Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

COMO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL VISANDO OS ASPECTOS LEGAIS, AS BRINCADEIRAS E A FAMÍLIA DA CRIANÇA

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, BNCC, BRINCADEIRAS, FAMÍLIA, EDUCAÇÃO INFANTIL Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84657
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 456
    "inscrito_id" => 1199
    "titulo" => "COMO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL VISANDO OS ASPECTOS LEGAIS, AS BRINCADEIRAS E A FAMÍLIA DA CRIANÇA"
    "resumo" => "O PRESENTE TEXTO É RESULTADO DO ESTUDO FEITO AO LONGO DO PROGRAMA DO PIBID (2021) E POR MEIO DELE PRETENDEMOS RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: COM BASE NA BNCC, COMO SE DESENVOLVE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? É POSSÍVEL ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? COMO AS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DESSE PROCESSO? COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR? CONTUDO, OBJETIVAMOS ABORDAR ASSUNTOS E ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) É UM DOCUMENTO DE CARÁTER NORMATIVO QUE DEFINE O CONJUNTO ORGÂNICO E PROGRESSIVO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ALUNOS DEVEM DESENVOLVER AO LONGO DAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO A QUE TENHAM ASSEGURADOS SEUS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O QUE PRECEITUA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA ALFABETIZAÇÃO NESSES VALORES? SABENDO QUE A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO É ALFABETIZADA E SIM SOMENTE APRENDE A COMPREENDER PARA O QUE SERVE A LEITURA E A ESCRITA. O QUE DEVE SER USADO PARA ESSE TRABALHO? A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO MUITO DISCUTIDOS NA ÁREA EDUCATIVA, POIS ESSE PROCESSO ALÉM DE TER ENORME SIGNIFICAÇÃO É TAMBÉM O MOMENTO EM QUE A CRIANÇA ENTRA EM UM NOVO MUNDO, ELA APRENDE A LER E A ESCREVER, UM PROCESSO CONTÍNUO, QUE SE INICIA COM A COMPREENSÃO DAS LETRAS E NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTINUA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO. A BNCC DIVIDE A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO EM SEIS FATORES, CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPRESSAR, EXPLORAR E O ÚLTIMO, O DIREITO DE CONHECER-SE, ALÉM DESSES SEIS DIREITOS, TEMOS TAMBÉM OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA QUE FAZEM PARTE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ QUE VAI AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM VISANDO OS DIREITOS, SÃO ELES, O EU, O OUTRO E O NÓS; CORPO, GESTOS E MOVIMENTO; TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS; ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO; ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, EM CADA CAMPO DE EXPERIÊNCIA, VAI SER DIVIDO POR FAIXA ETÁRIA DE IDADE, BEBÊS (ZERO A 1 ANO) CRIANÇAS BEM PEQUENAS (1 ANO), CRIANÇAS BEM PEQUENAS (2 ANOS),CRIANÇAS BEM PEQUENAS (3 ANOS),CRIANÇAS BEM PEQUENAS (4 ANOS) E, CRIANÇAS BEM PEQUENAS (5 ANOS), PARA CADA FAIXA ETÁRIA DE IDADE, TEREMOS UM OBJETIVO A SER DESENVOLVIDO AJUDANDO ASSIM O PROFESSOR NA HORA DE REALIZAR SEU PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. AINDA SOBRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS É NOTÁVEL QUE AS ATIVIDADES TRABALHADAS PELO DOCENTE DEVEM SER DE FORMA MAIS LÚDICA, VISANDO O DIREITO DA BRINCADEIRA E OS DEMAIS, SENDO ASSIM O PROFESSOR PODE APLICAR DIVERSAS LINGUAGENS DIFERENTES NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE VAI COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTINUAR NO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE REALMENTE A CRIANÇA APRENDE A LER E A ESCREVER, É EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUE ESSE PROCESSO SEJA CONTÍNUO. ENQUANTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A CRIANÇA CONHECE O MUNDO, SE CONHECE, CONHECE AS DIFERENÇAS PRESENTES NELE, AS DIVERSAS CULTURAS ENTRE OUTROS ASPECTOS QUE VÃO SER DESENVOLVIDO NESSA FASE. O USO DE MÚSICAS, DANÇAS, TEATROS, HISTÓRIAS, DESENHOS ETC., SÃO DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS QUE IRÁ FAZER COM QUE A CRIANÇA COMECE A CONHECER AS LETRAS E SABER PARA O QUE ELAS SERVEM, ENQUANTO BEBÊ ELA ESCUTA UMA HISTÓRIA, AOS 5 ANOS APROXIMADAMENTE ELA PODE CONTAR UMA HISTÓRIA, É NOTÁVEL O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EM CADA ETAPA DE APRENDIZAGEM NOS CAMPOS DE EXPERIENCIA DA CRIANÇA. SABEMOS QUE A ALFABETIZAÇÃO SE INICIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA, A FAMÍLIA MESMO QUE “DESPREPARADA” JÁ COMPARTILHA A LEITURA COM SEUS FILHOS DESDE QUE ELES NASCEM EM DIVERSAS SITUAÇÕES COTIDIANAS, GESTOS E ATIVIDADES. PAIS, MESMO QUE ANALFABETOS PROPORCIONAM A LEITURA PARA SEUS FILHOS, TALVEZ MAIS LIMITADA, MAS A LEITURA AINDA SIM ESTÁ FORTEMENTE PRESENTE, VISTO QUE A LEITURA E A ALFABETIZAÇÃO IRÃO MUITO ALÉM DE DECIFRAR PALAVRAS. NA ESCOLA A CRIANÇA VAI TER UM CONTATO MAIS FORTE, POIS RECEBERÁ FREQUENTEMENTE ESTÍMULOS REFORÇANDO AQUELES QUE JÁ ERAM DADOS PELA FAMÍLIA E COMO CONSEQUÊNCIA ELA VAI REVELAR A MANEIRA DE SE EXPRESSAR NO MUNDO. DURANTE TODO O PERÍODO ESCOLAR, HAVERÁ ESTÍMULOS QUE IRÃO ENRIQUECER O VOCABULÁRIO DESSES ALUNOS. A FALTA DESSES ESTÍMULOS ANTES E DURANTE OS PERCURSOS ESCOLARES QUE SE DÁ PELA FAMÍLIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA, VAI DEIXAR NÍTIDO A DESIGUALDADE PRESENTE EM NOSSO PAÍS. VIVEMOS EM UM PAÍS EXTREMAMENTE DESIGUAL E ISSO NÃO É NOVIDADE. EM PLENO SÉCULO XXI, APÓS ANOS DA CRIAÇÃO DE UMA LEI QUE ALEGA GARANTIR UM ENSINO DE QUALIDADE A TODOS, INFELIZMENTE NOS DEPARAMOS COM UMA REALIDADE TOTALMENTE OPOSTA, E ESTA ENTÃO VAI SER DIRETAMENTE REFLETIDA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SEGUNDO DADOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), A TAXA DE ANALFABETISMO NO BRASIL ESTÁ CERCA DE 6,6% DA POPULAÇÃO, CORRESPONDENDO A 11 MILHÕES DE PESSOAS. E UM FATOR DE ESTREMA IMPORTÂNCIA CONSIDERAR QUE A MAIOR, SE, NÃO TODAS QUE FAZEM PARTE DESSE GRUPO FAZEM PARTE DA PARCELA DA POPULAÇÃO POBRE E QUE POR MUITAS VEZES SE SUBMETEM O TRABALHO DESDE CEDO POIS PRECISAM SOBREVIVER EM UM MUNDO CAPITALISTA, SUSTENTANDO AS VEZES TAMBÉM, UM CICLO VICIOSO DA FAMÍLIA.  