Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO: PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES QUE ATUAM NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, MATEMÁTICA, PROFESSORES, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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PARA AS AULAS NO FORMATO REMOTO TORNOU-SE INDISPENSÁVEL O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PELO ALUNO E PELO PROFESSOR. ESSE PONTO PASSOU A SER CONSIDERADO UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, PORQUE O ENSINO DE MATEMÁTICA NESTE FORMATO REQUER OUTRAS APRENDIZAGENS ALÉM DO CONTEÚDO, OU SEJA, TORNOU-SE NECESSÁRIO APRENDER A SELECIONAR E UTILIZAR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE PROPICIEM APRENDIZAGEM. COMO METODOLOGIA PARA REALIZAR ESTA PESQUISA OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA COLETAR OS DADOS, ELABORAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, QUE COMBINA PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS, PERMITINDO QUE O ENTREVISTADO TENHA LIBERDADE PARA RESPONDÊ-LAS, SEM FICAR PRESO A PERGUNTA FORMULADA (MINAYO, 2007). O ROTEIRO DA ENTREVISTA CONTINHA PERGUNTAS DIVIDIDAS EM DOIS EIXOS: I) PERFIL E ATUAÇÃO DOS DOCENTES E; II) PERCEPÇÕES E PRÁTICAS REFERENTES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO PARÁ. TODOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E NESTE TRABALHO, EM RESPEITO À ÉTICA, RECEBERAM NOMES FICTÍCIOS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET COM CADA PROFESSOR INDIVIDUALMENTE, EM HORÁRIOS PREVIAMENTE AGENDADOS. PARA O TRATAMENTO DOS DADOS, USAMOS OS TRÊS PROCEDIMENTOS DETERMINADOS POR MINAYO (2007) QUE SÃO: ORDENAÇÃO DE DADOS, CLASSIFICAÇÃO DE DADOS E ANÁLISE PROPRIAMENTE DITA. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS E ANALISADOS DESTACAMOS ALGUNS, A SABER: I) QUANTO AO PERFIL DOS PROFESSORES: TODOS MINISTRAM AULAS DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÃO GRADUADOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CONCURSADOS EM MATEMÁTICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARABÁ, NO PARÁ, TRABALHAM PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED) E SUAS IDADES VARIAM ENTRE 28 E 44 ANOS. II) EM RELAÇÃO À COMPREENSÃO ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE OS ALUNOS QUE ESTÃO NO 9º ANO, IRÃO PARA O ENSINO MÉDIO EM 2022 COM CARÊNCIAS DE CONTEÚDOS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO. DESTACAMOS A FALA DA PROFESSORA LETÍCIA (2021) POR AFIRMAR QUE “OS ALUNOS NÃO TERÃO DESENVOLVIDO AS HABILIDADES REFERENTES AO 8° E NEM AO 9° ANO ANTES DE INGRESSAREM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO”. III) NO QUE TANGE À REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIREM COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES EM DIZER QUE ELAS ACONTECERAM NAS ESCOLAS E/OU REDE DE ENSINO EM QUE TRABALHAM. NESSE SENTIDO, DESTACAMOS O PROFESSOR LUÍS (2021) QUE RELATOU QUE “REALIZOU E AINDA ESTÁ REALIZANDO, POIS, TODO MÊS NÓS TEMOS REUNIÃO PARA TRABALHAR TANTO COM A PARTE PEDAGÓGICA DA ESCOLA COMO TAMBÉM COM OS NOSSOS FORMADORES DE MATEMÁTICA”. ESSAS REUNIÕES SÃO ESSENCIAIS PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM TRAÇAR ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA O ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO QUE NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA ESSA FUNÇÃO. IV) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS MAIS UTILIZADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, SÃO O GOOGLE MEET, PARA AS AULAS REMOTAS SÍNCRONAS, E O WHATSAPP, PARA MOMENTOS ASSÍNCRONOS EM QUE SÃO REPASSADAS AS ORIENTAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES AOS ALUNOS. OUTROS RECURSOS CITADOS, PORÉM, EM MENOR USO, FORAM: APLICATIVO ZOOM, GOOGLE CLASSROOM E GOOGLE DRIVE. V) SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES RAIMUNDA, JOSÉ, VANESSA E LUÍS, SÃO DEIXADAS MUITAS LACUNAS NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E AS PARTICIPAÇÕES NAS AULAS SÃO PEQUENAS. MAS, AINDA ASSIM, ALGUNS PROFESSORES, AVALIAM QUE CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM “É BOA, POIS NÓS NÃO CONSEGUIMOS ATINGIR OS 100%, PRINCIPALMENTE [...] POR CAUSA DA INTERNET, QUE NÃO É DE BOA QUALIDADE DENTRO DO NOSSO MUNICÍPIO [...]” (LUIS, 2021). ESSE PROFESSOR EXEMPLIFICOU QUE “NA ESCOLA ONDE TRABALHO TEM UMA FAMÍLIA QUE TEM OITO FILHOS E APENAS UM APARELHO CELULAR NA CASA”. ESSA SITUAÇÃO DEMONSTRA A DIFICULDADE QUE MUITAS FAMÍLIAS TIVERAM EM SE ORGANIZAR PARA AULAS NESSE FORMATO.  VI) EM RELAÇÃO AO APOIO DA FAMÍLIA DESSES ALUNOS NO TEMPO DE PANDEMIA, CONSTATAMOS QUE É ESCASSO, POIS DE ACORDO COM OS PROFESSORES, MUITOS PAIS NÃO ESTÃO DANDO O SUPORTE QUE OS ALUNOS REALMENTE PRECISAM NESSE PERÍODO DE AULAS REMOTAS. NESSE SENTIDO, RAIMUNDA (2021) AFIRMA QUE “TEM POUQUÍSSIMOS PAIS QUE REALMENTE ACOMPANHAM, QUE VEEM SE SEUS FILHOS ESTÃO PARTICIPANDO DAS AULAS. [...] ENTÃO, NÃO VEJO MUITO ESSE ACOMPANHAMENTO, ATÉ MESMO PORQUE A MAIORIA DOS PAIS TRABALHAM”. RESSALTAMOS QUE ESSE APOIO E ACOMPANHAMENTO DOS PAIS É INDISPENSÁVEL NESSE FORMATO DE ENSINO. VII) QUANTO ÀS SUGESTÕES PARA O MUNICÍPIO, CASO UMA SITUAÇÃO DESSA VOLTE A ACONTECER ESTEJAM MAIS PREPARADOS, CADA PROFESSOR DEU UMA DIFERENTE SUGESTÃO, SENDO QUE ALGUMAS FORAM VOLTADAS À IMPLEMENTAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMO INTERNET E FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A SOCIEDADE (PRINCIPALMENTE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO). E COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, PODEMOS NOTAR QUE, DE ACORDO COM OS PROFESSORES, O ENSINO REMOTO, APESAR DE TER SIDO UMA ALTERNATIVA VÁLIDA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM SEM AULAS, TEVE PROBLEMAS, SENDO OS MAIORES DELES: A ESCASSEZ DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E FALTA DE ACESSO À INTERNET. SEM ESSES RECURSOS, MUITOS ALUNOS NÃO CONSEGUIRAM ACOMPANHAR AS AULAS E SEGUIRAM PARA O ANO E/OU ETAPA POSTERIOR SEM TER OBTIDOS OS CONHECIMENTOS MÍNIMOS DOS CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA PROSSEGUIR. ISSO PODE SER UM FATOR A CONTRIBUIR PARA QUE O ALUNO ENFRENTE DIFICULDADES AINDA MAIORES EM TODAS AS DISCIPLINAS E, PRINCIPALMENTE, NA MATEMÁTICA QUE REQUER O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE SÃO AMPLIADAS A CADA ANO E/OU ETAPA ESCOLAR QUE OS ALUNOS AVANÇAM."