Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA, CURRÍCULO, PIBID, ENSINO MÉDIO Pôster (PO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84695
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1977
    "titulo" => "DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP"
    "resumo" => "COM A PANDEMIA DA COVID-19 A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO ADOTOU O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. COM ISSO, AS AULAS PASSARAM A SER OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO E O ENCONTRO COM PROFESSORES E COLEGAS PASSOU A SER VIRTUAL. NO DECORRER DO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA, O ENSINO PASSOU A SER HÍBRIDO E COM ISSO, GRUPOS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PASSARAM A FREQUENTAR A ESCOLA EM PERÍODOS VARIADOS. NESTE MESMO PERÍODO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, GESTADA DESDE 2010, PASSOU A SER IMPLEMENTADA NAS ESCOLAS. UM DOS PILARES DESTE DOCUMENTO É A INTERDISCIPLINARIDADE. NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E AO LONGO DE 2021, O PIBID DA LICENCIATURA EM QUÍMICA (USP)  PLANEJOU AÇÕES PARA QUE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES FOSSEM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PARCEIRA. ROTEIROS DE ESTUDOS SOBRE TEMAS INTERDISCIPLINARES FORAM ELABORADOS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA DE FORMA QUE CONCEITOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA PUDESSEM SER PESQUISADOS E DISCUTIDOS. LICENCIANDOS EM QUÍMICA ELABORARAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE PUDESSEM AUXILIAR OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO A DESENVOLVER OS ROTEIROS. AS PRODUÇÕES DOS LICENCIANDOS FORAM COMPARTILHADAS E DISCUTIDAS EM REUNIÕES PERIÓDICAS DE UM GRUPO CONSTITUÍDO POR LICENCIANDOS, PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO E PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS. NESTAS REUNIÕES FORMATIVAS EM MODELO TRIÁDICO, PROBLEMATIZAMOS O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E ASPECTOS RELEVANTES DESTE PARA FORMAÇÃO CIDADÃ E CRÍTICA. ESTA PESQUISA SE CONSTITUIU COMO UMA PESQUISA-AÇÃO E O OBJETO DE ESTUDO FOI A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. POR MEIO DOS DIÁLOGOS ENTRE OS SUJEITOS, O GRUPO PODE AVANÇAR NA COMPREENSÃO E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE CURRÍCULO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA, CURRÍCULO, PIBID, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1977_26102021175224.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ROSA J SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PROFª ANA ROSA"
    "autor_email" => "viterbinho@yahoo.com"
    "autor_ies" => "SEE/SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84695
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 351
    "inscrito_id" => 1977
    "titulo" => "DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES EM TEMPOS DE ISOLAMENTO: EXPERIÊNCIAS DO PIBID LICENCIATURA EM QUÍMICA DA USP"
    "resumo" => "COM A PANDEMIA DA COVID-19 A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO ADOTOU O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. COM ISSO, AS AULAS PASSARAM A SER OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO E O ENCONTRO COM PROFESSORES E COLEGAS PASSOU A SER VIRTUAL. NO DECORRER DO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA, O ENSINO PASSOU A SER HÍBRIDO E COM ISSO, GRUPOS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PASSARAM A FREQUENTAR A ESCOLA EM PERÍODOS VARIADOS. NESTE MESMO PERÍODO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, GESTADA DESDE 2010, PASSOU A SER IMPLEMENTADA NAS ESCOLAS. UM DOS PILARES DESTE DOCUMENTO É A INTERDISCIPLINARIDADE. NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E AO LONGO DE 2021, O PIBID DA LICENCIATURA EM QUÍMICA (USP)  PLANEJOU AÇÕES PARA QUE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES FOSSEM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PARCEIRA. ROTEIROS DE ESTUDOS SOBRE TEMAS INTERDISCIPLINARES FORAM ELABORADOS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA DE FORMA QUE CONCEITOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA PUDESSEM SER PESQUISADOS E DISCUTIDOS. LICENCIANDOS EM QUÍMICA ELABORARAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE PUDESSEM AUXILIAR OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO A DESENVOLVER OS ROTEIROS. AS PRODUÇÕES DOS LICENCIANDOS FORAM COMPARTILHADAS E DISCUTIDAS EM REUNIÕES PERIÓDICAS DE UM GRUPO CONSTITUÍDO POR LICENCIANDOS, PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO E PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS. NESTAS REUNIÕES FORMATIVAS EM MODELO TRIÁDICO, PROBLEMATIZAMOS O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E ASPECTOS RELEVANTES DESTE PARA FORMAÇÃO CIDADÃ E CRÍTICA. ESTA PESQUISA SE CONSTITUIU COMO UMA PESQUISA-AÇÃO E O OBJETO DE ESTUDO FOI A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. POR MEIO DOS DIÁLOGOS ENTRE OS SUJEITOS, O GRUPO PODE AVANÇAR NA COMPREENSÃO E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE CURRÍCULO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUÍMICA, CURRÍCULO, PIBID, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA108_ID1977_26102021175224.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA ROSA J SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "PROFª ANA ROSA"
    "autor_email" => "viterbinho@yahoo.com"
    "autor_ies" => "SEE/SP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

COM A PANDEMIA DA COVID-19 A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO ADOTOU O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. COM ISSO, AS AULAS PASSARAM A SER OFERECIDAS PELO CENTRO DE MÍDIAS DE SÃO PAULO E O ENCONTRO COM PROFESSORES E COLEGAS PASSOU A SER VIRTUAL. NO DECORRER DO ENFRENTAMENTO À PANDEMIA, O ENSINO PASSOU A SER HÍBRIDO E COM ISSO, GRUPOS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO PASSARAM A FREQUENTAR A ESCOLA EM PERÍODOS VARIADOS. NESTE MESMO PERÍODO, A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, GESTADA DESDE 2010, PASSOU A SER IMPLEMENTADA NAS ESCOLAS. UM DOS PILARES DESTE DOCUMENTO É A INTERDISCIPLINARIDADE. NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2020 E AO LONGO DE 2021, O PIBID DA LICENCIATURA EM QUÍMICA (USP) PLANEJOU AÇÕES PARA QUE ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES FOSSEM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA PARCEIRA. ROTEIROS DE ESTUDOS SOBRE TEMAS INTERDISCIPLINARES FORAM ELABORADOS PELOS PROFESSORES DA ESCOLA DE FORMA QUE CONCEITOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA E FÍSICA PUDESSEM SER PESQUISADOS E DISCUTIDOS. LICENCIANDOS EM QUÍMICA ELABORARAM MATERIAIS DIDÁTICOS QUE PUDESSEM AUXILIAR OS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO A DESENVOLVER OS ROTEIROS. AS PRODUÇÕES DOS LICENCIANDOS FORAM COMPARTILHADAS E DISCUTIDAS EM REUNIÕES PERIÓDICAS DE UM GRUPO CONSTITUÍDO POR LICENCIANDOS, PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO E PROFESSORAS UNIVERSITÁRIAS. NESTAS REUNIÕES FORMATIVAS EM MODELO TRIÁDICO, PROBLEMATIZAMOS O CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO E ASPECTOS RELEVANTES DESTE PARA FORMAÇÃO CIDADÃ E CRÍTICA. ESTA PESQUISA SE CONSTITUIU COMO UMA PESQUISA-AÇÃO E O OBJETO DE ESTUDO FOI A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. POR MEIO DOS DIÁLOGOS ENTRE OS SUJEITOS, O GRUPO PODE AVANÇAR NA COMPREENSÃO E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE CURRÍCULO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.