A PALAVRA ANALFABETISMO É ALGO VISTO HOJE EM DIA COMO “CASO ENCERRADO”, MAS SE PARARMOS PARA ANALISAR, TODOS OS DIAS NÓS PRESENCIAMOS CENAS E SITUAÇÕES QUE IMPULSIONAM O AUMENTO DESSA PROBLEMÁTICA. CRIANÇAS MAIS ESTIMULADAS DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA, VÃO DESENVOLVER MAIS RÁPIDO E UM MAIOR VOCABULÁRIO, ENQUANTO OUTRAS, VÃO SE VER MAIS LIMITADAS, LIMITANDO NÃO SOMENTE AS PALAVRAS, MAS TAMBÉM OS ESPAÇOS NA SOCIEDADE.   E VISTO QUE O BRASIL ENFRENTA DIVERSOS PROBLEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. UMA DAS PROPOSTAS DAS QUAIS PODEMOS CITAR É A POLÍTICA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (PNA). ESSE PLANO VAI RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO, E QUE SOMENTE COM A COLABORAÇÃO DAS FAMÍLIAS E O CONJUNTO VAI SE TORNAR POSSÍVEL SUPERAR O ANALFABETISMO NO BRASIL. O PLANO QUE É REFERÊNCIA PARA MUITOS TAMBÉM FOI MUITO CRITICADO. GERANDO DIVERSAS DISCORDÂNCIAS VISTO QUE O MESMO EM ALGUMAS SITUAÇÕES IA CONTRA AS PROPOSTAS A BNCC, JÁ QUE O PNA VAI TRATAR DE UMA ALFABETIZAÇÃO MAIS MECÂNICA ENQUANTO A BNCC VAI CONSIDERAR AS PRÁTICAS SOCIAIS. POR FIM, AO ANALISAR O CONTEXTO DO TEXTO, CONSEGUIMOS OBSERVAR QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL RESPEITANDO E ENFATIZANDO OS DIREITOS DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO PREVISTOS NA BNCC, E QUE AS BRINCADEIRAS, A FAMÍLIA DEVE FAZER PARTE DESTE PROCESSO, PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. DESSA MANEIRA SE TORNA POSSÍVEL COMPREENDER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO QUE A CRIANÇA VAI PASSAR, COM A AJUDA DOS PAIS, DAS BRINCADEIRAS A LONGO PRAZO POSSAMOS TRANSFORMAR, E TORNAR O MUNDO UM LUGAR MAIS ACESSÍVEL COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE A TODAS AS CRIANÇAS, NÃO DEIXANDO QUE ELAS PULEM AS ETAPAS DE APRENDIZAGEM, POIS É CONTINUA E DEVE SER RESPEITADAS E DESENVOLVIDAS NO TEMPO DE CADA CRIANÇA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, BNCC, BRINCADEIRAS, FAMÍLIA, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1199_26102021211338.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÚRSULA HELENA MIGUEL GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "ÚRSULA"
    "autor_email" => "ursulagarcia63@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84657
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 456
    "inscrito_id" => 1199
    "titulo" => "COMO DESENVOLVER A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL VISANDO OS ASPECTOS LEGAIS, AS BRINCADEIRAS E A FAMÍLIA DA CRIANÇA"
