A PANDEMIA DE COVID-19 QUE O MUNDO VEM ENFRENTANDO DESDE O INÍCIO DE 2020, AS PRIMEIRAS ATIVIDADES DO PROGRAMA ACONTECERAM DE FORMA REMOTA COM VISTAS A CUMPRIR COM AS MEDIDAS DE SEGURANÇA DETERMINADAS PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). O CONTATO INICIAL DAS RESIDENTES COM A ESCOLA E COM AS PROFESSORAS DAS TURMAS SE DEU ATRAVÉS DE REUNIÕES VIA GOOGLE MEET, E AS PRIMEIRAS OBSERVAÇÕES FORAM FEITAS POR MEIO DOS GRUPOS DE WHATSAPP. AO PASSO QUE A VACINAÇÃO AVANÇOU E QUE AS ESCOLAS RETOMARAM ÀS AULAS PRESENCIAIS, AS ATIVIDADES DO PROGRAMA TAMBÉM PASSARAM A ACONTECER PRESENCIALMENTE NA ESCOLA. COM ESSE RETORNO FOI SUSCITADA A NECESSIDADE DE NOVAS OBSERVAÇÕES, DESTA FEITA, AGORA DE MODO PRESENCIAL NO LÓCUS DA ESCOLA. FRENTE A TAIS AÇÕES, FOI POSSÍVEL FAZER UM PARALELO ENTRE O QUE FOI OBSERVADO DE MODO RETOMO COM O QUE FOI COLHIDO DE MODO PRESENCIAL E, AINDA, TER UMA APROXIMAÇÃO MAIS DIRETA COM AS PROFESSORAS DAS TURMAS E DEMAIS SUJEITOS QUE COMPÕEM A ESCOLA. AGORA, É NOTÓRIA A PRESENÇA DE OUTROS ELEMENTOS QUE DE MANEIRA VIRTUAL NÃO FOI POSSÍVEL ABSORVER SOBRE AS TURMAS. AS AÇÕES DO NÚCLEO I DO PRP, VOLTARAM-SE PARA O CAMPO DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. ASSIM SENDO, VISANDO CONTRIBUIR COM A ESCOLA PARCEIRA, AS INTERVENÇÕES FORAM PENSADAS DE MANEIRA QUE PUDESSEM ATENDER AS NECESSIDADES DOS EDUCANDOS NO QUE DIZ RESPEITO AO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA EM UM MUNDO LETRADO. SENDO, POIS, A ALFABETIZAÇÃO UM MEIO PARA A ESCOLARIZAÇÃO, NECESSITA DE UMA MAIOR ATENÇÃO E DOMÍNIO DE ESTRATÉGIAS QUE CONTEMPLEM AS FACETAS DESSE PROCESSO E POTENCIALIZE AS APRENDIZAGENS DOS EDUCANDOS. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TEM SIDO CRUCIAL NESSE MOMENTO, UMA VEZ QUE AS AÇÕES DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PELAS RESIDENTES OBJETIVAM CONTRIBUIR PARA QUE ESSAS CRIANÇAS AVANCEM SIGNIFICATIVAMENTE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. EM CONTRAPARTIDA, COMO RESIDENTES TAMBÉM SE VEM TENDO A OPORTUNIDADE DE COLOCAR EM PRÁTICA OS CONHECIMENTOS QUE FOI POSSÍVEL ADQUIRIR AO LONGO DO CURSO E APRIMORAR A FORMAÇÃO INICIAL. MEDIANTE UM MOMENTO ATÍPICO QUE TEM SIDO O RETORNO PRESENCIAL COM RESTRIÇÕES, A ESCOLA E A UNIVERSIDADE GANHAM AO PODEREM CONTAR UMA COM A OUTRA. PORTANTO, PARA FINS DE DISCUSSÃO, PODE-SE AUFERIR QUE É IMPRESCINDÍVEL QUE SEJA GARANTIDO O FOMENTO E CONTINUIDADE DE PROGRAMAS COMO O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SOBRETUDO PELA CONTRIBUIÇÃO QUE OFERECE PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS, BEM COMO SENDO RELEVANTE PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA ESCOLA PARCEIRA, POR POSSIBILITAR REFLEXÕES E NOVAS POSTURAS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DOCENTES.

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