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A JUSTIFICATIVA PARA ESTA PESQUISA OCORREU A PARTIR DO MOMENTO QUE, DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, FOI DECRETADO O FECHAMENTO DE ESCOLAS NO BRASIL, FAZENDO MUITAS DELAS OPTAREM PELO FORMATO DE AULAS REMOTAS VISANDO EVITAR A DISSEMINAÇÃO DO CORONAVÍRUS. PORÉM, VÁRIOS QUESTIONAMENTOS SURGIRAM, E UM DELES FOI RELACIONADO AO PREPARO DOS PROFESSORES PARA TRABALHAREM NESTE FORMATO. E, ASSIM, FOMOS OUVI-LOS PARA ENTENDERMOS COMO OS PROFESSORES ESTÃO ENFRENTANDO ESSE PERÍODO. COMO OBJETIVO GERAL BUSCAMOS “ANALISAR OS DIZERES DOS PROFESSORES ACERCA DE SUAS PERCEPÇÕES DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO EM TURMAS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PARÁ”. DENTRE OS AUTORES QUE FUNDAMENTAM TEORICAMENTE NOSSO ESTUDO, TEMOS: CAZAL (2021), DIAS (2021), SANTANA E SALES (2021), SANTOS ET AL. (2020), SOUZA JÚNIOR (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E SANTOS, ROSA E SOUSA (2020). PARA AS AULAS NO FORMATO REMOTO TORNOU-SE INDISPENSÁVEL O USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS PELO ALUNO E PELO PROFESSOR. ESSE PONTO PASSOU A SER CONSIDERADO UM DESAFIO PARA O PROFESSOR, PORQUE O ENSINO DE MATEMÁTICA NESTE FORMATO REQUER OUTRAS APRENDIZAGENS ALÉM DO CONTEÚDO, OU SEJA, TORNOU-SE NECESSÁRIO APRENDER A SELECIONAR E UTILIZAR FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS QUE PROPICIEM APRENDIZAGEM. COMO METODOLOGIA PARA REALIZAR ESTA PESQUISA OPTAMOS PELA ABORDAGEM QUALITATIVA. PARA COLETAR OS DADOS, ELABORAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, QUE COMBINA PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS, PERMITINDO QUE O ENTREVISTADO TENHA LIBERDADE PARA RESPONDÊ-LAS, SEM FICAR PRESO A PERGUNTA FORMULADA (MINAYO, 2007). O ROTEIRO DA ENTREVISTA CONTINHA PERGUNTAS DIVIDIDAS EM DOIS EIXOS: I) PERFIL E ATUAÇÃO DOS DOCENTES E; II) PERCEPÇÕES E PRÁTICAS REFERENTES AO ENSINO DE MATEMÁTICA NO FORMATO REMOTO NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS PARTICIPANTES DESTA PESQUISA FORAM CINCO PROFESSORES DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE MARABÁ, NO PARÁ. TODOS ASSINARAM O TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO E NESTE TRABALHO, EM RESPEITO À ÉTICA, RECEBERAM NOMES FICTÍCIOS. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE MEET COM CADA PROFESSOR INDIVIDUALMENTE, EM HORÁRIOS PREVIAMENTE AGENDADOS. PARA O TRATAMENTO DOS DADOS, USAMOS OS TRÊS PROCEDIMENTOS DETERMINADOS POR MINAYO (2007) QUE SÃO: ORDENAÇÃO DE DADOS, CLASSIFICAÇÃO DE DADOS E ANÁLISE PROPRIAMENTE DITA. DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS E ANALISADOS DESTACAMOS ALGUNS, A SABER: I) QUANTO AO PERFIL DOS PROFESSORES: TODOS MINISTRAM AULAS DE MATEMÁTICA EM TURMAS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, SÃO GRADUADOS EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, CONCURSADOS EM MATEMÁTICA NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MARABÁ, NO PARÁ, TRABALHAM PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (SEMED) E SUAS IDADES VARIAM ENTRE 28 E 44 ANOS. II) EM RELAÇÃO À COMPREENSÃO ACERCA DO ENSINO DE MATEMÁTICA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES EM AFIRMAR QUE OS ALUNOS QUE ESTÃO NO 9º ANO, IRÃO PARA O ENSINO MÉDIO EM 2022 COM CARÊNCIAS DE CONTEÚDOS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA INGRESSAR NO ENSINO MÉDIO. DESTACAMOS A FALA DA PROFESSORA LETÍCIA (2021) POR AFIRMAR QUE “OS ALUNOS NÃO TERÃO DESENVOLVIDO AS HABILIDADES REFERENTES AO 8° E NEM AO 9° ANO ANTES DE INGRESSAREM NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO”. III) NO QUE TANGE À REALIZAÇÃO DE REUNIÕES PEDAGÓGICAS PARA DECIDIREM COMO DEVERIAM SER MINISTRADAS AS AULAS REMOTAS, OS PROFESSORES FORAM UNÂNIMES EM DIZER QUE ELAS ACONTECERAM NAS ESCOLAS E/OU REDE DE ENSINO EM QUE TRABALHAM. NESSE SENTIDO, DESTACAMOS O PROFESSOR LUÍS (2021) QUE