Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO: O QUE DIZEM OS PROFESSORES QUE ATUAM EM TURMAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA?

Palavra-chaves: MATEMÁTICA, PROFESSORES, ENSINO REMOTO, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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PARA FUNDAMENTAR TEORICAMENTE NOSSAS ANÁLISES, NOS RESPALDAMOS EM ALGUNS AUTORES, TAIS COMO: DIAS (2021), SANTOS JUNIOR E MONTEIRO (2021), FERREIRA ET AL. (2020), VIEIRA E SILVA (2020) ENTRE OUTROS. CABE RESSALTAR QUE O ENSINO REMOTO OPORTUNIZA A EXECUÇÃO DAS AULAS DE FORMA VIRTUAL EM MOMENTOS SÍNCRONOS (INTERAÇÕES SIMULTÂNEAS, EM TEMPO REAL) E ASSÍNCRONOS (NÃO SIMULTÂNEAS). E, AINDA, SÃO NECESSÁRIAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE POSSIBILITEM A MEDIAÇÃO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, O QUE TRAZ PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOVOS ELEMENTOS QUE, NO PRESENCIAL, NÃO ESTAVAM PRESENTES. ESTA PESQUISA ESTÁ FUNDAMENTADA EM UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA. PARA A COLETA DE DADOS, FOI UTILIZADA A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DE QUATRO ESCOLAS PÚBLICAS RURAIS E URBANAS DO MUNICÍPIO DE MARABÁ. TODOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E, RESPEITANDO A ÉTICA FORAM IDENTIFICADOS POR ALGARISMOS ARÁBICOS. PARA ANALISAR OS RESULTADOS, NOS RESPALDAMOS EM MINAYO (2007) E REALIZAMOS: ORDENAÇÃO DOS DADOS; CLASSIFICAÇÃO DOS DADOS; E ANÁLISE PROPRIAMENTE DITA. A PARTIR DOS RESULTADOS ORIUNDOS DOS DIZERES DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS, DESTACAMOS: A) TODOS SÃO FORMADOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, SENDO UM ESPECIALISTA E UM MESTRE; TRABALHAM APENAS EM ESCOLAS PÚBLICAS (MUNICIPAIS E/OU ESTADUAIS), DO ESTADO DO PARÁ; O TEMPO DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA VARIOU ENTRE UM ANO A TRINTA E OITO ANOS; E NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESSE TEMPO FOI DE UM ANO A VINTE E QUATRO ANOS; TRÊS DOS PROFESSORES POSSUEM FORMAÇÃO CONTINUADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARABÁ (SEMED); B) NO QUE TANGE À REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIR COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS CINCO PROFESSORES AFIRMARAM QUE ELAS OCORRERAM, PORÉM, A PROFESSORA 5 RESSALTOU QUE FOI “UMA FORMAÇÃO BREVE [...]” (2021). ENTRETANTO, AS REUNIÕES “NOS ORIENTARAM EM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO DAS AULAS, AS ESTRATÉGIAS, O MODO PARA SE TRATAR OS PAIS E OS ALUNOS [...]” (PROFESSORA 4, 2021). ESSAS REUNIÕES PODEM SER CONSIDERADAS IMPORTANTES, POIS AS ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES OS AJUDARIAM A LIDAR COM ESSE FORMATO DE ENSINO QUE, ATÉ ENTÃO, ESTAVA FORA DE SUAS REALIDADES; C) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E/OU ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADOS NAS AULAS REMOTAS, SÍNCRONAS E/OU ASSÍNCRONAS, FORAM: GOOGLE MEET, WHATSAPP E O GOOGLE CLASSROOM. VALE RESSALTAR QUE ESSAS PLATAFORMAS DIGITAIS TÊM SIDO CONSIDERADAS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS PROFESSORES NA HORA DE MINISTRAR E EXPLICAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. PORÉM, NEM TODOS OS ALUNOS POSSUEM ACESSO A ESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS E PARA ESTES FORAM ELABORADAS E IMPRESSAS APOSTILAS/CADERNO DE ATIVIDADES, SENDO ESTES RECEBIDOS PELOS RESPONSÁVEIS NA ESCOLA; D) QUANTO ÀS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO ALUNO, QUE PREJUDICAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS, DESTACAMOS QUE O “[...] MUNICÍPIO DE MARABÁ FICOU MUITO TEMPO PARADO SEM DECIDIR COMO LIDAR COM ISSO. VOLTAMOS ÀS ATIVIDADES APENAS EM OUTUBRO DE 2020 [...] E OS ALUNOS NÃO TÊM O EMBASAMENTO TEÓRICO SUFICIENTE PARA PODER AVANÇAR NO ESTUDO DA SÉRIE EM 2021” (PROFESSORA 3, 2021). ALÉM DISSO, O ENSINO REMOTO AGRAVOU O PROBLEMA “DO ALUNO QUE NÃO SABE LER, NÃO SABE INTERPRETAR O ENUNCIADO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA” (PROFESSORA 2, 2021). ESSAS DIFICULDADES PODEM PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REQUERIDAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE SÃO AMPLIADAS A CADA ANO ESCOLAR; E) EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA FAMILIAR DURANTE O PERÍODO DE AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES ENTREVISTADOS APRESENTARAM VISÕES DISTINTAS SOBRE ESSA PARTICIPAÇÃO. DESTACAMOS A PROFESSORA 5 QUE AFIRMOU QUE “É MUITO DIFÍCIL VER UM PAI, UMA MÃE DO LADO DOS FILHOS, SÃO POUCOS, MAS ELES EXISTEM”. NO ENTANTO, “MAL OU BEM, A FAMÍLIA ESTÁ SENDO O EDUCADOR NO MOMENTO, ELA QUEM ESTÁ SENDO A PONTE ENTRE O PROFESSOR E O ESTUDANTE” (PROFESSORA 2, 2021). É POSSÍVEL PERCEBER QUE AS FAMÍLIAS SÃO CHAMADAS A DAR MAIS APOIO AOS FILHOS EM TEMPOS DE AULAS NO FORMATO REMOTO. O PROFESSOR 2 (2021), BUSCANDO ENFATIZAR ESSA IMPORTÂNCIA, EXPLICOU QUE SÃO OS PAIS OU RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS QUE VÃO ATÉ A ESCOLA, RETIRAM OS MATERIAIS, OUVEM AS ORIENTAÇÕES DOS PROFESSORES E TÊM O COMPROMISSO DE “TRADUZIR PARA O LINGUAJAR DOS FILHOS”.  CONSTATA-SE QUE A FAMÍLIA DEVE ASSUMIR O SEU COMPROMISSO E PARCERIA COM A ESCOLA PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS SATISFATÓRIOS QUANTO À EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS, AMPLIANDO O QUE JÁ OCORRIA NO ENSINO PRESENCIAL; F) NO QUE TANGE AO FUNCIONAMENTO DA ENTREGA E DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS NO PERÍODO REMOTO, VARIAM DE ACORDO COM A ESCOLHA DE CADA DOCENTE OU MESMO POR DECISÃO DA ESCOLA. TRÊS PROFESSORES AFIRMARAM QUE OPTARAM POR ENTREGÁ-LAS E RECEBÊ-LAS PELO WHATSAPP OU POR ARQUIVO EM PDF, VIA EMAIL, E DOIS OPTARAM POR ENTREGÁ-LAS E RECEBÊ-LAS DE FORMA IMPRESSA, PRESENCIALMENTE PARA OS PAIS DOS ALUNOS. ISSO REFORÇA A NECESSIDADE DE, NESTE PERÍODO DE AULAS REMOTAS, OS PAIS SEREM PARTICIPATIVOS E COMPROMETIDOS COM A VIDA ESCOLAR DOS SEUS FILHOS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, ENFATIZAMOS QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA COM O 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE SER DESAFIADOR, AINDA MAIS NO FORMATO DE AULAS REMOTAS ONDE FOI NECESSÁRIO UM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO E UM COMPROMETIMENTO DOS PROFESSORES PARA ORGANIZAR E PREPARAR AS AULAS E RECURSOS QUE PODERIAM SER USADOS NESSE PERÍODO. ESSA TENTATIVA, PODE AUXILIAR OS ESTUDANTES A OBTEREM UM MELHOR DESEMPENHO E FAMILIARIDADE COM AS AULAS EM MEIO REMOTO."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