    "resumo" => "O PRESENTE TEXTO É RESULTADO DO ESTUDO FEITO AO LONGO DO PROGRAMA DO PIBID (2021) E POR MEIO DELE PRETENDEMOS RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: COM BASE NA BNCC, COMO SE DESENVOLVE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? É POSSÍVEL ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? COMO AS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DESSE PROCESSO? COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR? CONTUDO, OBJETIVAMOS ABORDAR ASSUNTOS E ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) É UM DOCUMENTO DE CARÁTER NORMATIVO QUE DEFINE O CONJUNTO ORGÂNICO E PROGRESSIVO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ALUNOS DEVEM DESENVOLVER AO LONGO DAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO A QUE TENHAM ASSEGURADOS SEUS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O QUE PRECEITUA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA ALFABETIZAÇÃO NESSES VALORES? SABENDO QUE A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO É ALFABETIZADA E SIM SOMENTE APRENDE A COMPREENDER PARA O QUE SERVE A LEITURA E A ESCRITA. O QUE DEVE SER USADO PARA ESSE TRABALHO? A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO MUITO DISCUTIDOS NA ÁREA EDUCATIVA, POIS ESSE PROCESSO ALÉM DE TER ENORME SIGNIFICAÇÃO É TAMBÉM O MOMENTO EM QUE A CRIANÇA ENTRA EM UM NOVO MUNDO, ELA APRENDE A LER E A ESCREVER, UM PROCESSO CONTÍNUO, QUE SE INICIA COM A COMPREENSÃO DAS LETRAS E NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTINUA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO. A BNCC DIVIDE A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO EM SEIS FATORES, CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPRESSAR, EXPLORAR E O ÚLTIMO, O DIREITO DE CONHECER-SE, ALÉM DESSES SEIS DIREITOS, TEMOS TAMBÉM OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA QUE FAZEM PARTE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ QUE VAI AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM VISANDO OS DIREITOS, SÃO ELES, O EU, O OUTRO E O NÓS; CORPO, GESTOS E MOVIMENTO; TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS; ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO; ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, EM CADA CAMPO DE EXPERIÊNCIA, VAI SER DIVIDO POR FAIXA ETÁRIA DE IDADE, BEBÊS (ZERO A 1 ANO) CRIANÇAS BEM PEQUENAS (1 ANO), CRIANÇAS BEM PEQUENAS (2 ANOS),CRIANÇAS BEM PEQUENAS (3 ANOS),CRIANÇAS BEM PEQUENAS (4 ANOS) E, CRIANÇAS BEM PEQUENAS (5 ANOS), PARA CADA FAIXA ETÁRIA DE IDADE, TEREMOS UM OBJETIVO A SER DESENVOLVIDO AJUDANDO ASSIM O PROFESSOR NA HORA DE REALIZAR SEU PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. AINDA SOBRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS É NOTÁVEL QUE AS ATIVIDADES TRABALHADAS PELO DOCENTE DEVEM SER DE FORMA MAIS LÚDICA, VISANDO O DIREITO DA BRINCADEIRA E OS DEMAIS, SENDO ASSIM O PROFESSOR PODE APLICAR DIVERSAS LINGUAGENS DIFERENTES NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE VAI COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTINUAR NO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE REALMENTE A CRIANÇA APRENDE A LER E A ESCREVER, É EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUE ESSE PROCESSO SEJA CONTÍNUO. ENQUANTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A CRIANÇA CONHECE O MUNDO, SE CONHECE, CONHECE AS DIFERENÇAS PRESENTES NELE, AS DIVERSAS CULTURAS ENTRE OUTROS ASPECTOS QUE VÃO