Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O COTIDIANO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE O ENSINO REMOTO

Palavra-chaves: PROGRAMAS FORMATIVOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO., , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84843
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 309
    "inscrito_id" => 1459
    "titulo" => "O COTIDIANO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NEM SEMPRE FOI VALORIZADA E EXPLORADA COMO É POSSÍVEL DE SE OBSERVAR ATUALMENTE, FOI SOMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1970 QUE PASSOU A SER OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. MESMO QUE ESSE FATO SE CARACTERIZE COMO UM MARCO EVOLUTIVO NA EDUCAÇÃO, É INEGÁVEL O QUANTO ESSE PROCESSO FOI DEFASADO E LENTO. POR CONSEGUINTE, O DESENROLAR DESSA DISCIPLINA FOI, POR LONGOS ANOS, APLICADO DE MANEIRA TRADICIONAL, COM AULAS EXPOSITIVAS EM QUE PREDOMINAVA A MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS. CONSEQUENTEMENTE, UMA IDEIA ERRÔNEA ASSOCIADA A ELA FOI DISSEMINADA, TORNANDO-SE AINDA MAIS COMPLICADA E DIFÍCIL NA VISÃO DOS ALUNOS. PARA TAL, EXISTE UM LONGO TRAJETO DE MUDANÇAS E MELHORIAS QUE BUSCAM ATENDER AO NOVO PERFIL DO ESTUDANTE E TRABALHAR O CONTEÚDO PRÁTICO DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. COM ISSO, É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS, HAJA VISTA QUE ESSAS CONJECTURAS IRÃO REFLETIR DENTRO DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DE INVESTIR EM PROGRAMAS FORMATIVOS É, DE CERTA FORMA, SE DISTANCIAR DA REALIDADE PASSADA E FORMAR PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM EM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E AGREGÁVEL. DESSE MODO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), É UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO QUE TEM COMO FINALIDADE INCENTIVAR O FAZER PEDAGÓGICO, BEM COMO, MOSTRAR O COTIDIANO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS REAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. OS GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA OBSERVAM O AMBIENTE EDUCACIONAL E DESENVOLVEM INÚMERAS ATIVIDADES DE ENSINO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. LOGO, O PIBID TEM COMO PROPÓSITO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE PROMOVAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO E CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS, TRANSFORMANDO-O EM UM CIDADÃO MAIS AUTÔNOMO. ENTÃO, O PROFESSOR PRECISA DE UMA FORMAÇÃO IGUALMENTE SIGNIFICATIVA, SENDO ELE, O CONDUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO QUE SUPERAR AS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO SOCIAL PODE TRAZER. DENTRE ESSAS, PODE-SE APONTAR ATUALMENTE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO NECESSITOU ESTABELECER UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA CONSEGUIR SE ADAPTAR À REALIDADE PANDÊMICA COM O CORONAVÍRUS, O QUAL O ENSINO REMOTO TROUXE CONSIGO UMA GAMA DE DESAFIOS A ATIVIDADE DOCENTE. A AVALIAÇÃO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS É ESSENCIAL, AINDA MAIS NO CONTEXTO MODERNO. DIANTE DESSE FATO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA REFLEXÃO ACERCA DOS PERCALÇOS E PARTICULARIDADES QUE SE FAZEM PRESENTES NO ESPAÇO EDUCACIONAL REMOTO. A MESMA FOI REALIZADA NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) COM OS GRADUANDOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA FORMATIVO. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER QUALITATIVO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES, FOI APLICADO AOS PIBIDIANOS NO ANO DE 2021 ATRAVÉS DA PLATAFORMA “GOOGLE FORMS”. A ANÁLISE DOS RESULTADOS MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO REVELOU PONTOS NEGATIVOS, TAIS COMO: (1) FALTA DE INTERATIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; (2) TEMPO REDUZIDO PARA APLICAR AS ATIVIDADES NO MOMENTO SÍNCRONO; (3) PROBLEMAS DE CONEXÃO E ACESSO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E (4) GRANDE ESFORÇO PARA PLANEJAR E MINISTRAR AS ATIVIDADES REMOTAS. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FOI PERCEPTÍVEL PONTOS POSITIVOS, SENDO ELES: (1) APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS; (2) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS COM BASE EM OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO ESCOLAR; (3) APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS; (4) POSSIBILITOU APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E (5) A VISUALIZAÇÃO DO ENSINO DE MANEIRA MAIS LÚDICA, DIVERTIDA E DINÂMICA. DESTARTE, O PROGRAMA TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS PARTICIPANTES, ATINGINDO SEUS OBJETIVOS PROPOSTOS AO INSERIR OS FUTUROS DOCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, ASSIM, VISANDO O DESENVOLVER DE METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE DINAMIZAM O PROCESSO DO ENSINAR. COM ISSO, INCENTIVANDO TANTO NO MOMENTO DE APRENDIZADO COMO NA REFLEXÃO SOBRE A CONJUNTURA SOCIAL E O FAZER DOCENTE. OUTROSSIM, APESAR DOS DESAFIOS SUPRACITADOS, O SUBPROJETO NA MODALIDADE REMOTA PERMITIU REVERBERAR A NECESSIDADE DE PENSAR O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA HÍBRIDA, QUE BUSCA INTEGRAR ATIVIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS ONLINE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS. LOGO, A PESQUISA ATENDEU AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, EVIDENCIANDO QUE A DOCÊNCIA É MUITO DESAFIADORA, POIS COLOCA O PROFISSIONAL E O ALUNO FRENTE A SITUAÇÕES, CONDIÇÕES E LIMITES DIVERSOS. MESMO NO REMOTO, O PIBID MOSTROU-SE EFETIVO EM EXPLORAR A AUTONOMIA, A CONFIANÇA E HABILIDADES DIVERSAS DE SEUS INTEGRANTES. NESSA CONJUNTURA, O PROGRAMA TEVE UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, POIS PERCEBEU-SE NECESSÁRIA A COLABORAÇÃO DESTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL, AO PROPORCIONAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO, MENOS CONTEUDISTA QUE ACARRETA UM MELHOR APRENDIZADO. ESSE APONTAMENTO É RELEVANTE, TENDO EM VISTA QUE, A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO PREPARAR OS ALUNOS PARA UMA SOCIEDADE PAUTADA NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES ÉTICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PROGRAMAS FORMATIVOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1459_26102021160611.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA EWINNY COSTA DUNGA"
    "autor_nome_curto" => "CAMI"
    "autor_email" => "camilaewinny@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84843
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 309
    "inscrito_id" => 1459
    "titulo" => "O COTIDIANO NO PIBID: CONTRIBUIÇÕES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DURANTE O ENSINO REMOTO"
    "resumo" => "A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NEM SEMPRE FOI VALORIZADA E EXPLORADA COMO É POSSÍVEL DE SE OBSERVAR ATUALMENTE, FOI SOMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1970 QUE PASSOU A SER OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. MESMO QUE ESSE FATO SE CARACTERIZE COMO UM MARCO EVOLUTIVO NA EDUCAÇÃO, É INEGÁVEL O QUANTO ESSE PROCESSO FOI DEFASADO E LENTO. POR CONSEGUINTE, O DESENROLAR DESSA DISCIPLINA FOI, POR LONGOS ANOS, APLICADO DE MANEIRA TRADICIONAL, COM AULAS EXPOSITIVAS EM QUE PREDOMINAVA A MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS. CONSEQUENTEMENTE, UMA IDEIA ERRÔNEA ASSOCIADA A ELA FOI DISSEMINADA, TORNANDO-SE AINDA MAIS COMPLICADA E DIFÍCIL NA VISÃO DOS ALUNOS. PARA TAL, EXISTE UM LONGO TRAJETO