Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REFLEXÕES DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE A PARTIR DA ESCRITA DE DIÁRIOS DE BORDO NO PIBID

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DOCENTE, PIBID, DIÁRIOS DE BORDO, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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      O PRESENTE TEXTO É FRUTO DE PESQUISAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PERCURSOS FORMATIVOS DO SUBPROJETO EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, UNIDADE IBIRITÉ, DURANTE O ANO DE 2021. O OBJETIVO PRINCIPAL É TRAZER ALGUMAS REFLEXÕES E APONTAMENTOS SOBRE REPERCUSSÕES E IMPACTOS DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ADOTADA É A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO E OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS FORAM A REVISÃO DE LITERATURA, TENDO COMO BASE AUTORES(AS) PESQUISADORES(AS) DO CAMPO DA DOCÊNCIA, COMO MAURICE TARDIF E ANTÔNIO NÓVOA, ALÉM DA PESQUISA DOCUMENTAL, TENDO COMO REFERÊNCIA OS DIÁRIOS DE BORDO CONSTRUÍDOS PELAS(OS) GRADUANDAS(OS) PARTICIPANTES DO SUBPROJETO. ATUALMENTE, O SUBPROJETO EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA CONTA COM 2 COORDENADORAS, 3 PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E 24 ESTUDANTES BOLSISTAS E 06 ESTUDANTES COLABORADORAS. O TRABALHO É DESENVOLVIDO EM 2 ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, SITUADAS NO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ, COM ALUNOS(AS) DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO OCORREM POR MEIO DA PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS; AS OFICINAS DE BRINCADEIRAS E APRENDIZADO LÚDICO COM OS (AS) ESTUDANTES DAS ESCOLAS ACONTECEM PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET; E AS ESCRITAS REFLEXIVAS E LEITURAS DE ARTIGOS, EM FORMATO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS. DESTACA-SE A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E PARA A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA ENQUANTO PROFISSÃO, SOBRETUDO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL, MARCADO PELA DESVALORIZAÇÃO GOVERNAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, COM CORTES ORÇAMENTÁRIOS MASSIVOS NA EDUCAÇÃO DO PAÍS, O QUE ATINGE, DIRETAMENTE, O(A) PROFESSOR(A) E A FORMA COMO A SUA PROFISSÃO É VISTA E EXERCIDA HOJE NA SOCIEDADE. NAS PESQUISAS TEÓRICAS, OBSERVOU-SE QUE A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA ASSUMIU TRAJETÓRIAS, UMA DELAS É O DA VOCAÇÃO, PERÍODO MARCADO POR UM ENSINO MISSIONÁRIO, EM QUE A IDEIA ERA DE QUE SE NASCIA PARA ENSINAR, O QUE RECAIA PRINCIPALMENTE SOBRE AS MULHERES, PRESSUPOSTO ANCORADO PELA DETERMINAÇÃO DA MATERNIDADE E, CONSEQUENTEMENTE, PELA IDEIA DE QUE AS MULHERES DISPUNHAM DE “JEITO” NATURAL COM CRIANÇAS, JÁ QUE, EM ALGUM MOMENTO SERIAM MÃES. OUTRO MOMENTO, FOI IDADE DO OFÍCIO, MARCADO PELA ASCENSÃO DA ESCOLA PÚBLICA E PELO ROMPIMENTO ENTRE ESTADO E IGREJA, O QUE TROUXE CONQUISTAS, MAS, TAMBÉM, DESIGUALDADES. ABRE-SE ESPAÇO PARA UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ESCOLAS NORMAIS, GARANTINDO MAIOR AUTORIDADE PEDAGÓGICA AO(À) PROFESSOR(A), ALÉM DE UMA “RELAÇÃO SALARIAL” MAIS SATISFATÓRIA, EM VIRTUDE DE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ESTAR GANHANDO PESO NO FAZER DOCENTE E NO PRÓPRIO TERMO DA PROFISSÃO. NESTE SENTIDO, BUSCA- SE MAIOR AUTONOMIA NO FAZER DOCENTE, RECONHECIMENTO E AUTORIDADE EDUCACIONAL DENTRO DAS ESCOLAS, EMBORA O ROMPIMENTO COM AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS EM TORNO DA PROFISSÃO DOCENTE, PRINCIPALMENTE PARA CRIANÇAS, PERMANECEREM NO IDEÁRIO DE QUE É UM ESPAÇO PARA ATUAÇÃO DAS MULHERES. DESSE MODO, À TRAJETÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE SOMAM-SE AVANÇOS E RETROCESSOS, COMO PODE SER NOTADO NO CENÁRIO POLÍTICO ATUAL DO BRASIL, EM QUE A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE A PÚBLICA, FORMAL SOFRE COM AS AMEAÇAS CONSTANTES À DEMOCRACIA E AO DESMONTE DE POLÍTICAS SOCIAIS. CABE MENCIONAR QUE, APESAR DO DESTAQUE DADO AO PIBID E DE SUA IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO NACIONAL COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA, O PROGRAMA VEM PASSANDO POR DERROCADAS PREOCUPANTES EM SE TRATANDO DOS CORTES NO NÚMERO DE BOLSAS OFERTADAS NOS EDITAIS, BEM COMO NO ATRASO DO PAGAMENTO DAS BOLSAS DE AUXÍLIO AOS(ÀS) PARTICIPANTES DO PIBID. TAIS PROPOSIÇÕES DEMONSTRAM A TENTATIVA DO ATUAL GOVERNO EM DESMANTELAR O PROGRAMA, COLOCANDO A MOSTRA OS INTERESSES POLÍTICOS E DE REALOCAÇÃO DE VERBA PÚBLICA PARA OUTRAS PASTAS MINISTERIAIS. DENTRO DESTE VIÉS, O PIBID ASSUME UMA POSIÇÃO DE RESISTÊNCIA, POIS SUA PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS É UMA FORMA DE FIRMAR A PROFISSÃO DOCENTE, DE VALORIZAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) E DOS PROGRAMAS E PROJETOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. NO QUE TANGE ÀS ANÁLISES ORIUNDAS DOS DIÁRIOS DE BORDO, FICOU EVIDENTE QUE AS PRÁTICAS FORMATIVAS DO PIBID REPERCUTEM EM UM IMPORTANTE RECURSO PARA SE PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. NESSE SENTIDO, OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PIBID, FORAM APONTADOS COMO SUBSÍDIOS PARA SE REFLETIR SOBRE OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM A PROFISSÃO, O QUE OCORREU E OCORRE EM REUNIÕES SEMANAIS E SE CONFIGURAM NA PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES TEÓRICAS E ORGANIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E PRÁTICAS DO PIBID, PROPORCIONANDO A CONSTRUÇÃO DE ESCRITAS PARA DIVULGAÇÕES ACADÊMICA-CIENTÍFICAS, PLANEJAMENTOS DE OFICINAS, PRODUÇÕES ORAIS, VÍDEOS, ENTE OUTROS. CABE RESSALTAR QUE ESTAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PRÁTICA DESMISTIFICAM A IDEIA QUE ENSINAR POSSUI UMA FÓRMULA PRONTA OU ENGESSADO, POIS É NO FAZER PEDAGÓGICO DO(A) PROFESSOR(A) QUE A PRÁTICA VAI SENDO CONSTRUÍDA. ASSIM, O PIBID ASSUME UM PAPEL SIGNIFICATIVO PARA OS(AS) GRADUANDOS(AS) DE LICENCIATURA AO DESFAZER O SENSO COMUM DE QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGAM UM MANUAL PRONTO. ALÉM DISSO, É RESSALTADO PELOS(AS) ESTUDANTES NOS DIÁRIOS DE BORDO, A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO FORMATIVO, AO PROMOVER A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E FIRMAR A PROFISSÃO, POSSIBILITA PENSAR EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOTADA DE SIGNIFICADOS E INTENSÕES. ENTENDE-SE QUE A INSERÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR FAZ COM QUE AS PROFESSORAS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, JUNTO AO NÚCLEO DO PIBID, SE SINTAM MOTIVADAS A REALIZAREM NOVAS PRÁTICAS, POIS, NESSA PERSPECTIVA DE AJUDA MÚTUA, A TROCA É MUITO RICA. NESSE CONTEXTO, AS PROFESSORAS DAS ESCOLAS ENVOLVIDAS TÊM OPORTUNIDADE DE REPENSAR E FAZER REFLEXÕES CONSTANTES SOBRE SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS E OS (AS) BOLSISTAS DO PROGRAMA DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PRÁTICA. CONSIDERA-SE, FINALMENTE, QUE A PRESENÇA DE PROGRAMAS COMO ESTE NAS UNIVERSIDADES FIRMA A PROFISSÃO, APESAR DAS TENTATIVAS DE TRATÁ-LA COMO VOCAÇÃO OU DOM. POR ISSO, A PERMANÊNCIA DO PIBID NAS UNIVERSIDADES, MESMO EM FACE AOS DESGASTES E DESMONTES GOVERNAMENTAIS DIRIGIDOS À EDUCAÇÃO, SE CONFIGURA COMO UM IMPORTANTE MEIO DE SE PROMOVER UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE E DE RESISTIR CONTRA UMA TENTATIVA DE SUCATEAR A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO E SUPERIOR. A PERCEPÇÃO DESSE CENÁRIO TAMBÉM É FRUTO DO DISCERNIMENTO REFLEXIVO PROPORCIONADO NOS ESPAÇOS FORMATIVOS DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONDUZ A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE PRÁTICAS LIBERTADORAS E TRANSFORMADORAS.\r\n
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      REFERÊNCIAS\r\n
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      NÓVOA, ANTÓNIO. FIRMAR A POSIÇÃO COMO PROFESSOR, AFIRMAR A PROFISSÃO DOCENTE. CADERNOS DE PESQUISA, V. 47, N. 166, P. 1106-1133, 2017.\r\n
      TARDIF, MAURICE. A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO PASSADOS TRINTA ANOS: DOIS PASSOS PARA A FRENTE, TRÊS PARA TRÁS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, CAMPINAS, V. 34, N. 123, P. 551-571, ABRI. - JUN. 2013.