SER DESENVOLVIDO NESSA FASE. O USO DE MÚSICAS, DANÇAS, TEATROS, HISTÓRIAS, DESENHOS ETC., SÃO DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS QUE IRÁ FAZER COM QUE A CRIANÇA COMECE A CONHECER AS LETRAS E SABER PARA O QUE ELAS SERVEM, ENQUANTO BEBÊ ELA ESCUTA UMA HISTÓRIA, AOS 5 ANOS APROXIMADAMENTE ELA PODE CONTAR UMA HISTÓRIA, É NOTÁVEL O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EM CADA ETAPA DE APRENDIZAGEM NOS CAMPOS DE EXPERIENCIA DA CRIANÇA. SABEMOS QUE A ALFABETIZAÇÃO SE INICIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA, A FAMÍLIA MESMO QUE “DESPREPARADA” JÁ COMPARTILHA A LEITURA COM SEUS FILHOS DESDE QUE ELES NASCEM EM DIVERSAS SITUAÇÕES COTIDIANAS, GESTOS E ATIVIDADES. PAIS, MESMO QUE ANALFABETOS PROPORCIONAM A LEITURA PARA SEUS FILHOS, TALVEZ MAIS LIMITADA, MAS A LEITURA AINDA SIM ESTÁ FORTEMENTE PRESENTE, VISTO QUE A LEITURA E A ALFABETIZAÇÃO IRÃO MUITO ALÉM DE DECIFRAR PALAVRAS. NA ESCOLA A CRIANÇA VAI TER UM CONTATO MAIS FORTE, POIS RECEBERÁ FREQUENTEMENTE ESTÍMULOS REFORÇANDO AQUELES QUE JÁ ERAM DADOS PELA FAMÍLIA E COMO CONSEQUÊNCIA ELA VAI REVELAR A MANEIRA DE SE EXPRESSAR NO MUNDO. DURANTE TODO O PERÍODO ESCOLAR, HAVERÁ ESTÍMULOS QUE IRÃO ENRIQUECER O VOCABULÁRIO DESSES ALUNOS. A FALTA DESSES ESTÍMULOS ANTES E DURANTE OS PERCURSOS ESCOLARES QUE SE DÁ PELA FAMÍLIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA, VAI DEIXAR NÍTIDO A DESIGUALDADE PRESENTE EM NOSSO PAÍS. VIVEMOS EM UM PAÍS EXTREMAMENTE DESIGUAL E ISSO NÃO É NOVIDADE. EM PLENO SÉCULO XXI, APÓS ANOS DA CRIAÇÃO DE UMA LEI QUE ALEGA GARANTIR UM ENSINO DE QUALIDADE A TODOS, INFELIZMENTE NOS DEPARAMOS COM UMA REALIDADE TOTALMENTE OPOSTA, E ESTA ENTÃO VAI SER DIRETAMENTE REFLETIDA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SEGUNDO DADOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), A TAXA DE ANALFABETISMO NO BRASIL ESTÁ CERCA DE 6,6% DA POPULAÇÃO, CORRESPONDENDO A 11 MILHÕES DE PESSOAS. E UM FATOR DE ESTREMA IMPORTÂNCIA CONSIDERAR QUE A MAIOR, SE, NÃO TODAS QUE FAZEM PARTE DESSE GRUPO FAZEM PARTE DA PARCELA DA POPULAÇÃO POBRE E QUE POR MUITAS VEZES SE SUBMETEM O TRABALHO DESDE CEDO POIS PRECISAM SOBREVIVER EM UM MUNDO CAPITALISTA, SUSTENTANDO AS VEZES TAMBÉM, UM CICLO VICIOSO DA FAMÍLIA.  A PALAVRA ANALFABETISMO É ALGO VISTO HOJE EM DIA COMO “CASO ENCERRADO”, MAS SE PARARMOS PARA ANALISAR, TODOS OS DIAS NÓS PRESENCIAMOS CENAS E SITUAÇÕES QUE IMPULSIONAM O AUMENTO DESSA PROBLEMÁTICA. CRIANÇAS MAIS ESTIMULADAS DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA, VÃO DESENVOLVER MAIS RÁPIDO E UM MAIOR VOCABULÁRIO, ENQUANTO OUTRAS, VÃO SE VER MAIS LIMITADAS, LIMITANDO NÃO SOMENTE AS PALAVRAS, MAS TAMBÉM OS ESPAÇOS NA SOCIEDADE.   