DE MUDANÇAS E MELHORIAS QUE BUSCAM ATENDER AO NOVO PERFIL DO ESTUDANTE E TRABALHAR O CONTEÚDO PRÁTICO DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. COM ISSO, É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS, HAJA VISTA QUE ESSAS CONJECTURAS IRÃO REFLETIR DENTRO DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DE INVESTIR EM PROGRAMAS FORMATIVOS É, DE CERTA FORMA, SE DISTANCIAR DA REALIDADE PASSADA E FORMAR PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM EM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E AGREGÁVEL. DESSE MODO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), É UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO QUE TEM COMO FINALIDADE INCENTIVAR O FAZER PEDAGÓGICO, BEM COMO, MOSTRAR O COTIDIANO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS REAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. OS GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA OBSERVAM O AMBIENTE EDUCACIONAL E DESENVOLVEM INÚMERAS ATIVIDADES DE ENSINO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. LOGO, O PIBID TEM COMO PROPÓSITO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE PROMOVAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO E CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS, TRANSFORMANDO-O EM UM CIDADÃO MAIS AUTÔNOMO. ENTÃO, O PROFESSOR PRECISA DE UMA FORMAÇÃO IGUALMENTE SIGNIFICATIVA, SENDO ELE, O CONDUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO QUE SUPERAR AS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO SOCIAL PODE TRAZER. DENTRE ESSAS, PODE-SE APONTAR ATUALMENTE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO NECESSITOU ESTABELECER UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA CONSEGUIR SE ADAPTAR À REALIDADE PANDÊMICA COM O CORONAVÍRUS, O QUAL O ENSINO REMOTO TROUXE CONSIGO UMA GAMA DE DESAFIOS A ATIVIDADE DOCENTE. A AVALIAÇÃO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS É ESSENCIAL, AINDA MAIS NO CONTEXTO MODERNO. DIANTE DESSE FATO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA REFLEXÃO ACERCA DOS PERCALÇOS E PARTICULARIDADES QUE SE FAZEM PRESENTES NO ESPAÇO EDUCACIONAL REMOTO. A MESMA FOI REALIZADA NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) COM OS GRADUANDOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA FORMATIVO. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER QUALITATIVO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES, FOI APLICADO AOS PIBIDIANOS NO ANO DE 2021 ATRAVÉS DA PLATAFORMA “GOOGLE FORMS”. A ANÁLISE DOS RESULTADOS MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO REVELOU PONTOS NEGATIVOS, TAIS COMO: (1) FALTA DE INTERATIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; (2) TEMPO REDUZIDO PARA APLICAR AS ATIVIDADES NO MOMENTO SÍNCRONO; (3) PROBLEMAS DE CONEXÃO E ACESSO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E (4) GRANDE ESFORÇO PARA PLANEJAR E MINISTRAR AS ATIVIDADES REMOTAS. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FOI PERCEPTÍVEL PONTOS POSITIVOS, SENDO ELES: (1) APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS; (2) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS COM BASE EM OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO ESCOLAR; (3) APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS; (4) POSSIBILITOU APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E (5) A VISUALIZAÇÃO DO ENSINO DE MANEIRA MAIS LÚDICA, DIVERTIDA E DINÂMICA. DESTARTE, O PROGRAMA TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS PARTICIPANTES, ATINGINDO SEUS OBJETIVOS PROPOSTOS AO INSERIR OS FUTUROS DOCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, ASSIM, VISANDO O DESENVOLVER DE METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE DINAMIZAM O PROCESSO DO ENSINAR. COM ISSO, INCENTIVANDO TANTO NO