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NESSE CONTEXTO, AS PROFESSORAS DAS ESCOLAS ENVOLVIDAS TÊM OPORTUNIDADE DE REPENSAR E FAZER REFLEXÕES CONSTANTES SOBRE SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS E OS (AS) BOLSISTAS DO PROGRAMA DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PRÁTICA. CONSIDERA-SE, FINALMENTE, QUE A PRESENÇA DE PROGRAMAS COMO ESTE NAS UNIVERSIDADES FIRMA A PROFISSÃO, APESAR DAS TENTATIVAS DE TRATÁ-LA COMO VOCAÇÃO OU DOM. POR ISSO, A PERMANÊNCIA DO PIBID NAS UNIVERSIDADES, MESMO EM FACE AOS DESGASTES E DESMONTES GOVERNAMENTAIS DIRIGIDOS À EDUCAÇÃO, SE CONFIGURA COMO UM IMPORTANTE MEIO DE SE PROMOVER UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE E DE RESISTIR CONTRA UMA TENTATIVA DE SUCATEAR A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO E SUPERIOR. A PERCEPÇÃO DESSE CENÁRIO TAMBÉM É FRUTO DO DISCERNIMENTO REFLEXIVO PROPORCIONADO NOS ESPAÇOS FORMATIVOS DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONDUZ A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE PRÁTICAS LIBERTADORAS E TRANSFORMADORAS.\r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TEXTO É FRUTO DE PESQUISAS E PRÁTICAS DESENVOLVIDAS NOS PERCURSOS FORMATIVOS DO SUBPROJETO EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS, UNIDADE IBIRITÉ, DURANTE O ANO DE 2021. O OBJETIVO PRINCIPAL É TRAZER ALGUMAS REFLEXÕES E APONTAMENTOS SOBRE REPERCUSSÕES E IMPACTOS DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DOCENTE DE ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ADOTADA É A PESQUISA QUALITATIVA EM EDUCAÇÃO E OS PROCEDIMENTOS UTILIZADOS FORAM A REVISÃO DE LITERATURA, TENDO COMO BASE AUTORES(AS) PESQUISADORES(AS) DO CAMPO DA DOCÊNCIA, COMO MAURICE TARDIF E ANTÔNIO NÓVOA, ALÉM DA PESQUISA DOCUMENTAL, TENDO COMO REFERÊNCIA OS DIÁRIOS DE BORDO CONSTRUÍDOS PELAS(OS) GRADUANDAS(OS) PARTICIPANTES DO SUBPROJETO. ATUALMENTE, O SUBPROJETO EM ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA CONTA COM 2 COORDENADORAS, 3 PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E 24 ESTUDANTES BOLSISTAS E 06 ESTUDANTES COLABORADORAS. O TRABALHO É DESENVOLVIDO EM 2 ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS, SITUADAS NO MUNICÍPIO DE IBIRITÉ, COM ALUNOS(AS) DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO OCORREM POR MEIO DA PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS; AS OFICINAS DE BRINCADEIRAS E APRENDIZADO LÚDICO COM OS (AS) ESTUDANTES DAS ESCOLAS ACONTECEM PELA PLATAFORMA GOOGLE MEET; E AS ESCRITAS REFLEXIVAS E LEITURAS DE ARTIGOS, EM FORMATO DE ESTUDOS AUTÔNOMOS. DESTACA-SE A RELEVÂNCIA DO PIBID PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) E PARA A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA ENQUANTO PROFISSÃO, SOBRETUDO NO ATUAL CONTEXTO EDUCACIONAL, MARCADO PELA DESVALORIZAÇÃO GOVERNAMENTAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR, COM CORTES