E VISTO QUE O BRASIL ENFRENTA DIVERSOS PROBLEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. UMA DAS PROPOSTAS DAS QUAIS PODEMOS CITAR É A POLÍTICA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (PNA). ESSE PLANO VAI RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO, E QUE SOMENTE COM A COLABORAÇÃO DAS FAMÍLIAS E O CONJUNTO VAI SE TORNAR POSSÍVEL SUPERAR O ANALFABETISMO NO BRASIL. O PLANO QUE É REFERÊNCIA PARA MUITOS TAMBÉM FOI MUITO CRITICADO. GERANDO DIVERSAS DISCORDÂNCIAS VISTO QUE O MESMO EM ALGUMAS SITUAÇÕES IA CONTRA AS PROPOSTAS A BNCC, JÁ QUE O PNA VAI TRATAR DE UMA ALFABETIZAÇÃO MAIS MECÂNICA ENQUANTO A BNCC VAI CONSIDERAR AS PRÁTICAS SOCIAIS. POR FIM, AO ANALISAR O CONTEXTO DO TEXTO, CONSEGUIMOS OBSERVAR QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL RESPEITANDO E ENFATIZANDO OS DIREITOS DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO PREVISTOS NA BNCC, E QUE AS BRINCADEIRAS, A FAMÍLIA DEVE FAZER PARTE DESTE PROCESSO, PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. DESSA MANEIRA SE TORNA POSSÍVEL COMPREENDER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO QUE A CRIANÇA VAI PASSAR, COM A AJUDA DOS PAIS, DAS BRINCADEIRAS A LONGO PRAZO POSSAMOS TRANSFORMAR, E TORNAR O MUNDO UM LUGAR MAIS ACESSÍVEL COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE A TODAS AS CRIANÇAS, NÃO DEIXANDO QUE ELAS PULEM AS ETAPAS DE APRENDIZAGEM, POIS É CONTINUA E DEVE SER RESPEITADAS E DESENVOLVIDAS NO TEMPO DE CADA CRIANÇA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, BNCC, BRINCADEIRAS, FAMÍLIA, EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1199_26102021211338.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÚRSULA HELENA MIGUEL GARCIA"
    "autor_nome_curto" => "ÚRSULA"
    "autor_email" => "ursulagarcia63@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIOESTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TEXTO É RESULTADO DO ESTUDO FEITO AO LONGO DO PROGRAMA DO PIBID (2021) E POR MEIO DELE PRETENDEMOS RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES: COM BASE NA BNCC, COMO SE DESENVOLVE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL? É POSSÍVEL ALFABETIZAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL? COMO AS BRINCADEIRAS FAZEM PARTE DESSE PROCESSO? COMO A FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR? CONTUDO, OBJETIVAMOS ABORDAR ASSUNTOS E ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) É UM DOCUMENTO DE CARÁTER NORMATIVO QUE DEFINE O CONJUNTO ORGÂNICO E PROGRESSIVO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS QUE TODOS OS ALUNOS DEVEM DESENVOLVER AO LONGO DAS ETAPAS E MODALIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DE MODO A QUE TENHAM ASSEGURADOS SEUS DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO, EM CONFORMIDADE COM O QUE PRECEITUA O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA ALFABETIZAÇÃO NESSES VALORES? SABENDO QUE A CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL NÃO É ALFABETIZADA E SIM SOMENTE APRENDE A COMPREENDER PARA O QUE SERVE A LEITURA E A ESCRITA. O QUE DEVE SER USADO PARA ESSE TRABALHO? A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO SÃO MUITO DISCUTIDOS NA ÁREA EDUCATIVA, POIS ESSE PROCESSO ALÉM DE TER ENORME SIGNIFICAÇÃO É TAMBÉM O MOMENTO EM QUE A CRIANÇA ENTRA EM UM NOVO MUNDO, ELA APRENDE A LER E A ESCREVER, UM PROCESSO CONTÍNUO, QUE SE INICIA COM A COMPREENSÃO DAS LETRAS E NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTINUA NO ENSINO FUNDAMENTAL COM A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO. A BNCC DIVIDE A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO EM SEIS FATORES, CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPRESSAR, EXPLORAR E O ÚLTIMO, O DIREITO DE CONHECER-SE, ALÉM DESSES SEIS DIREITOS, TEMOS TAMBÉM OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIA QUE FAZEM PARTE DO REFERENCIAL CURRICULAR DO PARANÁ QUE VAI AJUDAR NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM VISANDO OS DIREITOS, SÃO ELES, O EU, O OUTRO E O NÓS; CORPO, GESTOS E MOVIMENTO; TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS; ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO; ESPAÇOS, TEMPOS, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES, EM CADA CAMPO DE EXPERIÊNCIA, VAI SER DIVIDO POR FAIXA ETÁRIA DE IDADE, BEBÊS (ZERO A 1 ANO) CRIANÇAS BEM PEQUENAS (1 ANO), CRIANÇAS BEM PEQUENAS (2 ANOS),CRIANÇAS BEM PEQUENAS (3 ANOS),CRIANÇAS BEM PEQUENAS (4 ANOS) E, CRIANÇAS BEM PEQUENAS (5 ANOS), PARA CADA FAIXA ETÁRIA DE IDADE, TEREMOS UM OBJETIVO A SER DESENVOLVIDO AJUDANDO ASSIM O PROFESSOR NA HORA DE REALIZAR SEU PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO. AINDA SOBRE OS CAMPOS DE EXPERIÊNCIAS É NOTÁVEL QUE AS ATIVIDADES TRABALHADAS PELO DOCENTE DEVEM SER DE FORMA MAIS LÚDICA, VISANDO O DIREITO DA BRINCADEIRA E OS DEMAIS, SENDO ASSIM O PROFESSOR PODE APLICAR DIVERSAS LINGUAGENS DIFERENTES NESSE PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUE VAI COMEÇAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL E CONTINUAR NO ENSINO FUNDAMENTAL, ONDE REALMENTE A CRIANÇA APRENDE A LER E A ESCREVER, É EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUE ESSE PROCESSO SEJA CONTÍNUO. ENQUANTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A CRIANÇA CONHECE O MUNDO, SE CONHECE, CONHECE AS DIFERENÇAS PRESENTES NELE, AS DIVERSAS CULTURAS ENTRE OUTROS ASPECTOS QUE VÃO SER DESENVOLVIDO NESSA FASE. O USO DE MÚSICAS, DANÇAS, TEATROS, HISTÓRIAS, DESENHOS ETC., SÃO DIFERENTES TIPOS DE LINGUAGENS QUE IRÁ FAZER COM QUE A CRIANÇA COMECE A CONHECER AS LETRAS E SABER PARA O QUE ELAS SERVEM, ENQUANTO BEBÊ ELA ESCUTA UMA HISTÓRIA, AOS 5 ANOS APROXIMADAMENTE ELA PODE CONTAR UMA HISTÓRIA, É NOTÁVEL O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EM CADA ETAPA DE APRENDIZAGEM NOS CAMPOS DE EXPERIENCIA DA CRIANÇA. SABEMOS QUE A ALFABETIZAÇÃO SE INICIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA, A FAMÍLIA MESMO QUE “DESPREPARADA” JÁ COMPARTILHA A LEITURA COM SEUS FILHOS DESDE QUE ELES NASCEM EM DIVERSAS SITUAÇÕES COTIDIANAS, GESTOS E ATIVIDADES. PAIS, MESMO QUE ANALFABETOS PROPORCIONAM A LEITURA PARA SEUS FILHOS, TALVEZ MAIS LIMITADA, MAS A LEITURA AINDA SIM ESTÁ FORTEMENTE PRESENTE, VISTO QUE A LEITURA E A ALFABETIZAÇÃO IRÃO MUITO ALÉM DE DECIFRAR PALAVRAS. NA ESCOLA A CRIANÇA VAI TER UM CONTATO MAIS FORTE, POIS RECEBERÁ FREQUENTEMENTE ESTÍMULOS REFORÇANDO AQUELES QUE JÁ ERAM DADOS PELA FAMÍLIA E COMO CONSEQUÊNCIA ELA VAI REVELAR A MANEIRA DE SE EXPRESSAR NO MUNDO. DURANTE