MOMENTO DE APRENDIZADO COMO NA REFLEXÃO SOBRE A CONJUNTURA SOCIAL E O FAZER DOCENTE. OUTROSSIM, APESAR DOS DESAFIOS SUPRACITADOS, O SUBPROJETO NA MODALIDADE REMOTA PERMITIU REVERBERAR A NECESSIDADE DE PENSAR O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA HÍBRIDA, QUE BUSCA INTEGRAR ATIVIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS ONLINE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS. LOGO, A PESQUISA ATENDEU AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, EVIDENCIANDO QUE A DOCÊNCIA É MUITO DESAFIADORA, POIS COLOCA O PROFISSIONAL E O ALUNO FRENTE A SITUAÇÕES, CONDIÇÕES E LIMITES DIVERSOS. MESMO NO REMOTO, O PIBID MOSTROU-SE EFETIVO EM EXPLORAR A AUTONOMIA, A CONFIANÇA E HABILIDADES DIVERSAS DE SEUS INTEGRANTES. NESSA CONJUNTURA, O PROGRAMA TEVE UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, POIS PERCEBEU-SE NECESSÁRIA A COLABORAÇÃO DESTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL, AO PROPORCIONAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO, MENOS CONTEUDISTA QUE ACARRETA UM MELHOR APRENDIZADO. ESSE APONTAMENTO É RELEVANTE, TENDO EM VISTA QUE, A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO PREPARAR OS ALUNOS PARA UMA SOCIEDADE PAUTADA NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES ÉTICOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PROGRAMAS FORMATIVOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA108_ID1459_26102021160611.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:37"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAMILA EWINNY COSTA DUNGA"
    "autor_nome_curto" => "CAMI"
    "autor_email" => "camilaewinny@alu.uern.br"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NEM SEMPRE FOI VALORIZADA E EXPLORADA COMO É POSSÍVEL DE SE OBSERVAR ATUALMENTE, FOI SOMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1970 QUE PASSOU A SER OBRIGATÓRIA EM TODOS OS NÍVEIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. MESMO QUE ESSE FATO SE CARACTERIZE COMO UM MARCO EVOLUTIVO NA EDUCAÇÃO, É INEGÁVEL O QUANTO ESSE PROCESSO FOI DEFASADO E LENTO. POR CONSEGUINTE, O DESENROLAR DESSA DISCIPLINA FOI, POR LONGOS ANOS, APLICADO DE MANEIRA TRADICIONAL, COM AULAS EXPOSITIVAS EM QUE PREDOMINAVA A MEMORIZAÇÃO DE TEORIAS. CONSEQUENTEMENTE, UMA IDEIA ERRÔNEA ASSOCIADA A ELA FOI DISSEMINADA, TORNANDO-SE AINDA MAIS COMPLICADA E DIFÍCIL NA VISÃO DOS ALUNOS. PARA TAL, EXISTE UM LONGO TRAJETO DE MUDANÇAS E MELHORIAS QUE BUSCAM ATENDER AO NOVO PERFIL DO ESTUDANTE E TRABALHAR O CONTEÚDO PRÁTICO DA FORMA MAIS DIDÁTICA POSSÍVEL. COM ISSO, É IMPORTANTE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE LICENCIANDOS, HAJA VISTA QUE ESSAS CONJECTURAS IRÃO REFLETIR DENTRO DE SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PROPÓSITO DE INVESTIR EM PROGRAMAS FORMATIVOS É, DE CERTA FORMA, SE DISTANCIAR DA REALIDADE PASSADA E FORMAR PROFESSORES QUE SE PREOCUPAM EM CONTRIBUIR PARA UMA APRENDIZAGEM MAIS ATIVA E AGREGÁVEL. DESSE MODO, O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), É UMA POLÍTICA PÚBLICA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO DE NÍVEL BÁSICO QUE TEM COMO FINALIDADE INCENTIVAR O FAZER PEDAGÓGICO, BEM COMO, MOSTRAR O COTIDIANO DOCENTE POR MEIO DE VIVÊNCIAS REAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. OS GRADUANDOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA OBSERVAM O AMBIENTE EDUCACIONAL E DESENVOLVEM INÚMERAS ATIVIDADES DE ENSINO, PARTINDO DO PRINCÍPIO DE MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO A NÍVEL NACIONAL. LOGO, O PIBID TEM COMO PROPÓSITO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE PROMOVAM UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, COLOCANDO O ALUNO NO CENTRO DO PROCESSO E CONSIDERANDO O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO A PARTIR