EM 2020 O BRASIL FOI ACOMETIDO PELA COVID-19, CUJA ALTA TAXA DE TRANSMISSIBILIDADE REQUEREU MEDIDAS PARA EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO VÍRUS. DENTRE AS VÁRIAS MEDIDAS ADOTADAS, UMA FOI O FECHAMENTO DE TODAS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. NO INTUITO DE DAR CONTINUIDADE ÀS ATIVIDADES ESCOLARES, UMA ALTERNATIVA UTILIZADA FOI A ADAPTAÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS PARA O FORMATO REMOTO, USANDO FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS. NESSE CONTEXTO ESTÁ A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, CUJOS CONTEÚDOS SEMPRE FORAM TIDOS COMO COMPLEXOS E DIFÍCEIS DE SEREM COMPREENDIDOS NO FORMATO PRESENCIAL, PODENDO TORNAR-SE AINDA MAIS AGRAVANTE NO FORMATO REMOTO. ISSO JUSTIFICA ESTE ESTUDO QUE TEM COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR OS DIZERES DOS PROFESSORES QUE ATUAM EM TURMAS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO, EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MUNICÍPIOS DO PARÁ. 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PARA ANALISAR OS RESULTADOS, NOS RESPALDAMOS EM MINAYO (2007) E REALIZAMOS: ORDENAÇÃO DOS DADOS; CLASSIFICAÇÃO DOS DADOS; E ANÁLISE PROPRIAMENTE DITA. A PARTIR DOS RESULTADOS ORIUNDOS DOS DIZERES DOS PROFESSORES ENTREVISTADOS, DESTACAMOS: A) TODOS SÃO FORMADOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, SENDO UM ESPECIALISTA E UM MESTRE; TRABALHAM APENAS EM ESCOLAS PÚBLICAS (MUNICIPAIS E/OU ESTADUAIS), DO ESTADO DO PARÁ; O TEMPO DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA VARIOU ENTRE UM ANO A TRINTA E OITO ANOS; E NO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL ESSE TEMPO FOI DE UM ANO A VINTE E QUATRO ANOS; TRÊS DOS PROFESSORES POSSUEM FORMAÇÃO CONTINUADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE MARABÁ (SEMED); B) NO QUE TANGE À REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIR COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS CINCO PROFESSORES AFIRMARAM QUE ELAS OCORRERAM, PORÉM, A PROFESSORA 5 RESSALTOU QUE FOI “UMA FORMAÇÃO BREVE [...]” (2021). ENTRETANTO, AS REUNIÕES “NOS ORIENTARAM EM RELAÇÃO À ELABORAÇÃO DAS AULAS, AS ESTRATÉGIAS, O MODO PARA SE TRATAR OS PAIS E OS ALUNOS [...]” (PROFESSORA 4, 2021). ESSAS REUNIÕES PODEM SER CONSIDERADAS IMPORTANTES, POIS AS ORIENTAÇÕES AOS DOCENTES OS AJUDARIAM A LIDAR COM ESSE FORMATO DE ENSINO QUE, ATÉ ENTÃO, ESTAVA FORA DE SUAS REALIDADES; C) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E/OU ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADOS NAS AULAS REMOTAS, SÍNCRONAS E/OU ASSÍNCRONAS, FORAM: GOOGLE MEET, WHATSAPP E O GOOGLE CLASSROOM. VALE RESSALTAR QUE ESSAS PLATAFORMAS DIGITAIS TÊM SIDO CONSIDERADAS DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA OS PROFESSORES NA HORA DE MINISTRAR E EXPLICAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. PORÉM, NEM TODOS OS ALUNOS POSSUEM ACESSO A ESSES