ORÇAMENTÁRIOS MASSIVOS NA EDUCAÇÃO DO PAÍS, O QUE ATINGE, DIRETAMENTE, O(A) PROFESSOR(A) E A FORMA COMO A SUA PROFISSÃO É VISTA E EXERCIDA HOJE NA SOCIEDADE. NAS PESQUISAS TEÓRICAS, OBSERVOU-SE QUE A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA ASSUMIU TRAJETÓRIAS, UMA DELAS É O DA VOCAÇÃO, PERÍODO MARCADO POR UM ENSINO MISSIONÁRIO, EM QUE A IDEIA ERA DE QUE SE NASCIA PARA ENSINAR, O QUE RECAIA PRINCIPALMENTE SOBRE AS MULHERES, PRESSUPOSTO ANCORADO PELA DETERMINAÇÃO DA MATERNIDADE E, CONSEQUENTEMENTE, PELA IDEIA DE QUE AS MULHERES DISPUNHAM DE “JEITO” NATURAL COM CRIANÇAS, JÁ QUE, EM ALGUM MOMENTO SERIAM MÃES. OUTRO MOMENTO, FOI IDADE DO OFÍCIO, MARCADO PELA ASCENSÃO DA ESCOLA PÚBLICA E PELO ROMPIMENTO ENTRE ESTADO E IGREJA, O QUE TROUXE CONQUISTAS, MAS, TAMBÉM, DESIGUALDADES. ABRE-SE ESPAÇO PARA UMA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM ESCOLAS NORMAIS, GARANTINDO MAIOR AUTORIDADE PEDAGÓGICA AO(À) PROFESSOR(A), ALÉM DE UMA “RELAÇÃO SALARIAL” MAIS SATISFATÓRIA, EM VIRTUDE DE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO ESTAR GANHANDO PESO NO FAZER DOCENTE E NO PRÓPRIO TERMO DA PROFISSÃO. NESTE SENTIDO, BUSCA- SE MAIOR AUTONOMIA NO FAZER DOCENTE, RECONHECIMENTO E AUTORIDADE EDUCACIONAL DENTRO DAS ESCOLAS, EMBORA O ROMPIMENTO COM AS CONSTRUÇÕES HISTÓRICAS EM TORNO DA PROFISSÃO DOCENTE, PRINCIPALMENTE PARA CRIANÇAS, PERMANECEREM NO IDEÁRIO DE QUE É UM ESPAÇO PARA ATUAÇÃO DAS MULHERES. DESSE MODO, À TRAJETÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE SOMAM-SE AVANÇOS E RETROCESSOS, COMO PODE SER NOTADO NO CENÁRIO POLÍTICO ATUAL DO BRASIL, EM QUE A EDUCAÇÃO, PRINCIPALMENTE A PÚBLICA, FORMAL SOFRE COM AS AMEAÇAS CONSTANTES À DEMOCRACIA E AO DESMONTE DE POLÍTICAS SOCIAIS. CABE MENCIONAR QUE, APESAR DO DESTAQUE DADO AO PIBID E DE SUA IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO NACIONAL COMO UMA POLÍTICA PÚBLICA, O PROGRAMA VEM PASSANDO POR DERROCADAS PREOCUPANTES EM SE TRATANDO DOS CORTES NO NÚMERO DE BOLSAS OFERTADAS NOS EDITAIS, BEM COMO NO ATRASO DO PAGAMENTO DAS BOLSAS DE AUXÍLIO AOS(ÀS) PARTICIPANTES DO PIBID. TAIS PROPOSIÇÕES DEMONSTRAM A TENTATIVA DO ATUAL GOVERNO EM DESMANTELAR O PROGRAMA, COLOCANDO A MOSTRA OS INTERESSES POLÍTICOS E DE REALOCAÇÃO DE VERBA PÚBLICA PARA OUTRAS PASTAS MINISTERIAIS. DENTRO DESTE VIÉS, O PIBID ASSUME UMA POSIÇÃO DE RESISTÊNCIA, POIS SUA PERMANÊNCIA NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS É UMA FORMA DE FIRMAR A PROFISSÃO DOCENTE, DE VALORIZAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) E DOS PROGRAMAS E PROJETOS DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. NO QUE TANGE ÀS ANÁLISES ORIUNDAS DOS DIÁRIOS DE BORDO, FICOU EVIDENTE QUE AS PRÁTICAS FORMATIVAS DO PIBID REPERCUTEM EM UM IMPORTANTE RECURSO PARA SE PENSAR AS PRÁTICAS DOCENTES NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E PARA O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. NESSE