RELATOU QUE “REALIZOU E AINDA ESTÁ REALIZANDO, POIS, TODO MÊS NÓS TEMOS REUNIÃO PARA TRABALHAR TANTO COM A PARTE PEDAGÓGICA DA ESCOLA COMO TAMBÉM COM OS NOSSOS FORMADORES DE MATEMÁTICA”. ESSAS REUNIÕES SÃO ESSENCIAIS PARA QUE OS PROFESSORES POSSAM TRAÇAR ESTRATÉGIAS A SEREM UTILIZADAS PARA O ENSINO REMOTO, CONSIDERANDO QUE NÃO ESTAVAM PREPARADOS PARA ESSA FUNÇÃO. IV) OS RECURSOS TECNOLÓGICOS MAIS UTILIZADOS NOS MOMENTOS SÍNCRONOS E ASSÍNCRONOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES ENTREVISTADOS, SÃO O GOOGLE MEET, PARA AS AULAS REMOTAS SÍNCRONAS, E O WHATSAPP, PARA MOMENTOS ASSÍNCRONOS EM QUE SÃO REPASSADAS AS ORIENTAÇÕES SOBRE OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES AOS ALUNOS. OUTROS RECURSOS CITADOS, PORÉM, EM MENOR USO, FORAM: APLICATIVO ZOOM, GOOGLE CLASSROOM E GOOGLE DRIVE. V) SOBRE A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, DE ACORDO COM OS PROFESSORES RAIMUNDA, JOSÉ, VANESSA E LUÍS, SÃO DEIXADAS MUITAS LACUNAS NA APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS E AS PARTICIPAÇÕES NAS AULAS SÃO PEQUENAS. MAS, AINDA ASSIM, ALGUNS PROFESSORES, AVALIAM QUE CONSIDERAM QUE A APRENDIZAGEM “É BOA, POIS NÓS NÃO CONSEGUIMOS ATINGIR OS 100%, PRINCIPALMENTE [...] POR CAUSA DA INTERNET, QUE NÃO É DE BOA QUALIDADE DENTRO DO NOSSO MUNICÍPIO [...]” (LUIS, 2021). ESSE PROFESSOR EXEMPLIFICOU QUE “NA ESCOLA ONDE TRABALHO TEM UMA FAMÍLIA QUE TEM OITO FILHOS E APENAS UM APARELHO CELULAR NA CASA”. ESSA SITUAÇÃO DEMONSTRA A DIFICULDADE QUE MUITAS FAMÍLIAS TIVERAM EM SE ORGANIZAR PARA AULAS NESSE FORMATO. VI) EM RELAÇÃO AO APOIO DA FAMÍLIA DESSES ALUNOS NO TEMPO DE PANDEMIA, CONSTATAMOS QUE É ESCASSO, POIS DE ACORDO COM OS PROFESSORES, MUITOS PAIS NÃO ESTÃO DANDO O SUPORTE QUE OS ALUNOS REALMENTE PRECISAM NESSE PERÍODO DE AULAS REMOTAS. NESSE SENTIDO, RAIMUNDA (2021) AFIRMA QUE “TEM POUQUÍSSIMOS PAIS QUE REALMENTE ACOMPANHAM, QUE VEEM SE SEUS FILHOS ESTÃO PARTICIPANDO DAS AULAS. [...] ENTÃO, NÃO VEJO MUITO ESSE ACOMPANHAMENTO, ATÉ MESMO PORQUE A MAIORIA DOS PAIS TRABALHAM”. RESSALTAMOS QUE ESSE APOIO E ACOMPANHAMENTO DOS PAIS É INDISPENSÁVEL NESSE FORMATO DE ENSINO. VII) QUANTO ÀS SUGESTÕES PARA O MUNICÍPIO, CASO UMA SITUAÇÃO DESSA VOLTE A ACONTECER ESTEJAM MAIS PREPARADOS, CADA PROFESSOR DEU UMA DIFERENTE SUGESTÃO, SENDO QUE ALGUMAS FORAM VOLTADAS À IMPLEMENTAÇÃO E DISPONIBILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS COMO INTERNET E FERRAMENTAS DIGITAIS PARA A SOCIEDADE (PRINCIPALMENTE ALUNOS E PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO). E COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, PODEMOS NOTAR QUE, DE ACORDO COM OS PROFESSORES, O ENSINO REMOTO, APESAR DE TER SIDO UMA ALTERNATIVA VÁLIDA DIANTE DO CONTEXTO PANDÊMICO PARA QUE OS ALUNOS NÃO FICASSEM SEM AULAS, TEVE PROBLEMAS, SENDO OS MAIORES DELES: A ESCASSEZ DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E FALTA DE ACESSO À INTERNET. SEM ESSES RECURSOS, MUITOS ALUNOS NÃO CONSEGUIRAM ACOMPANHAR AS AULAS E SEGUIRAM PARA O ANO E/OU ETAPA POSTERIOR SEM TER OBTIDOS OS CONHECIMENTOS MÍNIMOS DOS CONTEÚDOS NECESSÁRIOS PARA PROSSEGUIR. ISSO PODE SER UM FATOR A CONTRIBUIR PARA QUE O ALUNO ENFRENTE DIFICULDADES AINDA MAIORES EM TODAS AS DISCIPLINAS E, PRINCIPALMENTE, NA MATEMÁTICA QUE REQUER O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, QUE SÃO AMPLIADAS A CADA ANO E/OU ETAPA ESCOLAR QUE OS ALUNOS AVANÇAM.

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