TODO O PERÍODO ESCOLAR, HAVERÁ ESTÍMULOS QUE IRÃO ENRIQUECER O VOCABULÁRIO DESSES ALUNOS. A FALTA DESSES ESTÍMULOS ANTES E DURANTE OS PERCURSOS ESCOLARES QUE SE DÁ PELA FAMÍLIA NA PRIMEIRA INFÂNCIA, VAI DEIXAR NÍTIDO A DESIGUALDADE PRESENTE EM NOSSO PAÍS. VIVEMOS EM UM PAÍS EXTREMAMENTE DESIGUAL E ISSO NÃO É NOVIDADE. EM PLENO SÉCULO XXI, APÓS ANOS DA CRIAÇÃO DE UMA LEI QUE ALEGA GARANTIR UM ENSINO DE QUALIDADE A TODOS, INFELIZMENTE NOS DEPARAMOS COM UMA REALIDADE TOTALMENTE OPOSTA, E ESTA ENTÃO VAI SER DIRETAMENTE REFLETIDA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. SEGUNDO DADOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), A TAXA DE ANALFABETISMO NO BRASIL ESTÁ CERCA DE 6,6% DA POPULAÇÃO, CORRESPONDENDO A 11 MILHÕES DE PESSOAS. E UM FATOR DE ESTREMA IMPORTÂNCIA CONSIDERAR QUE A MAIOR, SE, NÃO TODAS QUE FAZEM PARTE DESSE GRUPO FAZEM PARTE DA PARCELA DA POPULAÇÃO POBRE E QUE POR MUITAS VEZES SE SUBMETEM O TRABALHO DESDE CEDO POIS PRECISAM SOBREVIVER EM UM MUNDO CAPITALISTA, SUSTENTANDO AS VEZES TAMBÉM, UM CICLO VICIOSO DA FAMÍLIA. A PALAVRA ANALFABETISMO É ALGO VISTO HOJE EM DIA COMO “CASO ENCERRADO”, MAS SE PARARMOS PARA ANALISAR, TODOS OS DIAS NÓS PRESENCIAMOS CENAS E SITUAÇÕES QUE IMPULSIONAM O AUMENTO DESSA PROBLEMÁTICA. CRIANÇAS MAIS ESTIMULADAS DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA, VÃO DESENVOLVER MAIS RÁPIDO E UM MAIOR VOCABULÁRIO, ENQUANTO OUTRAS, VÃO SE VER MAIS LIMITADAS, LIMITANDO NÃO SOMENTE AS PALAVRAS, MAS TAMBÉM OS ESPAÇOS NA SOCIEDADE. E VISTO QUE O BRASIL ENFRENTA DIVERSOS PROBLEMAS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. UMA DAS PROPOSTAS DAS QUAIS PODEMOS CITAR É A POLÍTICA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO (PNA). ESSE PLANO VAI RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE ESCOLAR NO PROCESSO DE EDUCAÇÃO, E QUE SOMENTE COM A COLABORAÇÃO DAS FAMÍLIAS E O CONJUNTO VAI SE TORNAR POSSÍVEL SUPERAR O ANALFABETISMO NO BRASIL. O PLANO QUE É REFERÊNCIA PARA MUITOS TAMBÉM FOI MUITO CRITICADO. GERANDO DIVERSAS DISCORDÂNCIAS VISTO QUE O MESMO EM ALGUMAS SITUAÇÕES IA CONTRA AS PROPOSTAS A BNCC, JÁ QUE O PNA VAI TRATAR DE UMA ALFABETIZAÇÃO MAIS MECÂNICA ENQUANTO A BNCC VAI CONSIDERAR AS PRÁTICAS SOCIAIS. POR FIM, AO ANALISAR O CONTEXTO DO TEXTO, CONSEGUIMOS OBSERVAR QUE É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL RESPEITANDO E ENFATIZANDO OS DIREITOS DAS CRIANÇAS QUE ESTÃO PREVISTOS NA BNCC, E QUE AS BRINCADEIRAS, A FAMÍLIA DEVE FAZER PARTE DESTE PROCESSO, PARA MELHOR DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. DESSA MANEIRA SE TORNA POSSÍVEL COMPREENDER O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO QUE A CRIANÇA VAI PASSAR, COM A AJUDA DOS PAIS, DAS BRINCADEIRAS A LONGO PRAZO POSSAMOS TRANSFORMAR, E TORNAR O MUNDO UM LUGAR MAIS ACESSÍVEL COM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE A TODAS AS CRIANÇAS, NÃO DEIXANDO QUE ELAS PULEM AS ETAPAS DE APRENDIZAGEM, POIS É CONTINUA E DEVE SER RESPEITADAS E DESENVOLVIDAS NO TEMPO DE CADA CRIANÇA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.