SENTIDO, OS ENCONTROS DE FORMAÇÃO DO PIBID, FORAM APONTADOS COMO SUBSÍDIOS PARA SE REFLETIR SOBRE OS PROCESSOS QUE ENVOLVEM A PROFISSÃO, O QUE OCORREU E OCORRE EM REUNIÕES SEMANAIS E SE CONFIGURAM NA PARTILHA DE EXPERIÊNCIAS, REFLEXÕES TEÓRICAS E ORGANIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS E PRÁTICAS DO PIBID, PROPORCIONANDO A CONSTRUÇÃO DE ESCRITAS PARA DIVULGAÇÕES ACADÊMICA-CIENTÍFICAS, PLANEJAMENTOS DE OFICINAS, PRODUÇÕES ORAIS, VÍDEOS, ENTE OUTROS. CABE RESSALTAR QUE ESTAS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NA PRÁTICA DESMISTIFICAM A IDEIA QUE ENSINAR POSSUI UMA FÓRMULA PRONTA OU ENGESSADO, POIS É NO FAZER PEDAGÓGICO DO(A) PROFESSOR(A) QUE A PRÁTICA VAI SENDO CONSTRUÍDA. ASSIM, O PIBID ASSUME UM PAPEL SIGNIFICATIVO PARA OS(AS) GRADUANDOS(AS) DE LICENCIATURA AO DESFAZER O SENSO COMUM DE QUE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SIGAM UM MANUAL PRONTO. ALÉM DISSO, É RESSALTADO PELOS(AS) ESTUDANTES NOS DIÁRIOS DE BORDO, A IMPORTÂNCIA DO PIBID NO PROCESSO FORMATIVO, AO PROMOVER A VALORIZAÇÃO DA DOCÊNCIA E FIRMAR A PROFISSÃO, POSSIBILITA PENSAR EM UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOTADA DE SIGNIFICADOS E INTENSÕES. ENTENDE-SE QUE A INSERÇÃO NO COTIDIANO ESCOLAR FAZ COM QUE AS PROFESSORAS DAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, JUNTO AO NÚCLEO DO PIBID, SE SINTAM MOTIVADAS A REALIZAREM NOVAS PRÁTICAS, POIS, NESSA PERSPECTIVA DE AJUDA MÚTUA, A TROCA É MUITO RICA. NESSE CONTEXTO, AS PROFESSORAS DAS ESCOLAS ENVOLVIDAS TÊM OPORTUNIDADE DE REPENSAR E FAZER REFLEXÕES CONSTANTES SOBRE SUAS PRÓPRIAS PRÁTICAS E OS (AS) BOLSISTAS DO PROGRAMA DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA PRÁTICA. CONSIDERA-SE, FINALMENTE, QUE A PRESENÇA DE PROGRAMAS COMO ESTE NAS UNIVERSIDADES FIRMA A PROFISSÃO, APESAR DAS TENTATIVAS DE TRATÁ-LA COMO VOCAÇÃO OU DOM. POR ISSO, A PERMANÊNCIA DO PIBID NAS UNIVERSIDADES, MESMO EM FACE AOS DESGASTES E DESMONTES GOVERNAMENTAIS DIRIGIDOS À EDUCAÇÃO, SE CONFIGURA COMO UM IMPORTANTE MEIO DE SE PROMOVER UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE E DE RESISTIR CONTRA UMA TENTATIVA DE SUCATEAR A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO E SUPERIOR. A PERCEPÇÃO DESSE CENÁRIO TAMBÉM É FRUTO DO DISCERNIMENTO REFLEXIVO PROPORCIONADO NOS ESPAÇOS FORMATIVOS DO SUBPROJETO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CONDUZ A CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DE RESISTÊNCIA E PRODUÇÃO DE PRÁTICAS LIBERTADORAS E TRANSFORMADORAS. REFERÊNCIAS NÓVOA, ANTÓNIO. FIRMAR A POSIÇÃO COMO PROFESSOR, AFIRMAR A PROFISSÃO DOCENTE. CADERNOS DE PESQUISA, V. 47, N. 166, P. 1106-1133, 2017. TARDIF, MAURICE. A PROFISSIONALIZAÇÃO DO ENSINO PASSADOS TRINTA ANOS: DOIS PASSOS PARA A FRENTE, TRÊS PARA TRÁS. EDUCAÇÃO & SOCIEDADE, CAMPINAS, V. 34, N. 123, P. 551-571, ABRI. - JUN. 2013.

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