RECURSOS TECNOLÓGICOS E PARA ESTES FORAM ELABORADAS E IMPRESSAS APOSTILAS/CADERNO DE ATIVIDADES, SENDO ESTES RECEBIDOS PELOS RESPONSÁVEIS NA ESCOLA; D) QUANTO ÀS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO ALUNO, QUE PREJUDICAM A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA NAS AULAS REMOTAS, DESTACAMOS QUE O “[...] MUNICÍPIO DE MARABÁ FICOU MUITO TEMPO PARADO SEM DECIDIR COMO LIDAR COM ISSO. VOLTAMOS ÀS ATIVIDADES APENAS EM OUTUBRO DE 2020 [...] E OS ALUNOS NÃO TÊM O EMBASAMENTO TEÓRICO SUFICIENTE PARA PODER AVANÇAR NO ESTUDO DA SÉRIE EM 2021” (PROFESSORA 3, 2021). ALÉM DISSO, O ENSINO REMOTO AGRAVOU O PROBLEMA “DO ALUNO QUE NÃO SABE LER, NÃO SABE INTERPRETAR O ENUNCIADO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA” (PROFESSORA 2, 2021). ESSAS DIFICULDADES PODEM PREJUDICAR O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES REQUERIDAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), QUE SÃO AMPLIADAS A CADA ANO ESCOLAR; E) EM RELAÇÃO À ASSISTÊNCIA FAMILIAR DURANTE O PERÍODO DE AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES ENTREVISTADOS APRESENTARAM VISÕES DISTINTAS SOBRE ESSA PARTICIPAÇÃO. DESTACAMOS A PROFESSORA 5 QUE AFIRMOU QUE “É MUITO DIFÍCIL VER UM PAI, UMA MÃE DO LADO DOS FILHOS, SÃO POUCOS, MAS ELES EXISTEM”. NO ENTANTO, “MAL OU BEM, A FAMÍLIA ESTÁ SENDO O EDUCADOR NO MOMENTO, ELA QUEM ESTÁ SENDO A PONTE ENTRE O PROFESSOR E O ESTUDANTE” (PROFESSORA 2, 2021). É POSSÍVEL PERCEBER QUE AS FAMÍLIAS SÃO CHAMADAS A DAR MAIS APOIO AOS FILHOS EM TEMPOS DE AULAS NO FORMATO REMOTO. O PROFESSOR 2 (2021), BUSCANDO ENFATIZAR ESSA IMPORTÂNCIA, EXPLICOU QUE SÃO OS PAIS OU RESPONSÁVEIS PELOS ALUNOS QUE VÃO ATÉ A ESCOLA, RETIRAM OS MATERIAIS, OUVEM AS ORIENTAÇÕES DOS PROFESSORES E TÊM O COMPROMISSO DE “TRADUZIR PARA O LINGUAJAR DOS FILHOS”. CONSTATA-SE QUE A FAMÍLIA DEVE ASSUMIR O SEU COMPROMISSO E PARCERIA COM A ESCOLA PARA A OBTENÇÃO DE RESULTADOS SATISFATÓRIOS QUANTO À EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS, AMPLIANDO O QUE JÁ OCORRIA NO ENSINO PRESENCIAL; F) NO QUE TANGE AO FUNCIONAMENTO DA ENTREGA E DEVOLUTIVA DAS ATIVIDADES AVALIATIVAS NO PERÍODO REMOTO, VARIAM DE ACORDO COM A ESCOLHA DE CADA DOCENTE OU MESMO POR DECISÃO DA ESCOLA. TRÊS PROFESSORES AFIRMARAM QUE OPTARAM POR ENTREGÁ-LAS E RECEBÊ-LAS PELO WHATSAPP OU POR ARQUIVO EM PDF, VIA EMAIL, E DOIS OPTARAM POR ENTREGÁ-LAS E RECEBÊ-LAS DE FORMA IMPRESSA, PRESENCIALMENTE PARA OS PAIS DOS ALUNOS. ISSO REFORÇA A NECESSIDADE DE, NESTE PERÍODO DE AULAS REMOTAS, OS PAIS SEREM PARTICIPATIVOS E COMPROMETIDOS COM A VIDA ESCOLAR DOS SEUS FILHOS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, ENFATIZAMOS QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA COM O 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE SER DESAFIADOR, AINDA MAIS NO FORMATO DE AULAS REMOTAS ONDE FOI NECESSÁRIO UM PERÍODO DE ADAPTAÇÃO E UM COMPROMETIMENTO DOS PROFESSORES PARA ORGANIZAR E PREPARAR AS AULAS E RECURSOS QUE PODERIAM SER USADOS NESSE PERÍODO. ESSA TENTATIVA, PODE AUXILIAR OS ESTUDANTES A OBTEREM UM MELHOR DESEMPENHO E FAMILIARIDADE COM AS AULAS EM MEIO REMOTO.

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