DE SUAS VIVÊNCIAS, TRANSFORMANDO-O EM UM CIDADÃO MAIS AUTÔNOMO. ENTÃO, O PROFESSOR PRECISA DE UMA FORMAÇÃO IGUALMENTE SIGNIFICATIVA, SENDO ELE, O CONDUTOR DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, TENDO QUE SUPERAR AS DIFICULDADES QUE O CONTEXTO SOCIAL PODE TRAZER. DENTRE ESSAS, PODE-SE APONTAR ATUALMENTE QUE O SISTEMA EDUCACIONAL COMO UM TODO NECESSITOU ESTABELECER UMA NOVA PERSPECTIVA DE ENSINO PARA CONSEGUIR SE ADAPTAR À REALIDADE PANDÊMICA COM O CORONAVÍRUS, O QUAL O ENSINO REMOTO TROUXE CONSIGO UMA GAMA DE DESAFIOS A ATIVIDADE DOCENTE. A AVALIAÇÃO DESSES PROGRAMAS FORMATIVOS É ESSENCIAL, AINDA MAIS NO CONTEXTO MODERNO. DIANTE DESSE FATO, O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A RELEVÂNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA, SUBPROJETO DE BIOLOGIA, A PARTIR DA REFLEXÃO ACERCA DOS PERCALÇOS E PARTICULARIDADES QUE SE FAZEM PRESENTES NO ESPAÇO EDUCACIONAL REMOTO. A MESMA FOI REALIZADA NO CAMPUS CENTRAL DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN) COM OS GRADUANDOS QUE COMPÕEM O PROGRAMA FORMATIVO. PARA ATINGIR TAL PROPÓSITO, UM QUESTIONÁRIO DE CARÁTER QUALITATIVO COMPOSTO POR CINCO QUESTÕES, FOI APLICADO AOS PIBIDIANOS NO ANO DE 2021 ATRAVÉS DA PLATAFORMA “GOOGLE FORMS”. A ANÁLISE DOS RESULTADOS MOSTROU QUE O ENSINO REMOTO REVELOU PONTOS NEGATIVOS, TAIS COMO: (1) FALTA DE INTERATIVIDADE POR PARTE DOS ALUNOS DAS ESCOLAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA; (2) TEMPO REDUZIDO PARA APLICAR AS ATIVIDADES NO MOMENTO SÍNCRONO; (3) PROBLEMAS DE CONEXÃO E ACESSO ÀS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS E (4) GRANDE ESFORÇO PARA PLANEJAR E MINISTRAR AS ATIVIDADES REMOTAS. POR OUTRO LADO, TAMBÉM FOI PERCEPTÍVEL PONTOS POSITIVOS, SENDO ELES: (1) APRIMORAMENTO DAS HABILIDADES COM RECURSOS TECNOLÓGICOS; (2) DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DIDÁTICAS COM BASE EM OBSERVAÇÕES E INTERVENÇÕES PROPOSTAS NO ÂMBITO ESCOLAR; (3) APLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS A PARTIR DA REALIDADE DOS ALUNOS POR MEIO DE METODOLOGIAS ATIVAS; (4) POSSIBILITOU APRENDIZAGEM POR MEIO DE JOGOS E (5) A VISUALIZAÇÃO DO ENSINO DE MANEIRA MAIS LÚDICA, DIVERTIDA E DINÂMICA. DESTARTE, O PROGRAMA TEM CONTRIBUÍDO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DOS GRADUANDOS PARTICIPANTES, ATINGINDO SEUS OBJETIVOS PROPOSTOS AO INSERIR OS FUTUROS DOCENTES NO ÂMBITO ESCOLAR, ASSIM, VISANDO O DESENVOLVER DE METODOLOGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS QUE DINAMIZAM O PROCESSO DO ENSINAR. COM ISSO, INCENTIVANDO TANTO NO MOMENTO DE APRENDIZADO COMO NA REFLEXÃO SOBRE A CONJUNTURA SOCIAL E O FAZER DOCENTE. OUTROSSIM, APESAR DOS DESAFIOS SUPRACITADOS, O SUBPROJETO NA MODALIDADE REMOTA PERMITIU REVERBERAR A NECESSIDADE DE PENSAR O ENSINO EM UMA PERSPECTIVA HÍBRIDA, QUE BUSCA INTEGRAR ATIVIDADES EM MEIOS TECNOLÓGICOS ONLINE, PAUTADAS EM METODOLOGIAS ATIVAS. LOGO, A PESQUISA ATENDEU AOS OBJETIVOS PROPOSTOS, EVIDENCIANDO QUE A DOCÊNCIA É MUITO DESAFIADORA, POIS COLOCA O PROFISSIONAL E O ALUNO FRENTE A SITUAÇÕES, CONDIÇÕES E LIMITES DIVERSOS. MESMO NO REMOTO, O PIBID MOSTROU-SE EFETIVO EM EXPLORAR A AUTONOMIA, A CONFIANÇA E HABILIDADES DIVERSAS DE SEUS INTEGRANTES. NESSA CONJUNTURA, O PROGRAMA TEVE UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA FORMAÇÃO DOS FUTUROS DOCENTES, POIS PERCEBEU-SE NECESSÁRIA A COLABORAÇÃO DESTE NA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NO FUNDAMENTAL, AO PROPORCIONAR UM ENSINO CONTEXTUALIZADO, MENOS CONTEUDISTA QUE ACARRETA UM MELHOR APRENDIZADO. ESSE APONTAMENTO É RELEVANTE, TENDO EM VISTA QUE, A ESCOLA TEM COMO OBJETIVO PREPARAR OS ALUNOS PARA UMA SOCIEDADE PAUTADA NA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E VALORES ÉTICOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.